Aprenda a realizar a análise de concorrentes, utilizando ferramentas de marketing digital para extrair dados
A análise de concorrentes permite compreender as estratégias que estão sendo utilizadas e se antecipar para tomar alguma decisão.
Algumas ferramentas de análise de concorrentes podem ajudar os profissionais de marketing, que precisam coletar dados para testar as suas hipóteses.
Neste artigo você irá conhecer algumas delas e como elas podem lhe ajudar em seu planejamento. Boa leitura!
Analisando as principais fontes de tráfego de mídia social dos seus concorrentes
Durante a análise de concorrentes, utilize o SimilarWeb para executar coletar informações dos sites, assim você pode descobrir quanto do tráfego dos seus concorrentes, é gerado pelas mídias sociais.
Uma das grandes vantagens desta ferramenta é a possibilidade de realizar consultas gratuitamente.
Abaixo podemos ver alguns dados que a ferramenta apresenta. Quando identificamos quais plataformas geram mais tráfego para os nossos concorrentes, podemos realizar algumas suposições.
Uma delas é baseada no valor investido em anúncios pelo concorrente no Facebook, que pode ser baixo em comparação com outros canais de marketing.
Isso pode indicar que a empresa não possui profissionais qualificados para atuarem na rede ou que às estratégias de mídia paga, não estão sendo bem executadas.
É possível analisar os dados do tráfego gerado por país, categoria, e principalmente a taxa de engajamento.
Essa taxa permite entender quais conteúdos geram mais resultados e assim você pode testar na sua empresa.
Análise as campanhas de anúncios do Google com SpyFu e Ahrefs
Para ter uma visão melhor dos gastos com publicidade, é preciso realizar uma análise de concorrentes aprofundada. Utilize ferramentas como SpyFu e Ahrefs .
O SpyFu está disponível em uma versão gratuita limitada e em planos pagos, a partir de US$ 39/mês. O Ahrefs começa em US$ 99/mês, mas você pode testar por 7 dias pagando US$ 7.
Análise de concorrentes com Ahrefs
Usando o Ahrefs, você pode visualizar todas as palavras-chaves tanto do tráfego orgânico quanto da mídia paga PPC(pay per click) que seu concorrente está segmentando.
O Ahrefs também fornece um volume estimado de pesquisa, custo por clique (CPC) e estatísticas de tráfego.
Assim é possível analisar todos os anúncios que estão ativos pelos seus concorrentes.
Serão apresentados os resultados nos país de atuação, e você poderá exportar esses dados para um arquivo CSV, subir na sua planilha do Excel e realizar análises mais aprofundadas, criando tabelas dinâmicas, buscando tendências ao longo do tempo e assim por diante.
Utilizando SpyFu para espionar a concorrência
Já a ferramenta do SpyFu, você pode ver quanto seus concorrentes investem no Google Ads (antigo AdWords), mostrando todas as palavras-chaves que estão sendo compradas e o valor investido(aproximado) por mês.
A ferramenta também apresenta a quantidade de cliques que são orgânicos.
Portanto, embora pareça que a empresa gaste significativamente mais em anúncios do Google do que em anúncios do Facebook, isso nos mostra que esta empresa está investindo em estratégias de SEO orgânico, para reduzir seus custos com anúncios..
Vamos analisar um site estrangeiro como o Airtable. Suas estatísticas do SimilarWeb revelam que o Facebook também é sua maior fonte de mídia social e gera um pouco menos de 3% de todo o tráfego.
Já quando analisamos no SpyFu, vemos que a Airtable oferece mais de 45.000 palavras-chave e gasta cerca de US$ 355.000 por mês no Google Ads.
Aqui vemos que esta empresas investe agressivamente na mídia paga, pois como é nova e precisa ter lucro mais rápido, comprar tráfego acaba sendo a melhor opção no curto prazo.
Se voltarmos para o Ahrefs e analisarmos o tráfego pago da Airtable, os dados mostram que nossa hipótese está correta, mostrando mais de 5.300 anúncios nos EUA.
Identificando o conteúdo viral do Facebook dos seus concorrentes
Depois de observar o tráfego pago dos seus concorrentes, analise o conteúdo orgânico para obter mais informações sobre as estratégias de marketing utilizadas.
Eu recomendo fazer essa análise mensalmente, para que você possa identificar tendências e mudanças ao longo do tempo.
Não se esqueça dos comentários nas postagens do Facebook e de coletar informações dos usuários na página do Facebook, que pode ser uma mina de ouro para descobrir as reclamações e problemas de suporte mais comuns.
Isso permite que você identifique as dores do público, além de ser uma ótima fonte de dados para o seu benchmark.
É importante que você seja rápido na suas ações, por isso é importante monitorar seus concorrentes. Imagine que os usuários começam a reclamar pois seu concorrente não tem um determinado produto em estoque. Rapidamente seu time de marketing sobe uma campanha no Facebook Ads, e direciona para o público daquela página. Pronto, você acaba de atender a demanda reprimida do seu concorrente.
Outra ferramenta interessante para analisar tendências é o Buzzsumo. Onde é possível encontrar conteúdos que viralizam nas principais redes sociais.
No BuzzSumo, execute uma pesquisa no “Content Analyzer” para visualizar estatísticas sobre o conteúdo de seus concorrentes.
Os resultados da pesquisa revelarão quantos compartilhamentos sociais cada postagem recebeu e quem está compartilhando o conteúdo.
No Ahrefs, preste muita atenção aos domínios de referência. Essas informações não apenas mostram quem está reproduzindo o conteúdo dos seus concorrentes, mas também podem revelar os principais influenciadores do seu segmento.
Faça uma busca pelos backlinks “Dofollow”, assim você poderá identificar boas oportunidades para a sua empresa. Use esses dados para criar uma lista de influenciadores e comece a criar um relacionamento com esses influenciadores.
Organizando os dados após análise de concorrentes
Veja como aproveitar os dados coletados sobre o conteúdo de melhor desempenho do Facebook de seus concorrentes:
- Faça uma lista das 10 principais postagens de blog mais compartilhadas do seu concorrente.
- Exporte um arquivo CSV mostrando todos que compartilharam as postagens do seu concorrente.
- Leia todas as postagens e procure as áreas em que seu concorrente examinou um tópico. Faça uma lista de todas as perguntas não respondidas que você tiver.
- Falta conteúdo suficiente para você escrever uma versão pelo menos 10% melhor? Se sim, escreva.
- Quando seu conteúdo estiver ao vivo, compartilhe-o com todos os que estão vinculados à versão original.
Aja dentro da sua realidade
É preciso identificar quem são seus concorrentes diretos. Não adianta uma pequena empresa querer disputar com multinacionais, que possuem um orçamento maior para anúncios.
Uma das vantagens do Google Ads, é que você pode ver estimativas de quanto seus concorrentes estão gastando, em quais palavras-chave estão comprando e onde estão falhando
Já no Facebook Ads, você pode utilizar a “Biblioteca de Anúncios” para identificar os anúncios que estão ativos e estudar a estratégia do seu concorrente.
Gostou de conhecer estas estratégias? Há alguma que você não conhecia? Compartilhe sua opinião conosco, aqui nos comentários.