Minimalista, colorido, ousado e sexy: essas são palavras que podem definir as ilustrações de Malika Favre
Malika Favre é uma ilustradora francesa sediada em Londres. Seus trabalhos são muitas vezes descritos como uma mistura de Pop Art e Op art, já que suas paletas de cores são sempre muito fortes e o uso de forma geométricas é sempre aplicado a fim de dar uma impressão de movimento nas peças.
Seus clientes são variados: Vogue, The New Yorker, Sephora e Penguin Books são alguns deles, além de muitos outros. Seu estilo inconfundível a fez ter sucesso como ilustradora internacional, não só por ter movimento e curvas sensuais, mas também por ela conseguir transmitir narrativas interessantes com formas definidas, muito uso inteligente de Gestalt e de espaço positivo e negativo.
Seu interesse por ilustração veio desde a infância, quando ela se dedicava todos os dias aos desenhos. Em uma entrevista Malika fala que sua mãe – que era pintora – desenhava junto dela e, como em sua casa não tinha televisão e video games eram proibidos, o que restava a ser feito era desenhar e soltar a criatividade. Mesmo seus desenhos não sendo perfeitos quando criança, sua mãe a pressionava e ajudava a melhorar sempre. Assim, ela sabia que iria fazer isso por toda a vida e que queria ser o tipo de artista que consegue ganhar dinheiro com seus trabalhos. Ela comenta que seu pai, apesar de ser uma pessoa nada criativa a ajudou a encontrar caminhos na forma de pensar e contar histórias. Nada como o estímulo artístico em família!
Hoje ela acredita que a evolução de seu trabalho seja feita de forma orgânica e natural, nada forçado. Enquanto ela continua desenhando e tentando coisas novas, seu trabalho evolui e se modifica sem mesmo que ela perceba. Ela acha que quando fazemos escolhas desse tipo conscientemente, o projeto acaba ficando sobrecarregado.
Veja mais alguns de seus trabalhos: