O Google é a maior vitrine do mundo, e fazer seu portfólio aparecer lá é essencial para o crescimento dos negócios.
Para os designers o portfólio é peça fundamental tanto na prospecção quanto no fechamento de contratos, já que através dele os futuros clientes podem ter uma noção da qualidade e da linha de trabalho, sabendo assim se é o tipo de profissional que procuram.
Se considerarmos que muitas pessoas ainda procuram no Google por esse tipo de profissional, é essencial que o designer tenha uma presença nos resultados de busca para ampliar as possibilidades de novos negócios.
Isso é possível criando um portfólio online no próprio site ou no Behance, uma página no Google Meu Negócio e até perfis em redes sociais.
Mas só criar o portfólio não basta, é preciso que ele esteja estruturado de uma forma que possa aparecer no Google a partir das buscas do público.
E nesse artigo eu vou mostrar a você como usar o SEO de um jeito que ajudará a colocar seu portfólio nos resultados de busca do Google.
Pronto para começar?
Entendendo os resultados de busca
Antes de criar o portfólio é preciso entender como funcionam os mecanismos de busca, só assim será possível explorar o melhor do SEO em benefício do portfólio.
Quando alguém faz uma pesquisa por “designer de marca” o Google vai buscar em sua base de dados todos os registros que possuem o termo. Ele vai checar informações como títulos, subtítulos, descrições, imagens, vídeos e toda a estrutura de cada página armazenada na base de dados em busca das que possuam correspondência.
Ele vai usar tanto o termo completo “designer de marca” como o termo fragmentado (design, de e marca), exceto se o termo for colocado entre aspas duplas, que mostra que é pra considerar apenas o termo completo.
Depois que localizar os resultados na base de dados, ele vai posicionar respeitando diversos critérios de relevância, mas sempre olhando para a qualidade do conteúdo e relevância dele em relação à busca realizada.
Sendo assim, se as páginas do seu portfólio são compostas só por imagens com mockups dos projetos e o título que identifica a página, as chances de aparecer no resultado de busca tradicional diminuem, mas a exibição nos resultados de busca por imagem pode crescer.
Ou seja, não adianta criar um portfólio só com imagens e querer que o Google exiba a página nos resultados tradicionais, sendo que não tem conteúdo de texto na página e o termo de busca não está distribuído de forma sólida nos textos.
Para resolver esse problema é preciso criar um portfólio usando técnicas de SEO capazes de ajudar o Google a posicionar as páginas do portfólio tanto na busca por imagens quanto na busca tradicional.
SEO para portfólio: o que é
O SEO para portfólio nada mais é do que técnicas de SEO aplicadas ao portfólio para que o Google seja capaz de indexar tanto as imagens que o compõem quanto as páginas de cada projeto.
Através dele é possível aumentar as oportunidades de aparecer nos resultados de busca e consequentemente as oportunidades de negócio através do tráfego orgânico.
Os benefício do SEO para portfólio
Ao utilizar as técnicas de SEO no portfólio, você só tem a ganhar pois além dele ajudar a estruturar o portfólio de uma forma que o público consiga compreender o projeto e enxergar mais do que imagens e letras com um visual interessante, ele vai:
- ter um conteúdo melhor estruturado
- aumentar as chances de ser encontrado em buscas de diferentes tipos
- ter chance de aparecer em resultados de busca pelo nome do projeto
- proporcionar uma experiência melhor para o usuário
- abrir as portas para novas oportunidades através do tráfego orgânico
Como aplicar SEO no portfólio
O que você lerá a seguir pode ser aplicado tanto em um portfólio criado no Wix, WordPress ou outro CMS ou mesmo no Behance, uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas por designers e contratantes.
Para aplicar as técnicas de SEO para portfólio que vou mostrar a seguir você não precisará de conhecimentos técnicos sobre programação, HTML ou WordPress. Tudo o que vou te mostrar está ligado ao conteúdo do portfólio, sendo assim você poderá utilizar as dicas e informações independente do local onde seu portfólio estiver publicado.
Palavra-chave e intenção de busca
A palavra-chave é o termo principal de uma busca, ou seja, em uma busca por “designer de marca vila velha” a palavra-chave principal é “designer de marca”, mas também poderia ser “vila velha”. A intenção de busca é o contexto da pesquisa feita pelo usuário, ou seja, aquilo que está procurando, que no caso do exemplo é designer de marca em vila velha.
Toda busca é feita usando uma palavra-chave dentro de um contexto, o que gera a intenção de busca, e se o conteúdo do seu portfólio não for capaz de atender a esse contexto geral, as chances dele aparecer nos resultados de busca diminuem. Principalmente depois das atualizações realizadas pelo Google nos últimos anos.
Por isso, ao criar cada página e texto do seu portfólio, pense na palavra-chave para o projeto e nas possíveis intenções de busca que podem fazer com que sua página tenha relevância para o usuário a ponto de ser ranqueada no Google.
Insira a palavra-chave de forma natural, sem excessos, ao longo do texto para permitir que o Google possa identificá-la e assim listar a página nos resultados de busca.
Mas não se prenda a palavras-chave muito específicas, abra o leque de oportunidades para ser encontrado de forma indireta mas sem tirar do contexto o conteúdo do projeto.
Exemplo:
Digamos que você tenha feito um projeto de identidade visual para a “Sorveteria da Juju” e dentro do projeto, além de criar a logo você também fez o layout para os uniformes, estampas para embalagens e peças para redes sociais.
Você tem várias oportunidades de ser encontrado, basta explorá-las de forma inteligente. E isso é fácil!
Se você fez uniforme no projeto de identidade visual da sorveteria, então uma palavra-chave que pode ser utilizada também é “uniforme sorveteria”, explore-a no texto, nos títulos que ajudam a organizar os tópicos do conteúdo e no nome das imagens.
Ao criar seu portfólio, olhe mais longe do que apenas o nome do cliente no título da página. Veja quantas oportunidades de ser encontrado em buscas indiretas você pode se dar estruturando o conteúdo de cada projeto no portfólio para as intenções de busca possíveis.
Textos e imagens
Por mais que o trabalho de um designer seja baseado na criação da parte visual, ao montar o portfólio é preciso pensar na melhor experiência possível para quem irá visitá-lo.
E combinar textos com imagens de forma equilibrada é essencial para isso. Se você criar as páginas do seu portfólio apenas com imagens sobre o projeto, suas chances de aparecer no Google estarão limitadas praticamente aos resultados por imagens.
Mas se você explorar as imagens de forma estratégica e criar textos que expliquem o projeto e ao longo dele utilizar palavras-chave capazes de se conectar com diversas intenções de busca, as oportunidades aumentam de forma considerável.
Se o projeto foi composto por logo, manual de aplicação, uniforme, embalagens, material de papelaria entre outras peças, estruture a página de modo que você adicione um texto sobre cada uma e explique um pouco como foi o projeto. Isso vai melhorar a experiência do usuário e te dar a chance de aparecer em mais resultados de busca pelo simples fato de existirem palavras na página, que podem ser palavras-chave de alguma busca.
Exemplo:
Pensando ainda no projeto da “Sorveteria da Juju”, o conteúdo poderia ser organizado da seguinte forma, combinando textos e imagens:
- Introdução: falar rapidamente sobre o cliente e o projeto
- Conceito: falar sobre o conceito usado no projeto
- Logo: dar detalhes sobre a logo
- Uniforme: dar detalhes sobre o uniforme
- Embalagens: dar detalhes sobre as embalagens
- Manual de aplicação: falar sobre o manual e a importância dele
- CTA: uma chamada pra que o leitor entre em contato com você para mais informações ou solicitação de orçamento
Você não precisa criar um manual sobre o projeto, mas precisa escrever informações que tornem a página relevante primeiro para o público e depois para os mecanismos de busca.
Principais pontos de atenção
Considerando toda a estrutura de uma página de portfólio, é preciso dar atenção a alguns pontos específicos. São eles:
- Conteúdo do projeto: explore textos e imagens (como já foi falado) para explicar o trabalho realizado, dividindo o conteúdo por tópicos (Ex.: conceito, logo, uniforme, manual de aplicação…)
- Cabeçalho da página: o cabeçalho da página deve ter o seu nome, a forma como você se posiciona (Ex.: designer de marcas) e o nome do projeto (Ex.: Sorveteria da Ju – Você Designer de Marcas) e também uma breve descrição do projeto contendo a palavra-chave principal que você atribuiu a ele
- Imagens: a imagens devem estar com a melhor qualidade possível, os nomes dos arquivos devem conter palavras-chave específicas e que se alinhem com as intenções de busca que você deseja ser ranqueado e o texto alternativo das imagens devem descrever cada uma delas
- Vídeos: se utilizar vídeos para apresentar, coloque o nome do projeto e a palavra-chave no nome do arquivo de vídeo e no título dele – se hospedar no YouTube ou outro serviço – e se possível, coloque legenda.
Ao dar a devida atenção a esses pontos, criando o conteúdo de maneira consistente e pensando nas possibilidades que existem dele ser encontrado nas buscas, é uma questão de tempo até os resultados começarem a surgir.
Como saber se as técnicas de SEO estão funcionando
Para saber se as técnicas de SEO aplicadas no portfólio estão funcionando, existem duas ferramentas gratuitas que você pode usar: Google Analytics e Google Search Console.
O Google Analytics, ou GA, é uma ferramenta que permite monitorar os acessos e obter informações sobre o perfil dos usuários que acessam o portfólio, saber em que página entram e em qual saem, que tipo de navegador usam, como chegaram até a página entre outros dados. Ele é focado na interação dos usuário com a página.
O Google Search Console, ou GSC, é focado no mecanismo de pesquisa, ou seja, ele fornece informações sobre o número de exibições nos resultados de busca, a quantidade de cliques, quais URLs estão sendo indexadas, quais apresentam problemas entre outras.
A partir dessas duas ferramentas é possível saber como os usuários estão chegando no seu portfólio, quais termos de busca geram impressões da página nos resultados, quais as fontes de tráfego para ela e outras informações relevantes para a melhoria contínua do conteúdo e do posicionamento nos resultados do Google.
Você não precisa se tornar um programador para fazer seu portfólio aparecer no Google. O SEO para portfólio é mais focado no conteúdo do que na própria estrutura da página, mas saiba que ter uma estrutura que também tem as técnicas de SEO implementadas é essencial para a melhoria dos resultados.
SEO não é só o conteúdo ou só o layout, é o todo, o contexto geral que envolve o ambiente onde o conteúdo está, o que o público procura e o que a página entrega.
Tem dúvidas e quer saber mais sobre como usar técnicas de SEO para fazer seu portfólio aparecer no Google? Deixe nos comentários. Será um prazer te ajudar.