Segundo o economista americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Por isso, você deve pensar na fidelização como um processo que acontece desde o primeiro ponto de contato.
Se você atua com serviços, fidelizar seu cliente reflete em taxas como de “churn”. Essa é um dado que metrifica o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período.
Por exemplo, se você fechou 50 vendas em um mês, mas no seguinte 20 clientes cancelaram seu serviço, a taxa de churn do seu negócio é de 60% (número de clientes perdidos / número de clientes inicial = 0,6 ou 60%).
Isso significa que a torneira do seu negócio está aberta, pois, você tem um grande esforço em conquistar seu cliente, mas, muitos estão deixando de continuar com você.
Agora, se o seu modelo de negócio são compras pontuais, a fidelização é igualmente importante para que seu cliente retorne, ou indique seu negócio para outras pessoas!
A melhor forma de fazer isso é contribuindo para uma boa experiência do seu consumidor. Para se ter uma ideia, segundo um relatório divulgado pela Opinion Box, 93% dos entrevistados consideram a experiência do consumidor importante ou muito importante.
Ou seja, destinar a devida atenção a como seu cliente está sendo tratado, antes, durante e depois ao fechamento de parceria, reflete diretamente na decisão do seu consumidor e como sua marca é vista.
No artigo de hoje, quero te apresentar o WhatsApp CRM, ferramenta que integra o WhatsApp comercial do seu negócio com um CRM, e que te ajudará no objetivo de fidelizar seus clientes desde o primeiro ponto de contato, pois organiza e centraliza informações.
Veja dicas valiosas para fidelizar seu cliente com o WhatsApp CRM
Comece pelo básico bem feito
Não adianta pensar em várias ações de fidelização, se você não se certificar que o básico está sendo feito. Ou seja, se você demora para dar um retorno ao seu cliente, e não faz um acompanhamento adequado, provavelmente está prejudicando a experiência do seu cliente.
A ferramenta WhatsApp CRM centraliza todas as informações em uma Inbox, local em que você pode automatizar mensagens, criar notificações e classificar as conversas. O melhor é que, se você tem outras plataformas de comunicação além do WhatsApp, você também pode integrar no CRM.
Assim, você não se perde no fluxo de comunicação e direciona a sua concentração para uma experiência mais positiva e personalizada do seu cliente, desde o primeiro momento e até no pós-venda.
Crie pontos de contato diferentes
O WhatsApp é um canal muito valioso para qualquer empresa, pois é pessoal e direto. Ele deve ser usado com sabedoria, e, por isso, pensar em alguns pontos diferentes de contato são uma ótima estratégia para fidelizar seu cliente.
Isso pode ser feito no WhatsApp CRM por meio dos chatbots, durante acompanhamentos das suas vendas, mas também no pós-venda. Essas mensagens podem ser saudações ou coleta de feedbacks, por exemplo, dos seus clientes.
Fica a seu critério, e a ferramenta torna muito fácil a criação deles, sem precisar que você um especialista nesse tipo de automação!
Use a seu favor o histórico de conversa com os clientes
Uma das funcionalidades do WhatsApp CRM é organizar as conversas e criar um histórico. Isso pode ser feito por meio do registro de comentários seus ou de seus vendedores, tags, classificação de etapa do lead e afins.
A dica é: registre o máximo de informações possíveis, e utilize em outro momento, por meio de perguntas, demonstrando que sabe o que foi conversado e está por dentro da negociação.
Todo mundo gosta de perceber que o que foi dito é levado em consideração por quem está nos atendendo. Isso demonstra preocupação e uma comunicação assertiva.
Não esqueça: investir tempo na experiência positiva do seu cliente desde o primeiro contato é crucial, e não precisa ser difícil, já que existem ótimas tecnologias disponíveis no mercado, como essa que te apresentamos.
Com ela, você tem um leque de funcionalidades que promoverão resultados positivos no seu empreendimento, garantindo uma saúde do seu relacionamento com os clientes.