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O start para a minha cultura de experimentação nas mídias sociais

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Nunca encontrei uma empresa que conseguiu alcançar grandes resultados adotando verdades absolutas nas mídias sociais. Todas erraram muito antes de encontrarem o seu próprio caminho. Testar e aprender faz parte do processo. Vamos comigo?

Segunda-feira pela manhã toca o telefone da agência. Depois de uma troca de olhares incrédulos (Quem liga hoje em dia?) a pessoa mais próxima ao telefone larga suas mídias sociais e atende:

“Ah, sim! O Tiago está aqui, vou passar o telefone para ele”

Atendi! Do outro lado da linha estava uma jovem que acabara de comprar um maiô na loja de moda praia de uma das nossas clientes. Ela contou que estava amamentando seu filho durante a madrugada e, enquanto rolava sua linha do tempo do Instagram, foi impactada por um “anúncio incrível”. Este anúncio mostrava um lindo maiô preto, justamente aquele que ela procurava há muito tempo e que nunca pensou encontrá-lo tão perto de casa.

Havíamos pensado naquele  anúncio em meio a uma discussão sobre possibilidades de fazer algo novo para a nossa cliente de moda praia. Analisando o desempenho das campanhas vigentes, percebemos que estávamos estagnados e precisaríamos fazer algo novo. “Que tal rodarmos um anúncio na madrugada?”, indagou um membro da equipe. Ué, por que não? Decidimos rodar uma campanha de meia-noite às 6h, todas as madrugadas daquela semana.

O mais bacana foi que o bendito telefonema surgiu às 10h da manhã, após a primeira madrugada de campanha. Sim, foi uma surpresa para todos. E, não, isso não acontece sempre. Na verdade, deveria acontecer mais vezes. 🙂 

Ouvir o relato daquela jovem mamãe ao telefone foi sensacional! Vibramos muito, pois não fazíamos ideia sobre o resultado que aquele anúncio poderia alcançar. No fundo, pensei que seria um fracasso. Anunciávamos os produtos da empresa utilizando diversos formatos, imagens e textos, mas sempre durante o dia. E sempre deu certo. Nunca havíamos feito nada na madrugada. Quem se interessa por moda praia nesse horário, gente? Mas resolvemos testar e nossa cliente vendeu!

Aprenda com a ficha que caiu 

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Pude constatar algo enquanto ainda estava ao telefone: o fato de ainda não ter filhos, não me levou a considerar que havia mamães amamentando durante a noite e madrugada. E veja só – Além de amamentar, o que mais podem estar fazendo? Utilizando as mídias sociais, provavelmente!

“Ainda me lembro do barulhinho da ficha caindo”

Aprendi que vivenciar o contexto das buyer personas pode fazer toda a diferença no desenho da comunicação de qualquer empresa. Não importa se ainda não tenho filhos, preciso entender a rotina das mamães e dos papais. Conhecer comportamentos nos ajuda a entregar a mensagem no momento certo. Inclusive nas madrugadas.

“Procure experimentar a rotina de quem compra os seus produtos”

Eu, o cliente e a cliente do cliente felizes

Por que aquela jovem mamãe me contou tudo aquilo? Ela estava eufórica por encontrar aquela peça tão desejada e também por outro motivo: era proprietária de uma franquia de roupas localizada no maior shopping da cidade e queria que os seus potenciais clientes também fossem impactados e conduzidos à compra, assim como aconteceu contigo na última madrugada. Sentir a sensação de ser impactada no momento em que estava receptiva a uma mensagem relevante, a fez ver um mundo de possibilidades. Fez-me ver também!

Esse episódio me levou a entender que, não importa se uma ideia parece maluca e não faz muito sentido. Experimente! Coloque para rodar, meça os resultados, vai corrigindo a direção e encontre formas de potencializar. Valide tudo e comece a desfrutar da plenitude que o alcance dos objetivos nos oferece.

Diga-me: qual experimento você sempre quis fazer nas mídias sociais e nunca teve coragem? Vamos falar sobre isso aqui nos comentários.

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