Design com Café

Identidade Visual: Muito aprendizado neste ano que passou. Inspire-se!

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2019 foi mais um ano sensacional, com muito aprendizado e bastante crescimento profissional. Estou passando aqui para compartilhar os projetos de identidade visual que criei neste ano e tudo que aprendi com eles. Vou explicar o conceito que me levou ao design de cada um dos 8 projetos que vou falar neste artigo. Espero que te ajude e te inspire 🙂

Antes de mais nada é bom lembrar que identidade visual não se trata apenas de logotipos. O que irei abordar é o contexto do projeto: O que motivou? Quais eram os problemas do cliente? Quais eram as expectativas? E como o design caiu como uma luva.

Vou explicar como eu cheguei no resultado único que cada um dos projetos necessitava.

Sem mais delongas, Let’s go!


1. SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Vou começar pela SBA porque, sinceramente, foi um dos maiores desafios que tive na minha carreira de designer, não só neste ano de 2019, mas provavelmente foi o maior desafio de todos esses quase 20 anos de profissão.

A SBA ou Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma instituição de mais de 70 anos de vida, bastante tradicional e conservadora (como qualquer instituição médica), com a identidade visual praticamente intacta, desde a sua fundação.

Feita a mão (literalmente), afinal em 1948 quando foi criada, ainda faltavam quase 20 anos para que o primeiro PC ou Personal Computer fosse criado, quem dirá Corel Draw e Illustrator.

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A principal motivação para a mudança do design da marca foi que a identidade visual atual era muito antiga e possuia limitações de aplicabilidade. Era necessário pensar em algo mais adequado para o diversos meios de comunicação e que funcionasse bem nos meios digitais.

Com mais de 12 mil associados, a SBA tem o papel de promover o acolhimento e a união/integração dos anestesiologistas, dando suporte ao crescimento profissional e ao bem-estar dos profissionais, garantindo a qualidade e o cuidado devido aos pacientes.

O desafio era criar um design capaz de transmitir esses valores, com uma “cara” mais moderna e impactante.

O resultado enfatiza a sigla SBA e foi pensado para ter a cara de “feito à mão”, com atributos visuais que dão a sensação de união, integração, evolução e crescimento. Além de sentimentos como: acolhimento, delicadeza, proteção e cuidado. Causados pela silhueta do coração no espaço negativo entre as letras S e B.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da SBA


2. Kidelícia Sorvetes

A mais antiga e popular sorveteria de Guarapari – ES, a Kidelícia, possuía uma identidade visual complexa e com problemas de aplicabilidade. No seu design havia uma casquinha de sorvete, um picolé e um sol em forma de background ao logotipo.

Tais elementos concorriam entre si e causavam um problema sério à marca, já que sorvete e picolé não representam todo o seu cardápio de produtos.

O conceito que propus foi inspirado lá na Nova Zelândia. E foi durante minhas pesquisas sobre os hábitos de consumo de sorvete pelo mundo que descobri que esse país é o segundo maior consumidor dessa guloseima, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Essa linha criativa foi muito rica, porque na cultura desse país eu descobri elementos e conceitos sensacionais, como por exemplo a história dos povos nativos neozelandeses, os Maoris, seus costumes, sua arte, seus símbolos, etc.

Fui me aprofundando e cheguei ao Koru, símbolo que lembra um espiral e é muito usado em esculturas e tatuagens Maori. Elemento que representa renascimento, crescimento, força e paz. Além disso o Koru simboliza a flora do próprio país e tem o nome porque representa o estágio inicial da folha de samambaia, na fase de desenrolamento.

E olha que legal: o espiral tem tudo a ver com sorvete. Então, porque não, trazer vida ao sol do logotipo com essa cara Maori? 

O resultado foi muito legal e pude brincar com a cultura desses povos, valorizando as tribos, forma pela qual eles se organizavam em sociedade. Que é exatamente como nós nos organizamos hoje, porém sem usar o nome tribo. Estou me referindo a “galera” do futebol, da academia, famílias, amigos, etc.

A partir daí todas as linhas de produtos foram se desdobrando em agrupamentos de tribos, com um Maori próprio e muitas cores,  como você pode ver a seguir. Ah! um outro desafio legal, foi identificar todos os sabores apenas com o uso de cores. Sem imagens ou fotos, pois não iria fazer sentido com essa linha criativa.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Kidelícia Sorvetes


3. Global Touch

A Global Touch é uma startup que fomenta o compartilhamento do conhecimento, proporcionando experiências únicas entre pessoas e empresas, através de conexões estratégicas. Seu objetivo é entregar um tipo diferenciado de educação e aprendizado, através do benchmark, gerado pelas trocas espontâneas que ocorrem entre seus participantes, no processo.

Em suas palavras, a Global Touch acredita que “encontrar-se com as pessoas e empresas certas pode fazer a diferença para o sucesso de qualquer negócio”. Porque aprender com o erro e o acerto do outro é muito melhor. Economiza tempo e dinheiro.

O desafio na identidade visual da Global Touch era que a atual tinha um design extremamente poluído e não transmitia a imagem de startup que ela precisava. Aparentava ser uma empresa mais tradicional e até mesmo conservadora. Algo que ia totalmente contra ao posicionamento que a marca precisa ter.

A minha proposta gráfica foi um logotipo com uma tipografia personalizada, na qual, nos espaços negativos dos “o’s” é possível ver dois balões de diálogos que representam essas trocas / compartilhamento do conhecimento e as conexão entre as pessoas.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Global Touch


4. Fisarmonica

Fisarmonica é um streaming de cursos musicas onde o usuário paga uma assinatura e tem acesso a todos os conteúdos da plataforma. Similar ao Netflix, porém com aulas de música.

O nome é italiano e significa acordeom, o primeiro instrumento abordado na plataforma. Seu foco está em instrumentos orquestrais ou incomuns. Uma tentativa de se destacar entre os diversos canais com conteúdos similares.

O desejo de mudar a identidade visual se deu pela sensação de falta de personalidade na atual e de algo que deixasse o logotipo como uma cara única e marcante.

O design que criei foi inspirado nas clássicas partituras musicais e na elegância de todo esse universo. Buscando familiaridade com a sofisticação das notas, claves, símbolos e tipografias.

A proposta, até bem parecida com a ideia que eles já usavam, apresenta a inicial “f” mesclada com uma nota musical semicolcheia e uma tipografia harmônica, com serifas e ganchos para comunicar com todo o universo musical mencionado acima.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Fisarmonica


5. Dersalis

A Dersalis é uma startup que atua na prevenção dos riscos operacionais, com foco na otimização dos resultados e na redução de custos. Sua solução, por meio de uma pulseira inteligente e um complexo sistema de análise de dados, proporciona maior segurança e eficiência aos gestores.

Auxiliando na tomada de decisão, entregando informações relevantes do monitoramento dos sinais vitais e fadiga do funcionário. Antecipando diagnósticos e evitando problemas mais graves.

O problema que existia com a identidade visual anterior é que, além de não estar mais alinhada com a nova visão de negócio, mudada recentemente, a Dersalis precisava passar uma imagem de “empresa grande” e um pouco menos cara de startup – exatamente o contrário da Global Touch, mencionada ali em cima.

A solução que propus foi um design com um símbolo feito a partir da inicial “D”, desenhado para lembrar ciclos e movimentos que não se fecham, que descontinuam. Remetendo ao ato de interromper ou de impedir, ilustrando a prevenção.

A tipografia foi personalizada para harmonizar com o símbolo, transmitindo a mesma sensação de “descontinuidade”.

Outro ponto legal é que ao rotacionar o símbolo em 90 graus, é possível identificar o formato de um escudo, que se refere a proteção e a segurança que a Dersalis proporciona tanto ao colaborador quanto à empresa. Além disso, é possível lembrar também da pulseira inteligente, que é a principal representação iconográfica da palavra-chave “wearables”.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Dersalis


6. Time Connect

Trata-se de um sistema de gestão e acompanhamento de projetos industriais, da Time-Now Engenharia.

Bem como os dois projetos que vou falar a seguir, também pertencentes a Time-Now, todos tomaram proporções devidas que a necessidade de uma identidade visual própria era latente, para dar força aos produtos/programas e principalmente para facilitar comunicação.

O design do logotipo da Time Connect foi inspirado no gráfico ou diagrama de Gantt. Muito comum nos softwares de gestão de projetos. O símbolo foi criado nas duas letras “NN” de Connect, lembrando o diagrama e duas setas opostas que transmitem dinamismo.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Connect


7. OrigiNow

O OrigiNow é um programa de ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas da TimeNow – Engenharia.

O conceito proposto foi pensado para mostrar que, mesmo uma equipe sendo um time com objetivos comuns, cada indivíduo é diferente, do seu jeito e todos estão em constante mudança. Em constante construção.

Por se tratar das pessoas que vestem a camisa da TimeNow, o design do logotipo faz um link direto com a identidade da empresa, através de listras. Elas representam que ninguém nunca está 100% pronto e que a busca pela evoluções e o crescimento devem ser contínuos.

O design da tipografia foi personalizada para dar essa sensação de “incompleta”, dando enfoque na palavra NOW, como um convite direto a saída da zona de conforto.

O design é flexível e versátil, trazendo três tipos de aplicações estruturais da tipografia. Essa característica remete a singularidade de cada indivíduo e a atitude de querer fazer diferente.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da OrigiNow


8. Time Knowledge

Um sistema de gestão de conhecimento e inteligência da TimeNow – Engenharia. Um completo guia com todas as informações e métodos da Time Now, com o foco na capacitação para melhoria dos processos e da qualidade dos serviços. Um sistema que reúne todos os conhecimentos acumulados e os expõem de maneira ordenada, metódica e didática.

O logotipo que criei foi pensado para representar graficamente, a definição do sistema: um repositório de conteúdos.

No logotipo a letra K simbolizar o encontro de 4 setas, que representam os diversos tipos de informações que alimentam o repositório do Time Knowledge.

Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Knowledge


Caso queira conhecer um pouco mais do meu portfólio, basta acessa www.jaidermorais.com

E aí, o que achou? Deixe um comentário contando um case de algum cliente seu e não esqueça de acrescentar o link do projeto pra gente ver 🙂

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