Muitas pessoas já passaram por experiências que envolvem o live marketing, mas parte delas não sabem o que é. Então, como reconhecer uma ação de live?
Tem menos de 70 anos que o termo “marketing” foi introduzido no Brasil, é tudo muito recente! Ele tem uma função muito importante nas empresas, envolve a criação, comunicação e entrega de valor para os clientes de uma organização.
Seu principal objetivo não é a venda, mas oferecer o melhor, superando a expectativa do cliente. Com o passar dos anos, o consumidor que antes era passivo, agora está mais ativo, pois além de consumir, preocupa-se com a qualidade do produto ou serviço, deixou de escolher apenas a marca mais famosa.
Vender um produto se tornou um desafio ainda mais complexo e foi necessária a evolução do modo de oferecer e promover uma marca. Foi a hora que o marketing promocional entrou em ação. Uma ferramenta com diversas possibilidades, entre elas ações de degustação, show room e vale-brinde.
Com o passar do tempo, essas ações ficaram restritas e foi necessário expandir. Chegou a vez do Live Marketing roubar a cena!
As marcas têm apostado em experiências únicas e memoráveis, buscando transformar um simples cliente em fã. Para isso elas estão trabalhando com diferentes dimensões: sensorial, afetiva, intelectual e comportamental, a fim de relacionar os estímulos das experiências com o design e identidade da marca.
O que é Live Marketing?
Conceitualmente, live marketing é toda ação ou campanha que não utiliza mídia de massa ou paga efetivamente pelo espaço de comunicação. Entretanto, continua ligado aos outros tipos de marketing, mas o que diferencia é a forma como as ações são feitas e a interação que existe, é nessa hora que o “ao vivo” ganha destaque. Através do live, as empresas não querem só gerar vendas, estão em busca de agregar valor ao produto.
Promover sensações é um dos objetivos do live marketing. Quando a ação envolve uma experiência sensorial, ela se torna mais interessante e memorável. Nada melhor do que tirar proveito de um recurso ilimitado, a emoção do usuário, que está sempre esperando para ser aproveitada por novas ideias, inspirações e experiências.
Hora de colocar os conceitos em prática…
Para entender um pouco mais desse universo, vamos aos exemplos práticos de ações que envolvem o live marketing:
1 – NBA House | 2019
É uma experiência que a NBA oferece aos fãs brasileiros de basquete. A casa está instalada no Shopping Eldorado, contará com mais de 20 atrações e a exibição das finais da temporada 2018-2019 da liga.
2 – Muro de Lixo – Corona e Parley for the Oceans | Praia de Ipanema 2019
Um muro de resíduos plásticos foi feito e instalado na praia de Ipanema, bloqueando parte do acesso. A ideia foi chamar atenção para o lixo deixado na areia da praia pelos usuários.
Curtiu as ativações?
Tem muito mais no site da Promoview. Diariamente é atualizado com as ativações que as marcas colocam em prática.
Você sabia que o live marketing é regulamentado?
Para esse ramo existe uma entidade responsável por valorizar e fortalecer o setor, além de regulamentar a atividade, conheça a Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
Espero que vocês tenham entendido um pouquinho sobre live marketing. Não tem nada de difícil no conceito, mas é uma novidade para muitas pessoas.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar uma ação que você viu ou participou, comenta que a gente troca umas ideias.
Até a próxima! ;*