
Quem disse que um cartão de visitas precisa ser naquele convencional formato retangular de papel? E quem disse que precisa ser de papel?
Confira essa galeria que selecionei, com cartões de visitas criativos de diversos segmentos, nos mais variados formatos e acabamentos.
Antes vamos falar um pouco sobre as possibilidades que você deve considerar na hora de pensar num bom e impressionante cartão. Cartões de visitas criativos precisam explorar ao máximo as alternativas que temos no mercado, claro que dentro das necessidades e disponibilidades ($$$) do cliente 🙂
Vamos falar um pouco dos acabamentos mais comuns
Hoje o campeão (em quantidade e preço, não em qualidade) é o cartão retangular com verniz brilho total. Um tanto quanto ousado, ele é todo brilhante, proporcionando proteção e resistência ao papel, deixando as cores mais vivas. Aplicando uma laminação fosca no cartão, é possível localizar o verniz em pontos específicos e estratégicos, possibilitando destacar o logotipo e o nome do profissional, por exemplo.
Mas existem acabamentos mais sofisticados que podem fazer o cartão de visitas chegar “causando”:
Relevo: Possibilita ressaltar o logo ou uma imagem, por exemplo.
Hot Stamping: Uma fina camada de metal, que é fixada ao papel em alta temperatura, se assemelhando ao ouro, prata, bronze ou metais de cores diversas.
Soft Touch: Um revestimento que deixa o papel com uma textura aveludada (fino, hein!).
Corte especial: Geralmente obtido com laser, esse acabamento possibilita criar um cartão em (quase) qualquer formato desejado, ou até mesmo criar elementos vazados.
Principais materiais utilizados:
Papel Couché: É o mais conhecido e usado na indústria gráfica. Possui uma superfície mais lisa e uniforme, devido ao revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, em seu processo de fabricação.
Papel Supremo: Um papel mais resistente que o couchê, porém com menos brilho. Apenas um dos seus lados é liso, enquanto o outro é poroso/áspero (podendo ser usado para escrever com caneta, por exemplo)
Papel Reciclado: Uma opção ecologicamente correta por se tratar de um reaproveitamento de papéis usados. Esse papel é limitado quanto aos acabamentos, aceitando apenas a laminação fosca.
Eu arriscaria dizer que 99% dos cartão de visitas são produzidos em alguns dos papéis mencionados acima, mas existem os cartões de visitas criativos (realmente criativos), que utilizam materiais bem diferentes como o PCV, acrílico, metal ou madeira, por exemplo.
Agora imagina o que podemos criar se juntarmos os diversos acabamentos com os diferentes materiais disponíveis no mercado? O céu e a verba do cliente são o limite, rs. Pegue seu café e confira sem moderação!
Espero que tenham gostado 🙂