Sabia que é possível ganhar dinheiro e ser um profissional trabalhando com as redes sociais? Conheça a profissão de Social Media, a novidade do mercado!
Devido a rápida evolução da internet, um novo mercado virtual gigantesco foi criado, fazendo com que entreguemos cada vez mais nosso tempo à internet e, como também, consumir muitas informações nas redes sociais. Com isso, as empresas já compreenderam que essa é uma nova realidade e que é necessário marcar presença e se adaptar a esse novo espaço digital.
É a partir deste contexto que surge a profissão de social media, uma área relativamente nova de atuação no mercado nacional e essencial para qualquer empresa que busca por uma boa reputação, autenticidade e visibilidade online.
Um profissional de social media é responsável pela elaboração estratégica de mecanismos e ferramentas que almejam humanizar e aproximar a relação entre negócio e seguidores, consumidores e potenciais clientes. Contudo, uma grande parte das pessoas ainda desconhecem este termo e não fazem a mínima ideia de qual é a função exercida por esses profissionais.
Se você deseja saber mais sobre essa carreira e como se tornar um social media de sucesso, este conteúdo é para você!
O que é um Social Media?
Atualmente é quase impossível pensar em uma marca que não esteja presente no meio digital, inclusive, podemos dizer que as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine para elas. Muitas pessoas, inclusive, costumam brincar que se um negócio não está presente em algum desses canais, é porque ele ainda não existe.
No entanto, redes sociais, blogs e sites não realizam essa comunicação com o público sozinhos, não é mesmo? Eles são apenas plataformas, repositórios de conteúdos com diversas funcionalidades, por exemplo, a interação. Assim, podemos dizer que, sozinhas, elas não promovem nada.
É aí que ele se encontra. O social media, ou analista de redes, é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais de uma empresa ou marca. Falando assim pode parecer simples, mas não é!
Ainda que a profissão tenha como foco a criação, publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um emaranhado de atividades e responsabilidades que não são visíveis por quem está do outro lado da tela. A grande parte envolve o conhecimento dos variados tipos de persona de um negócio, análises estratégicas e muita — mas muita — pesquisa.
O principal papel de um Social Media é transmitir para o público nas redes sociais a essência de uma marca. Quem é? No que acredita? Como se posiciona? O que oferece? Como me atinge?
Desta forma, os conteúdos propriamente ditos, como também as ofertas de serviço ou produto, acabam virando apenas uma consequência quando a estratégia é estabelecida com o devido enfoque e uma compreensão verdadeira por parte da audiência.
De um modo geral um Social Media é aquele que planeja, cria, posta, interage e analisa, ou seja, é ele quem faz tudo acontecer.
O que faz um Social Media? (Rotina de um profissional)
Já vimos que, a criação e a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Aqui estão as principais tarefas que fazem parte da rotina do profissional para te ajudar a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.
Planejamentos
É ideal que a primeira coisa a ser realizada após o fechamento com um cliente, seja elaborar um planejamento de redes sociais, ou seja, o famoso briefing.
Este documento é um compilado das principais informações estratégicas da marca, como o histórico, público-alvo, concorrentes, números internos, objetivos e prazo, seguidos de todo o posicionamento e diretrizes que serão aplicados nas redes sociais.
É neste planejamento que estão delimitadas diversas informações consideráveis que irão guiar o profissional durante todo o seu processo de trabalho.
Pronto, agora é a hora de elaborar o branding, criar a identidade visual (se ainda não houver), estabelecer limites para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as implementações cabíveis para inicializar o projeto, ou melhor, pôr a mão na massa!
Produção de conteúdo
O conteúdo é a forma como o social media apresentará o negócio nas redes sociais. Muitas vezes, será o primeiro contato de um possível cliente com a marca. Por isso, ele necessita ser importante para a persona, ou melhor, deve ser relevante e sanar as necessidades do cliente naquele momento.
Após compreender qual é a personalidade da minha marca, como ela vai interagir com o público, como serão selecionadas as imagens perfeitas e quais serão as aplicações do design, é a hora de dar vida ao post: a criação!
Descomplique-se. A criatividade e a contemporaneidade do conteúdo costumam ser bem consideradas nas redes sociais. É possível criar posts dinâmicos em formatos de texto, imagens, vídeos, etc. Às vezes, até mesmo utilizar “memes” pode ser uma forma de comunicação descontraída e atual, mas, tenha cuidado com os excessos, tudo vale, desde que a abordagem esteja correlacionada à linguagem da organização empresarial. Uma vez que um post é criado, acredite, ele está alinhado a uma série de diretrizes que resultam de longas pesquisas e análises de dados.
É importante fazer um calendário (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo), para publicar os conteúdos estrategicamente combinados ao melhor horário do dia e da página. Esses dados analíticos de fluxo são disponibilizados pelas próprias redes ou por programas que realizam o gerenciamento dos perfis.
Não se esqueça de entregar valor em cada copywriting. Para isso, compreenda de verdade quem é o público-alvo e observe para além de uma ótica, apenas, de conversão em vendas. Questione-se comigo: Em uma realidade onde a competição e a concorrência são grandes, o que te diferencia dos demais?
Monitoramento
Nenhuma estratégia é eficaz se não for possível retirar dados que demonstram o retorno que está sendo obtido de determinada campanha ou publicação.
O monitoramento é o momento do projeto onde o profissional deve-se mensurar, analisar e compilar todas as informações coletadas para comprovar a eficácia da operação, ou ainda, ter dados suficientes e embasados para realizar as alterações corretivas.
Quais as ferramentas e softwares que um Social Media utiliza?
Existem diversas ferramentas disponíveis na internet para otimizar os processos e atividades realizadas pelos profissionais de Social Media.
Hoje, é possível encontrar aplicativos, programas e recursos ideais para cada área de trabalho e suas especificidades, como para coletar inspirações, análise de concorrência, criação de artes visuais, monitoramento de métricas e agendamento de publicações.
Aqui vai algumas das ferramentas mais utilizadas atualmente:
- Behance, Pinterest, Instagram, Flipboard, Storify, Peraltrees – para inspiração visual e curadoria de conteúdo;
- Google Advanced Search Operators, Keyword Competior, SEMrush – para análises de concorrência;
- Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Figma, Canva, Unplash, Freepik, IM Free – para criação e apoio de conteúdo visual;
- Facebook Ads; Google Analytics, RD Station, HubSpot – para monitoramento de métricas;
- Facebook Business, mLabs – para agendamento de publicações e acompanhamento de posts nas redes sociais.
Todos os programas contam com um amplo catálogo de possibilidades e funcionalidades. Para escolher a melhor opção para você, é necessário compreender as suas reais necessidades e seus objetivos, além de quais irão fazer sentido quando aplicados ao seu projeto.
Afinal, como se tornar um Social Media?
Agora que você já compreendeu quais são as atividades exercidas por um profissional de Social Media, é hora de conhecer as principais características que vão te ajudar a se inserir no mercado e ser um profissional de sucesso.
Para quem ama as redes sociais, essa profissão pode ser um verdadeiro sonho. Contudo, para que você possa exercer com qualidade a função é necessário muita dedicação e estudo.
Cargos que envolvem o trabalho com as redes sociais geralmente são ocupados por pessoas formadas em Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Letras, Relações Públicas e, inclusive, em carreiras mais corporativas, como administração de empresas. Independente da formação, é necessário que os interessados na carreira invistam na conquista de habilidades úteis para compreender e dominar o impacto que as redes podem ter sobre as marcas.
É valioso ter conhecimentos analíticos, facilidade com dados e métricas, paciência (sim, ela vai te ajudar muito) e, sempre, vontade de aprender!
Outra característica que eu julgo ser crucial é a criatividade. Como já disse anteriormente, os conteúdos que vão realmente impactar um determinado público são aqueles que têm o poder de atrair e prender a atenção dos clientes para executarem algum tipo de interação.
Além disso, ser um bom comunicador, possuir uma boa redação (copywiriting) e ter a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, de cada rede social e dos algoritmos que são atualizados com frequência, influenciando a publicação.
Por fim, em aspectos sentimentais, a empatia é o essencial para quem decide trabalhar com uma interação próxima ao cliente. É preciso que você aceite e entenda as reclamações a fim de alavancar o engajamento e, realmente, mudar a concepção dos clientes em torno da marca.
Às vezes é necessário que um Social Media se coloque no lugar dos consumidores para tentar entender os motivos de determinada indagação, de modo geral, sobretudo, seja flexível!
Invista na sua carreira!
Entenda, não é do dia para a noite que você vai se tornar um expert em Social Media, dominar os programas de edição, criar as melhores estratégias para as publicações, além de conseguir os seus primeiros clientes ou passar logo de cara na primeira entrevista de emprego.
A verdade precisa ser dita: Você precisa estudar! O estudo é a base de tudo para qualquer profissão, e quando eu falo em estudar não é apenas ler um post, ler 10 páginas, ver um tutorial… é investir em conhecimento (cursos, mentorias, livros e tudo mais).
Mas preste atenção: Sem prática, o estudo se torna inútil. Quando você coloca em prática tudo aquilo que aprendeu e absorveu, você passa a compreender como as coisas realmente funcionam, é como ativar a chave de start do seu cérebro para exercer e aplicar um conhecimento novo.
Após isso, é preciso entrar pro jogo! Você necessita dar esse passo a frente e assumir para si mesmo que está pronto(a). Tenha paciência, persista e não desista, você treinou para esse momento, é hora de mostrar o seu trabalho para o mundo.
Entrou pro jogo, mas não está aparecendo? Neste caso, aparecer para o jogo é ser ativo! Mas como?
Tenha um portfólio sempre organizado e, um Instagram nutrido, afinal, essa é a sua vitrine. Lembre-se: não é fazer um post a cada 6 meses, é ter frequência. Um portfólio é importante para que seus clientes entendam quem você é.
Com os seus trabalhos mais relevantes em um só lugar e em um formato descomplicado de compreender e acessar, fica muito mais acessível essa comunicação sobre as suas qualificações para seus clientes.
Para aqueles que estão iniciando na profissão e ainda não possuem uma base de conteúdos para publicação, faça artes de graça!
Mas como assim, de graça? É isso mesmo que você leu, muitas pessoas acham um absurdo esse tipo de estratégia, mas o fato é que ao realizar artes gratuitas você ganha credibilidade e a possibilidade de um começo prático, uma divulgação orgânica. Faça uma análise de marcas próximas a você, lojas de amigos e familiares e realize um rebranding para ela, um manual de marcas, ou alguns posts para o Instagram. É certo que se alguém perguntar eles irão te indicar!
Ter esses conhecimentos antes de todos pode determinar muitas coisas, principalmente para quem deseja chegar ao topo. Se posicione, invista e permaneça, tenho certeza de que esse é um dos seus objetivos para se tornar um grande Social Mídia de sucesso.
Até breve, nos encontramos em um próximo texto!