O que perguntar para o cliente ao criar um logotipo? Essa dúvida é extremamente pertinente, principalmente para quem está começando. O que acha de montar o seu próprio questionário a partir do conteúdo deste artigo?
Eu confesso que uma das atividades que mais gosto de desempenhar na área de comunicação é a criação de um logotipo. Seja ele para uma empresa ou para uma pessoa física, não importa. Algumas vezes eu tive a dúvida do que perguntar para o cliente ao criar um logotipo. Mas, os anos de estudo e experiência me fizeram fazer isso de uma forma mais consistente e cada vez mais eficaz. No fim, o que realmente me satisfaz é o brilho nos olhos do cliente depois de um trabalho bem feito. Afinal, você precisa sempre ter em mente que o seu trabalho custa o investimento do cliente. E todo investimento para ser bom, precisa dar retorno.
O trabalho de criação de um logotipo vai muito além do desenho. Tudo parte do atendimento. Este atendimento tem que ser uma conversa um pouco mais aprofundada com o seu cliente. Assim, você conseguirá identificar a necessidade dele, o que ele pretende passar no logotipo e como ele quer ser visto. Mas veja, seu papel como designer é também disciplinar seu cliente. Muitas vezes, o que ele quer passar não é o que o ideal para o público dele.
Vamos abrir um parêntese aqui para primeiro entendermos o que é um logotipo, de uma forma bem simples e direta:
Logotipo
LOGO significa palavra + TYPO significa LETRA ou CARACTER. Então, logotipo é quando atribuímos um significado apenas pela sua escrita, por exemplo, SONY.
Entendido, basicamente, o que é um logotipo, agora você já pode usar esta breve explicação como argumento em uma conversa com o seu cliente.
Separei em dois assuntos, quais perguntas deve fazer ao seu cliente no momento de elaborar o seu briefing.
O primeiro são perguntas relacionadas ao desenvolvimento do projeto. A segunda, é em relação a empresa, ou ao profissional/produto em alguns casos.
No momento de crise que vivemos hoje em nosso país, é bastante comum vermos profissionais liberais e microempreendedores individuais optando por uma identidade mais profissional e, consequentemente, mais atraente.
Essas perguntas podem sim ser enviadas por e-mail ou pelo Google Forms. Mas, deixe para fazer isso caso você esteja longe do seu cliente e uma reunião presencial seja complicada para ambos. Como sugestão, acredito que uma conversa pessoalmente, ao velho e bom estilo olho no olho faz toda a diferença. Mas, o Skype também é uma alternativa.
10 Perguntas relacionadas à empresa, ao profissional ou ao produto
1) Como você descreveria, de uma forma clara, o seu negócio?
2) Como você imagina este logotipo?
3) O seu logotipo atual te traz qual sentimento? (caso seu cliente já tenha um)
4) O que você espera deste novo logotipo? (caso seu cliente já tenha um)
5) A longo prazo, quais os objetivos da sua empresa?
6) Quais são os seus principais concorrentes?
7) Quais são os seus principais concorrentes em um mercado nacional?
8) O que diferencia sua empresa dos seus concorrentes?
9) Qual a faixa etária do seu público alvo?
10) Sua empresa é tradicional ou moderna?
Já sei que você notou que sempre pergunto acima como empresa. Não tem problema. Mesmo que seja um microempreendedor ou um produto, ele quer ser tratado com a mesma seriedade de uma grande corporação.
Bom, agora que já temos meio caminho andado, vamos a outra metade do questionário. Lembrando, seja ele em formato virtual ou em papel.
10 perguntas essenciais à produção do projeto
1) Sua empresa tem um slogan que gostara que acompanhasse o logotipo?
2) Deseja que seu logotipo tenha uma imagem que represente a sua empresa? Se sim, qual?
3) Quais são as cores que representam a sua empresa? Caso não tenha preferência, o designer pode oferecer através de um estudo da paleta de cores.
4) Quais cores não gostaria que fossem aplicadas ao logotipo?
5) Quais qualidades descrevem o que você imagina para o seu logotipo?
6) Qual mensagem você gostaria de passar com o seu logotipo?
7) Tem preferência pela tipografia? Se sim, qual estilo mais o agrada?
8) Onde seu logotipo será visto a maior parte do tempo? Internet, mídia impressa, editoriais…?
9) Qual o prazo para realização do trabalho? Existe algum evento que precisa anunciar o novo logotipo?
10) Quais logotipos você considera referência e que você acha interessante? Neste caso, se o cliente puder enviar os prints das marcas ou enviar os links, ajudará bastante.
Separei aqui algumas perguntas principais, mas é óbvio que você pode fazer quantas perguntas achar necessário. Quanto mais informação sobre o cliente e sobre o projeto é melhor.
Uma dica bacana é montar o seu formulário com o seu logo. Sempre que o cliente recebe um material personalizado, passa uma ideia de organização.
Depois que você tiver munido com todas as informações necessárias, é o momento de criar um mapa mental sobre o projeto. É incrível como ele faz uma diferença absurda no desenvolvimento de todo o material.