Um Bate Papo Inspirador Sobre o Mundo do Design :)

Profissão: Influenciador digital

Por 28 de novembro de 2017Cultura e Curiosidades
Influenciador Digital
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Influenciador digital consiste basicamente na profissão de influenciar na decisão de compra, comportamento e estilo de vida de outras pessoas. Sim, profissão! Por mais que muitas pessoas se recusem a aceitá-la como profissão, blogueiros, youtubers, instagramers e afins estão lucrando e conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas, influenciando diretamente no que consomem, onde frequentam, o que assistem e por aí vai.

Muitas empresas tem depositado suas estratégias digitais nas mãos desses profissionais, apostando em sua proximidade e intimidade para oferecerem seus produtos ou serviços ao público final, criando posts pagos, convidando para lançamentos ou até tornando-os uma espécie de padrinhos da marca. Casos como Thaynara OG, Whindersson Nunes, Bianca Andrade, por exemplo, vem se tornando cada vez mais comuns pela web, com milhões de seguidores assíduos, eles se tornam uma fantástica carta na manga. Em alguns casos, o influenciador digital representa um nicho específico de público, como por exemplo o da Gabriela Pugliese e Bella Falconi, que são conhecidas pelo estilo fitness de viver, isso facilita o caminho das marcas na hora de decidirem em quem apostar.

Campanha digital OI

Apesar de ser uma tática incrível, é preciso ter cuidado na hora de investir em influenciadores digitais, afinal, junto com esse crescimento todo não demoraram a aparecer as possibilidades de fraudar números e resultados na rede. Muitos aplicativos e sites já comercializam pacotes de seguidores e curtidas, automatizam o engajamento e inflam os resultados, o que acaba gerando números que não condizem com a realidade a longo prazo, daquele usuário. Algumas pessoas utilizam dessa tática para um rápido crescimento inicial, outros permanecem adotando os aplicativos por mais tempo, mas em ambos os casos, existem algumas maneiras de evitar pagar por uma fraude. Algumas dicas podem ajudar a escolher a pessoa mais adequada para a sua campanha, vamos lá?

  1.  Influenciadores locais sempre são boas opções para alcançar públicos regionais; dê uma pesquisada em quem anda fazendo barulho no local que deseja atingir pesquisando por #, por exemplo.
  2.  Busque influenciadores que falem com o mesmo público que deseja alcançar, veja um pouco sobre o estilo de vida que a pessoa defende, os lugares que frequenta, as falas, opiniões, a forma como se comunica com seu público, se os comentários são positivos ou negativos e etc, isso tem uma grande importância na hora de decidir quem será vinculado a sua marca;
  3. Muito mais importante que o número de seguidores, é a quantidade de engajamento que o influenciador possui. Veja se os seguidores interagem, tente ver se são pessoas reais, confira a quanto tempo ele faz esse trabalho, se já fez campanhas para outras marcas antes, isso poderá te ajudar caso não seja uma personalidade nacional;
  4.  Peça que a sub-celebridade te envie algum tipo de relatório de acessos e envolvimento, algum retorno de campanhas com marcas que tenha feito anteriormente. Informações concretas são importantes nesse momento;
  5.  Caso tenha  alguma agência de publicidade que realize suas campanhas, peça que te auxilie nessa escolha!
Consumo Digital

Lembre-se, contar com essa nova forma de falar com o público é incrível e os resultados são excelentes, mas tudo precisa ser muito bem planejado e estudado, como em qualquer campanha digital a ser desenvolvida! A velocidade que as coisas ocorrem na internet pode ser sua aliada, ou sua inimiga.

Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Casada com o Greg, mãe de 2 gatinhos fofos que eu aperto até gritarem, publicitária com foco em marketing digital e em querer empreender, no mercado há 7 anos, brindo a vida e os momentos sempre que dá, com uma boa IPA, um bom vinho, comida boa, muitas leituras e a vontade que nunca morre de viajar por esse mundão de meu Deus!