A escolha do público-alvo pode fazer o seu negócio decolar ou afundar.
Para fazer seu negócio crescer é preciso saber com o máximo de clareza possível quem é o público que irá consumir os produtos e serviços oferecidos.
A internet, e principalmente as redes sociais, tornaram o processo de estudo e identificação do público-alvo cada vez mais fácil, pois através delas é possível colher informações sobre o público de forma mais consistente com a realidade dele, e não apenas pelo achismo.
Quando você escolhe o público-alvo correto está permitindo que seu negócio tenha maiores chances de sucesso nesse mercado tão concorrido da atualidade.
Para ajudar você nesse processo de identificação do público-alvo eu separei uma série de perguntas que vão trazer mais clareza ao seu processo de pesquisa e análise e também uma série de dicas que tornarão o processo mais tranquilo de ser executado.
Quanto mais específico, melhor
Hoje em dia a competição é grande no mercado, mas ela não está restrita apenas a produtos e serviços, uma das maiores competições do momento é pela atenção do público.
Em um tempo onde a timeline das redes sociais são uma mistura de memes, anúncios, fake news e um pouco de coisa séria, ter o público-alvo definido de forma específica ajudará você a se destacar e conquistar a atenção do público.
Há 50 anos atrás se uma pesquisa fosse feita com 10 pessoas nas ruas, e fosse perguntado a elas quais eram suas 10 músicas preferidas, a maioria teria em comum entre 5 e 6 músicas.
Atualmente, se fizer a mesma pesquisa, com a mesma quantidade de pessoas, com certeza haveria um número bem menor de escolhas iguais. Sabe por que?
Porque existem muito mais músicas no mercado, diversos meios de distribuição – incluindo a autodistribuição – e mais possibilidade de acesso direto aos artistas do que há 50 anos.
Quanto mais específico você for em relação ao seu público-alvo, melhor, pois estará se comunicando com quem de fato se encaixa no perfil do seu produto ou serviço.
Não faça suposições, faça testes
É muito comum fazer suposições sobre o público-alvo, mas essas suposições podem levar seu negócio à falência antes mesmo dele começar a operar.
Ao invés de fazer suposições do tipo:
- são mulheres e mulheres gostam de sapatos e sapatos costumam ser caros, logo elas têm um poder aquisitivo mais alto
- são homens jovens, eles gostam de roupas de marca e essas roupas custam caro
- são pessoas de meia idade e elas gostam de coisas simples porque ganham pouco
Esses exemplos de suposições que eu dei acima podem até funcionar, mas na maioria das vezes reduzem e muito as chances de sucesso.
O melhor que você pode fazer é testar, e hoje é muito fácil fazer isso.
Através de grupos nas redes sociais, WhatsApp, Telegram, amigos mais próximos, listas de email, você pode enviar algumas perguntas que ajudarão você a ter mais clareza sobre o público e suas características.
Como testar o público-alvo sem gastar nada
Uma excelente forma de testar o público e saber mais sobre ele do que apenas suas suposições é produzindo conteúdos que estejam relacionados com os produtos e serviços que seu negócio colocará no mercado.
Ao publicar esses conteúdos nas redes sociais e até mesmo no site do seu negócio (ter um site hoje é fundamental para quem quer crescer) vai te ajudar a conhecer o perfil do seu público.
Se o conteúdo engajar (comentários e compartilhamentos) é sinal de que você está no caminho certo em relação ao público, mas se ele não engajar, pare e analise se é o conteúdo que não está de acordo com o público ou vice-versa.
Quanto mais conteúdo você publicar e mais informações coletar, melhor será o processo de análise e identificação de um público-alvo mais preciso.
25 perguntas para ajudar com o público-alvo
Para ajudar você a definir um público-alvo capaz de fazer seu negócio se tornar um sucesso eu separei 25 perguntas do meu arsenal para você utilizar a qualquer momento, da forma como achar necessário.
- Qual o gênero do seu público-alvo?
- Qual a idade ou faixa etária do seu público-alvo?
- Qual o seu objetivo de marketing desejado?
- Onde se localiza o seu público-alvo?
- Que interesses têm os compradores do seu produto?
- Que tipo de música seu público ouve?
- Que esporte seu público pratica?
- Quais as marcas das roupas que seu público usa?
- Em um dia típico, qual a rotina do seu público-alvo?
- A que tipo de eventos seu público comparece?
- Quais são os valores do seu público?
- Quais são os hobbies do seu público?
- Quais os nomes dos produtos que seu público utiliza?
- Que carros seu público têm?
- Que programas de televisão eles assistem?
- Quais os filmes favoritos do seu público?
- Que celebridades seu público segue nas redes sociais?
- Quais outros interesses você acredita que seu público possua?
- Que outras informações sobre o estilo de vida do seu público você possui?
- Seu público é formado por pessoas casadas, solteiras ou divorciadas?
- Qual a ocupação do seu público?
- Qual a renda anual do seu público?
- Que necessidades o seu público têm?
- De que forma o seu produto ou serviço melhora ou facilita a vida do consumidor?
- Quem são seus competidores mais importantes e quais as respostas prováveis dos seguidores deles às perguntas dessa lista?
Se após ler essa lista de perguntas você estiver com vontade de dizer “é isso que eu quero saber, não tenho as respostas”, ótimo, o objetivo foi alcançado e você está no caminho certo para definir seu público-alvo específico, e não com base em achismos.
As respostas dessas perguntas vão ajudar você a compreender as pessoas que você está selecionando para os primeiros testes e que poderão te ajudar a conquistar novos clientes.
Quanto mais você souber sobre o perfil do seu público-alvo, melhor!
Dicas rápidas para você otimizar o seu público-alvo
Já compartilhei algumas informações importantes sobre a identificação do público-alvo e também 25 perguntas para ajudar você nessa jornada.
Para finalizarmos compartilho algumas dicas rápidas que você pode colocar em prática sempre que achar necessário.
- utilizar o perfil demográfico exato é uma estratégia muito boa quando o seu foco é persuadir as pessoas a um gesto específico, como por exemplo clicar, comprar, cadastrar;
- quanto mais conteúdo compartilhável você criar, maior será a capacidade de tirar proveito de uma estratégia de testes para identificar quem são os propagadores do seu negócio;
- faça uso dos indicadores do Google Analytics e do Facebook Insights para extrair informações sobre o seu público-alvo
- analise pedidos anteriores e faça pesquisas com sua base de fãs e clientes para ajudá-lo a identificar quem tem mais vibração com o seu conteúdo, produto, serviço e marca;
- faça testes usando a maior variedade de grupos-alvo possível;
- não faça suposições sobre o seu público, permita-se descobrir novas características sempre;
- direcione seu conteúdo para todas as pessoas que já se envolveu com algum conteúdo anterior (muito comum em anúncios nas redes sociais);
- crie públicos-semelhantes aos que já estão dando resultado para identificar novas características e alcançar mais público;
Espero que essas dicas e as 25 perguntas possam ajudar você a definir seu público-alvo de forma cada vez mais específica e assim manter seu negócio no ritmo de crescimento.
Antes de sair da página e ir para outro artigo ou site, deixe seu comentário para eu saber o que achou deste artigo e compartilhe em suas redes sociais.