Um Bate Papo Inspirador Sobre o Mundo do Design :)

Sobre ser Freelancer: Calculadora Online de Orçamentos

Por 8 de junho de 2017Freela e Startups
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Leia este artigo e deixe para trás de uma vez por todas o medo de colocar um preço no seu “freela”. Entenda tudo que deve ser considerado para esse cálculo e utilize nossa Calculadora Online de Orçamentos, de forma simples e rápida.

Não é segredo que para todo freelancer, dentre tantas dificuldades e desafios que encontra no seu dia a dia, a mais crítica de todas e que, em muitas das vezes, persegue até os mais experientes é responder perguntas como “Quanto devo cobrar pelos meus serviços?”, “Cobro por hora ou por página?”, “O tamanho do cliente deve ser considerado?”… E é exatamente sobre essas questões que vou tratar neste artigo. Além disso, estou disponibilizando um Modelo de Proposta em Formato .docx (Word) para download e uma Calculadora Online de Orçamentos.

Ah! Não deixe de conferir os outros posts dessa série Sobre ser Freelancer 🙂

Há vários pontos que devem ser considerados e vamos bater um papo sobre cada um deles e acredite, você estará livre deste medo de uma vez por todas. Então vamos começar!

QUANTO CUSTA CADA HORA SUA?

Sim, você deve cobrar por hora. Mas antes de tudo você precisa descobrir quanto custa cada uma delas e, para encontrar essa resposta defina quantas horas por semana vai dedicar e quanto gostaria de receber no final do mês por esse tempo. Não importa se você vai ser freelancer por tempo integral ou se será um complemento para sua renda, porque o cálculo vai funcionar para todo mundo. A regra aqui é simples: seja justo consigo mesmo e coerente com os valores de mercado e lembre-se, você precisa trabalhar feliz e motivado.

Ah! Claro que você não pode esquecer de planejar uns dias para aquele descanso tão merecido. Afinal, não há criatividade que flua sem a necessidade de um momento relax para repor as baterias e passar um tempo com quem você ama. Tire férias!

QUAIS CUSTOS INCIDEM NO SEU TRABALHO

O próximo passo é listar todos os custos que existem para manter seu ambiente e ferramentas de trabalho. Estou falando de internet, energia, a parcela daquele macbook novo, a faxineira que coloca tudo em ordem no seu home office,  assinaturas de softwares e serviços como Google Drive e Adobe Creative por exemplo e, claro, os impostos fixos que incidem sobre seu serviço e até aquela comissão do amigo/cliente que te indicou o job, caso ele te peça isso.

Dica: na Calculadora Online de Orçamentos utilize o mesmo campo de custos variáveis para dar um desconto ao cliente, digitando um valor negativo (exemplo: -10, que no cálculo final será descontado 10%). Estabeleça critérios para praticar um desconto, como para clientes fiéis que você já atende a um tempo, clientes que você sabe que estão começando e possuem pouca verba, dentre outras situações que você mesmo julgará.

QUANTO VOCÊ DEVE COBRAR E QUAL PRAZO DAR 

Por fim é hora de você dividir o projeto* a ser calculado em várias etapas e calcular o prazo e valor para cada uma delas. Aqui basta você definir quantas horas vai precisar para cumprir cada etapa e planejar quantas horas vai conseguir dedicar por dia para esse projeto. Com isso, você saberá quantos dias de prazo deve passar para o cliente e qual o valor deve cobrar por cada item. Isso vai deixar sua proposta detalhada, valorizando seu orçamento e aumentando consideravelmente as chances de fechamento.

*Veja um exemplo de como eu dividiria um projeto de identidade visual comum:

  • 1ª Etapa – Logotipo
  • 2ª Etapa – Papelaria Institucional
  • 3ª Etapa – Uniformes e Fachada
  • 4ª Etapa – Promocional/brindes
  • 5ª Etapa – Manual da identidade

Agora baixe o Modelo de Proposta, edite de acordo com sua necessidade, preencha cada etapa com o valor e prazo obtido na calculadora, some os valores, envie para seu cliente e bons negócios!

Dica: Para obter os valores de cada item na nossa Calculadora Online de Orçamentos, você vai precisar alterar só a quantidade de horas necessárias para o projeto, porque os demais valores preenchidos serão os mesmo para a base do cálculo.

Agora você já está pronto para começar!

Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários e se gostou, compartilhe nossa calculadora com mais pessoas da comunidade freelancer!

Confira mais posts da série Sobre ser Freelancer
Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador do Blog, publicitário com mais de 16 anos de experiência em consultoria de marketing e comunicação. Atua como designer gráfico e webdesigner, especializado em identidades visuais. Empresário e gestor de processos e projetos como produção audio visual e criação de produtos. Adora dar aulas, é aficionado por fotografia e tecnologia e apaixonado por cães.