Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Tutorial – Crie Uma Pasta de Importação Para o Evernote no Mac e Aumente Sua Produtividade

automacao evernote
Próximo Post
Post Anterior

Com este tutorial você aumenta sua produtividade ao enviar arquivos de uma pasta do Mac diretamente pro Evernote sem precisar abrir o aplicativo

Como adepto do método de produtividade GTD eu procuro sempre planejar antes o que será feito ao iniciar um dia de trabalho e assim me manter focado nas prioridades e na sequência de tarefas definidas.

Eu trabalho em home-office e frequentemente tenho que lidar com pequenas interrupções que podem minar minha concentração e produtividade (opa, peraí que o carteiro chegou pra entregar uma encomenda… tá vendo como é?). Então, procuro me armar com ferramentas e recursos que me ajudam a usar melhor o meu tempo e me ajudam a manter-me focado, afinal “o inferno mora nos detalhes”: se não nos policiarmos, os pequenos motivozinhos de distração diários consomem um bocado de tempo de nossa rotina de trabalho.

Eu uso o aplicativo Evernote para armazenar tudo (eu disse tudo) o que acho que posso um dia vir a utilizar: desde cadastros de clientes, listas de livros para ler, filmes para assistir, informações e exames de meu filho, PDFs, artigos da internet, notas fiscais de produtos para acionar garantias, resenhas de livros… tudo. E, como a gente é bombardeado de informações o dia inteiro seria muito improdutivo eu ter que abrir o aplicativo a cada vez que eu quisesse nele guardar alguma coisa.

Hoje eu arrasto ou salvo um arquivo para dentro de uma pasta de importação no Mac e automaticamente o arquivo vai para a caixa de entrada de meu Evernote para então depois eu organizar tudo o que estiver naquela caixa.

No Windows já há um recurso do próprio Evernote pra importação dos arquivos de uma pasta ser feita de forma automática. E no Mac precisamos de uma rotina de automação que é bem simples de criar.

PASSO A PASSO PARA CRIAR ROTINA DE AUTOMAÇÃO NO MAC:

1. Crie em seu Mac uma pasta que receberá os arquivos que você quer enviar os arquivos que serão importados para o Evernote.

2. Abra o Automator
Ele já vem instalado no Mac, abra o Spotlight e pesquise por Automator para localizar o aplicativo

3.  Clique em Novo Documento:

tutorial automação evernote

4. Clique em Ação de Pasta e depois em Escolher:

tutorial automação evernote mac

5. Na parte superior da tela selecione a pasta que você criou no passo 1:

tutorial automação evernote

6. Na coluna “Biblioteca” selecione “Utilitários” e depois na coluna da direita selecione “Executar AppleScript”:

automação evernote

7. Na caixa que aparece à direita, com os textos em lilás, faça as seguintes alterações:

a. Substitua a linha {* Your script goes here *} pelo seguinte texto:

repeat with this_item in the input
set the item_info to info for this_item
tell application id “com.evernote.evernote”
activate
create note from file this_item
end tell
end repeat
return input

8. Clique no ícone do martelo para verificar se o comando está correto:

Se estiver correto ele ficará igual a imagem abaixo. Agora é só salvar o arquivo, pode dar o nome que você quiser, e pronto! Pode arrastar os arquivos para a pasta que você criou que eles automaticamente irão para o Evernote!

tutorial evernote automação

9. BÔNUS! Apague automaticamente os arquivos enviados para a pasta de importação!

Com este passo criado, toda vez que você colocar um arquivo na pasta de importação ele será enviado para o Evernote e depois será deletado automaticamente. É só fazer o seguinte:

Na coluna da esquerda clique em “Arquivos e Pastas” e depois na coluna da direita selecione “Mover Itens do Finder para o Lixo” e arraste este item para debaixo da caixa onde você criou o script dos passos anteriores. Ele deverá ficar assim:

automação evernote mac

Salve o arquivo novamente e pronto, tudo certo!

Se este post foi útil pra você compartilhe com seus amigos, assim você também pode ajudar alguém a ser mais produtivo e ajuda o nosso blog.

Até a próxima!

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Administrador apaixonado por áreas que envolvam criação: fotografia, design gráfico, web design... Co-fundador do site www.petmood.com.br. Empreendedorismo, produtividade e gestão de processos são assuntos que adora discutir. Pai babão, esposo apaixonado e fotógrafo de mentirinha.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.