5

anos de
design com café

Promovendo inspiração e compartilhando conhecimento com criativos.

Blog Design com Café - 5 anos

Tudo começou a partir de uma ideia pessoal do Jaider Morais, e sua vontade de criar um canal de conteúdo relevante para profissionais criativos.

Como o desafio era grande demais para ir sozinho, Jaider convidou dois amigos e colegas de profissão para darem vida a essa ideia juntos: Luisa Mollo e Alex Fleming.

A experiência como profissionais criativos e conhecimento para compartilhar eles já tínhamos. Falta saber como transformar isso em conteúdo escrito e quem seria o público. Mas começaram mesmo assim!

Juntos eles tiraram a ideia do papel e publicaram o primeiro post no dia 13 de junho de 2017, dando início ao blog Design com Café.

A cada novo artigo o blog ia ganhando forma e personalidade, deixando cada vez mais evidente sua missão: 

Promover inspiração e transmitir conhecimento através de conteúdos capazes de ajudar outros profissionais a superarem obstáculos e enfrentarem situações que nós já havíamos passado.

Em pouco tempo perceberam que o público estava se desenhando muito além do imaginado. Eram universitários, profissionais diversos, clientes, professores e várias pessoas e profissionais que não estavam ligados diretamente ao mercado de criação.

Nesse momento perceberam que o blog estava exigindo mais do que podiam dar a ele e que precisariam de mais ajuda.

O time cresceu

Para ajudar na criação de conteúdo e manter o blog ativo, convidaram outros profissionais com o mesmo desejo: compartilhar conhecimento.

Foi então que chegaram Paulo Nogarol, Paola Mariano, Nayara Soares, Mayra Belem, Brunella Rizo e Mariana Preti para produzirem conteúdos periódicos.

Para não sobrecarregar os colunistas e a equipe, periodicamente eram publicados conteúdos de convidados.

Com o tempo novos colunistas foram chegando, enquanto alguns precisaram se afastar por conta de suas carreiras e projetos pessoais. Mas o blog se manteve vivo.

Foram de zero a cem artigos em 16 meses, algo que no início não podiam imaginar ser possível. Mas graças ao trabalho dos colunistas e da equipe, alcançaram e se surpreenderam.

As parcerias chegaram

O tempo foi passando, o número de artigos aumentando e começaram a fazer parcerias com outros blogs e empresas.

Algumas parcerias proporcionavam mais alcance através da troca de links, outras proporcionavam benefícios para os colunistas, como é o caso da parceria com o MeuDinheiro, e algumas ajudavam com a parte de infraestrutura e desenvolvimento do blog.

Os primeiros resultados apareceram

Como já dizia Stan Lee, “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. E eles sabíam delas desde o início, mas não se intimidaram, e por isso alcançaram os primeiros resultados.

Foram resultados tanto individuais para os colunistas quanto para o blog como um todo. Aprenderam mais sobre escrita, entenderam melhor o público e receberam muitos feedbacks, tanto por email quanto em comentários nos posts.

Alcançaram e impactaram pessoas em vários países, e o número de visualizações crescia a cada mês.

Mas nem tudo são flores

Em um determinado momento, onde visualizavam possibilidades de crescimento ainda maiores, a equipe principal do blog foi diminuindo e Jaider acabou ficando sozinho para cuidar do projeto.

Alguns colunistas precisaram se afastar e com isso a criação de conteúdo acabou sendo afetada. O que gerou uma queda nas visitas, mas não foi motivo para desistir.

Enquanto foi possível, Jaider cuidou sozinho do blog, até que ele começou a ver o número de visitas cair assustadoramente.

O ponto da virada

Ciente que sozinho não poderia mais dar a atenção que o blog merecia, Jaider pensou em procurar um parceiro para dividir as demandas com ele e recolocar o blog nos trilhos.

Foi aí que ele fez contato com Jonathan Lamim, amigo e um dos colunistas do blog. Convidou-o para ajudar nos trabalhos do blog, não só como colunista, mas nas demais tarefas que um blog necessita para crescer.

Após algumas semanas de conversas, análises e, muito trabalho, Jonathan e Jaider começaram a ver os resultados. Os acessos aumentando, novos colunistas chegando e muita perspectiva pela frente.

Ainda há muito a ser feito

Essa recuperação foi apenas o primeiro de muitos passos que ainda serão dados por Jaider e Jonathan para que os conteúdos do blog cheguem a cada vez mais pessoas e possam inspirá-las e transformá-las.

Para ajudá-los nessa jornada, chegaram Bruno Dela Fuente, Marcos Medeiros e Tatiani Zandonade, novos colunistas que compartilharão suas experiências e conhecimentos com o público do blog.

E se você quer nos ajudar nessa jornada, seja como colunista ou parceiro, será muito bem-vindo!

Para fecharmos esse texto comemorativo, Jaider e Jonathan deixaram uma mensagem para você e um agradecimento especial a todos os colunistas que contribuíram com o blog Design com Café ao longo desses 5 anos.

Jaider Morais

Quando comecei isso tudo, meu objetivo era bem despretensioso: desenvolver minha escrita. Mas eu não fazia ideia do tanto que eu poderia ajudar as pessoas, simplesmente compartilhando minhas experiências.

O compartilhamento é uma via de mão dupla, aprendemos e ensinamos no processo.

Jonathan Lamim

Stephen King certa vez disse: "Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba."

É isso que eu quero para o público aqui do Design com Café, que o nosso conteúdo seja como a água, não por ser de graça, mas por nutrir e manter a mente saudável.

Aproveite cada conteúdo publicado e nos ajude a levar informação e conhecimento de qualidade para mais pessoas.

Ainda há muito a ser feito

Queremos agradecer imensamente a todos os nossos colunistas, tanto os que ainda estão por aqui quanto os que passaram e deixaram um pouco da sua experiência e conhecimento no blog.

Sem vocês nada disso estaria acontecendo e não teríamos alcançado mais de meio milhão de pessoas nesses 5 anos de existência. Nossa completa e sincera gratidão!!!

Torne-se um colunista

Ajude-nos a promover inspiração e compartilhar conhecimento

Torne-se um parceiro

Nosso conteúdo e nosso público podem agregar a sua marca