Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

De zero a cem artigos em 16 meses

Por 11 de outubro de 2018Cultura e Curiosidades, Design
Post Anterior

Este post é um pouco diferente dos outros. O objetivo é comemorar a marca de cem artigos do blog Design com Café! Momento ideal para falar um pouco de como tudo começou \o/

Parece que foi ontem que iniciamos o blog e postamos o nosso primeiro artigo. Já tínhamos muita experiência como profissionais criativos, mas ainda não sabíamos escrever muito bem, que tipo de conteúdo criar e muito menos para quem falar.

O mais legal, na minha opinião, foi ver tudo ganhando forma a cada novo artigo que escrevíamos. O blog foi ganhando personalidade e, cada vez mais, ficava claro que a nossa missão, além de promover inspiração e transmitir conhecimento, era gerar conteúdos que ajudassem, de fato, outros profissionais a superarem obstáculos ou enfrentarem situações que nós já havíamos passado.

Cem Artigos - Help

Uma gostosa troca de experiência em forma de bate-papo. Sem muita (ou nada de) formalidade.

 

Como tudo começou?

Nasceu a partir de um uma ideia pessoal e uma vontade de criar uma mídia que fosse, realmente relevante, para o profissional criativo. Com uma frequência semanal de postagens e que em pouco tempo pudesse se tornar um repositório de conteúdos ricos e uma boa fonte de pesquisas.

O desafio era grande demais para se alcançar sozinho e você sabe que vida de designer não é moleza, né?  (heheheh). Antes mesmo de tirar a ideia do papel eu convidei dois amigos e colegas de profissão para entrar nessa comigo. Estou falando de Luisa Mollo e Alex Fleming e aproveito aqui para deixar o meu muito obrigado, porque talvez eu não teria levado a ideia adiante se não fosse eles <3

Cem artigos - Thank you

Começamos a falar, em nossos textos, diretamente com outros designers e até então acreditávamos que esse era o retrato do nosso leitor. Era muito cômodo falar para nós mesmos, rs.

Mas em pouco tempo começamos a perceber que nosso público foi se desenhando muito além do que imaginávamos. Estávamos falando com universitários, profissionais diversos, clientes, professores e também uma galera que não estava ligada diretamente ao mercado que pertencemos. O blog começou a exigir muito mais de nós e foi aí que percebemos que o time de colunistas precisava ganhar um pouco mais de heterogeneidade.

Foi então que vieram Paulo Nogarol, Paola Mariano, Nayara Soares, Mayra Belem, que escrevem periodicamente e convidados que postam conteúdos esporádicos.

Hoje nosso time está bem completão, somos praticamente uma família e falamos sobre design, criatividade, clientes, curiosidades, fotografia, ilustrações, empreendedorismo, estratégias, ferramentas, freelancer, marketing, moda, vídeos, mercado, produtividade, redes sociais. Damos muitas dicas e muito mais.

 

O que motivou?

Bem, acredito que cada um de nós tem um motivo muito particular para investir seu tempo, pesquisando e estudando, para trazer ao blog artigos de qualidade. E se cada colunistas do Design com Café fosse falar dessa motivação, seriam motivos bem diferentes.

Digo isso porque acredito que a motivação do blog é a soma das nossas motivações, e pessoalmente, posso dizer que fui movido pelo desafio de aprender a escrever e a imprimir nos meus textos a minha personalidade.

Fiquei muito feliz no dia que um parceiro de trabalho me falou que conseguia ouvir minha voz nos meus textos. Nessa hora eu percebi que estava no caminho certo.

O legal de ter um ambiente com muitos autores falando, é que cada um tem um jeito de falar e assuntos que gosta de abordar. E se você já acompanha nosso conteúdo, vai perceber que cada colunista tem seu jeito único de escrever.

É como se o blog fosse uma colcha de retalhos, onde cada colunista representa um pedacinho. Não sei qual será o resultado final, porque nosso sonho é que o time de colunistas nunca pare de crescer.

Cem artigos - Coração de retalhosUma certeza eu tenho: essa colcha, provavelmente, nunca ficará pronta 🙂

 

E os resultados?

Essa é a parte mais gostosa de falar e é o que nos faz continuar escrevendo para vocês.

Além do resultado pessoal de cada um de nós, que estamos aprendendo com cada novo artigo que escrevemos, ter o feedback dos nossos leitores, nos dá a percepção de que estamos fazendo a diferença na vida deles.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” – Stan Lee

Confere algumas mensagens que recebemos por e-mail:

Cem artigos - Mensagens inbox

 

Alguns comentários do blog, que também dizem muito:

Cem artigos - Comentários do blog

Estamos no mundo todo \o/

Cem artigos - Mapa mundi

 

E daqui pra frente?

Além de continuar crescendo em quantidade e em qualidade, as ideias não param de pipocar por aqui.

Fica ligado nas nossas mídias sociais instagram.com/blogdesigncomcafe e facebook.com/blogdesigncomcafe, que você vai ficar sabendo, sempre em primeira mão, dos nossos projetos.

Abração!

Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.