Notion Master Backoffice Template

Aramis cresce 900% com soluções VTEX para digitalizar lojas físicas e potencializar evolução dos negócios

Adoção da Indeva by VTEX e soluções omnichannel otimizaram a performance das lojas físicas e permitiram integração com e-commerce, potencializando crescimentos do negócio

Aramis cresce 900% com soluções VTEX para digitalizar lojas físicas e potencializar evolução dos negócios

A necessidade de integração dos canais de venda é indiscutível: o crescimento de mais de 20% das vendas omnichannel, apontado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), explicita isso. Ainda assim, a loja física segue sendo procurada por 72% consumidores, e tem impacto na decisão final de compra dos clientes, segundo pesquisa feita pela Criteo. Já a Euromonitor internacional, prevê que 76% das mercadorias ainda serão compradas em lojas físicas até 2025. Os dados ressaltam a importância da integração entre o comércio digital e físico para atender os diferentes tipos de consumidor.

Pensando na importância da loja como canal de vendas, nessa integração entre on e off e na experiência do consumidor, a Aramis buscou a VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, para ser sua parceira na transformação do processo de vendas. Essa mudança ocorreu por meio da implantação de soluções omnichannel e da digitalização das lojas físicas, por meio da Indeva by VTEX.

Desde 2019, a Aramis cresceu 900% e em 2020/2021, dobrou de tamanho. A previsão de crescimento de 2021/2022 é de 40%, e, o investimento na integração entre os canais on e off devem fazer parte do progresso da marca.

Lojas físicas conectadas

A digitalização dos processos nas lojas físicas possibilitou mapear as taxas de conversão de cada loja, assim como analisar os indicadores de performance das equipes e as demandas de clientes para melhorar a gestão dos pontos de venda. “A Indeva by VTEX é uma solução robusta que reúne uma variedade de informações sobre as vendas de maneira simples e intuitiva”, explica Leonardo Santos, Head de Physical Stores da VTEX.

“Com o software, os vendedores conseguem acompanhar seu desempenho individual em todos os canais de venda e os líderes e gestores conseguem ter uma visão ampla do que acontece em suas lojas. Também é possível comparar informações entre lojas para avaliar o que pode ser melhorado em cada uma delas para potencializar as vendas”.

A tecnologia disponibiliza metas individuais e personalizadas para cada colaborador, e é possível propor dinâmicas “gamificadas” para engajar e incentivar os times de venda. Outra funcionalidade da Indeva by VTEX é a digitalização da “lista da vez”, função que permite aos vendedores indicar se estão em atendimento, horário de almoço ou disponíveis. Isso é feito por meio de um aplicativo instalado em um tablet que fica na loja, para uso exclusivo do time de vendas.

Também é possível registrar detalhes sobre a venda ou o atendimento, mesmo que não resulte em conversão, e integrar a solução ao sistema de caixa e ecommerce da loja, como é feito com a Aramis, permitindo uma visualização macro das vendas e dos motivos que levaram à perda de oportunidades.

WhatsApp e omnichannel

Além da digitalização das lojas físicas, a Aramis contou com apoio da VTEX para implementar o omnichannel e expandir seus canais. Hoje, metade das vendas digitais da empresa são feitas por meio de estratégias de pick-up e ship from store.

A Aramis possui 100 lojas e 11% do total de vendas vem pelo ecommerce. “O varejo físico é importante e continuará sendo, mas, hoje, todo o comércio é digital em alguma medida. Compreendemos a urgência em buscar o que há de melhor para integrar esses dois mundos”, afirma Edgar do Carmo, Head de Negócios Digitais da Aramis.

Os processos de digitalização exigem também uma transformação cultural dentro da empresa para engajar os envolvidos e abrir espaço para as oportunidades que essas mudanças trazem. O apoio da VTEX com as soluções e acompanhamento desse processo foi essencial para nosso crescimento e desenvolvimento”, comenta do Carmo.

Edgar do Carmo, Head de Negócios Digitais da Aramis
Edgar do Carmo, Head de Negócios Digitais da Aramis

Para a evolução do digital commerce da varejista de moda, uma das ações adotadas foi a implementação do Whatsapp como canal de venda para melhorar a experiência do cliente. Durante a pandemia, a ferramenta representou mais de 50% das vendas e atualmente o número se mantém em torno de 40%. Com estoque integrado às lojas físicas e informações de vendas conectadas a Indeva by VTEX, o uso do aplicativo potencializa a conexão entre o consumidor e os vendedores.

O trabalho de omnicanalidade do comércio, somados a ampliação dos canais de vendas resultou em um crescimento de 900% das vendas pelo ecommerce, em apenas dois anos. E, hoje, a Aramis conta com um processo integrado e otimizado tanto em suas lojas físicas, com Indeva by VTEX, quanto suas vendas digitais, para atender os consumidores de acordo com suas preferências.

Dessa maneira, a VTEX se tornou parceira da Aramis para impulsionar o projeto da marca em se tornar o destino número 1 do lifestyle masculino. Assim como a Aramis, clientes como Clube Melissa, Chilli Beans e Lacoste utilizam a tecnologia Indeva by VTEX.

Para saber mais sobre Indeva by VTEX acesse indeva.com.br.

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma empresarial de comércio digital onde grandes marcas e varejistas fazem o mundo do comércio acontecer. A VTEX coloca os negócios de seus clientes em um caminho de rápido crescimento com uma solução completa de Commerce, Marketplace e OMS. A VTEX ajuda empresas globais a construir, gerenciar e entregar experiências avançadas e nativas de comércio B2B, B2C e Marketplace com um time-to-market sem precedentes e sem complexidade.

Como líder em plataformas de comércio digital, a VTEX tem a confiança de mais de 2.400 clientes, entre eles AbInbev, Carrefour, Colgate, Motorola e Whirlpool, tendo mais de 3.200 lojas online ativas em 38 países (dados do ano fiscal terminado em 31/12/2021).

Para mais informações, visite vtex.com.

Sobre a Aramis

A Aramis, que completou 25 anos em 2020, tem como propósito impulsionar pessoas e transformar histórias. Por meio do mote ‘Expressão em Movimento’ entende o homem contemporâneo como protagonista da sua própria história e amplia suas narrativas para se transformar em uma plataforma de conteúdo, moda e estilo de vida. Liderada por Richard Stad, está presente em todo o Brasil com mais de 100 lojas, entre próprias e franquias, além de outlets e mais de 1.000 multimarcas pelo país.

Compartilhe

Notion Master Backoffice Template

Outras notícias