Pagamentos via QR Code devem chegar a 2,2 bilhões até 2025

A tecnologia está alavancando os sistemas de pagamentos instantâneos

Pagamentos via QR Code devem chegar a 2,2 bilhões até 2025

O uso do QR Code no Brasil teve um grande aumento em 2022. A tecnologia está presente em diversos segmentos do dia a dia, ganhando protagonismo no uso de cardápios digitais, catálogos de produtos, cartões de visitas digitais, produtos de supermercado, boletos e contas de pagamento, entre outras aplicações. No Brasil, estima-se que 3 em cada 10 consumidores (35%), já usaram o celular para fazer pagamentos com QR Code.

Entre os 35% de internautas brasileiros que já usaram QR Codes para fazer pagamentos, a maior parte é de consumidores homens, jovens (de 16 a 29 anos) e que pertencem às classes A e B.

O QR Code está alavancando os sistemas de pagamentos instantâneos, promovendo acesso fácil e barato aos pagamentos digitais. Segundo dados da consultoria britânica Juniper Researchc, o número de pessoas no mundo que pagam contas com a tecnologia é de 1,5 bilhão e deve chegar a 2,2 bilhões até 2025.

Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, “a agilidade para realizar o controle das transações em um único lugar e a liberdade do consumidor que quer cada vez mais consumir faz com que a tecnologia QR Code se torne cada vez mais popular entre os empreendimentos e consumidores”.

A pesquisa Carat Insights realizada pela Fiser, indica que os pagamentos por QR Code estão entre os mais utilizados na década, atrás apenas do PIX e das carteiras digitais. O crescimento da tecnologia no Brasil se deve em grande parte ao avanço da base de usuários com Smartphones, que já ultrapassou a marca de 242 milhões de aparelhos, segundo dados da FGV-EAESP.

“É necessário conhecer as opções para que melhor se adaptam às necessidades de compra. Já surgiram inúmeras novidades no mercado que garantem segurança tanto para o consumidor, como para o empresário. As novas maquininhas, por exemplo, já vem com a opção do QR Code, que tem a mesma funcionalidade que o Pix. A experiência na hora da compra trata de oferecer conforto e tranquilidade sem se preocupar com aborrecimentos, o QR Code é um dos meios de proporcionar isso” finaliza Samuel.

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