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Birdie registra crescimento de 200% no último ano com solução que ajuda times de produto a entenderem seus consumidor

Startup conta atualmente com 60 colaboradores e pretende triplicar seu faturamento em 2023 com nova oferta voltada a médias empresas

Birdie registra crescimento de 200% no último ano

São Paulo, outubro de 2022 — Centralizar o feedback de consumidores em larga escala e extrair insights que ajudam empresas a trazer a voz do consumidor para o centro da tomada de decisão de produtos. Com essa missão, a Birdie aposta na combinação entre experiência humana e inteligência artificial capaz de trazer agilidade à gestão de produtos e registra crescimento de 200% no último ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Fundada em 2018 pelos empreendedores Alexandre Hadade, Everton Cherman, Patrícia Osorio e Rodrigo Pantigas, a startup conta atualmente com 60 colaboradores e pretende triplicar seu crescimento em 2023, apostando em uma nova oferta que atende a times de produtos de médias e grandes empresas voltadas ao consumidor.

A Birdie desenvolveu uma plataforma SaaS cujo foco é ajudar times envolvidos diretamente com a criação e gestão de produtos a serem mais eficientes. A função de um gerente de produtos tem se tornado cada vez mais relevante no mercado e exigido destes profissionais a capacidade de interagir com diferentes times dentro da empresa, consolidando dados de diferentes lugares e tomando decisões estratégicas que envolvam outras áreas. No entanto, a maioria das empresas faz uso apenas de ferramentas analógicas, como planilhas e apresentações, para consolidar, analisar e compartilhar esses dados, dificultando a sinergia das áreas no processo de tomada de decisão. É aí que entra a Birdie.

A plataforma consegue reunir e processar a opinião de consumidores provenientes de diferentes fontes de informação, como e-commerce, fóruns de discussão, pesquisas de NPS, atendimentos no SAC, redes sociais e chatbots. Todo o processamento dos dados coletados é realizado com uso de Natural Language Processing (NLP) capaz de identificar e categorizar os comentários, possibilitando que os profissionais que trabalham com produtos possam analisar e quantificar um grande volume de dados qualitativos não estruturados de forma automatizada.

O propósito da Birdie é ajudar empresas a desenvolverem uma cultura centrada em desenvolver produtos que atendam as necessidades do consumidor. Para isso, a startup permite que elas entendam seus clientes e o de seus concorrentes em larga escala e profundidade – automatizando a coleta, categorização e análise de opiniões e feedback. Com isso, podem descobrir problemas e oportunidades que direcionam a criação de estratégias de produto que aumentem engajamento e satisfação dos clientes e o consequente aumento nas vendas.

“Uma das principais dificuldades encontradas por times de produto, hoje em dia, é conseguir acessar e estruturar feedback de consumidores de forma eficiente. O excesso de opiniões disponíveis, combinado ao fato de que esse feedback esta distribuído em diferentes lugares, faz com que muitos Gerentes de Produto não utilizem essa informação em seu processo de desenvolvimento de novas features ou produtos. Com isso, acabam tomando decisões com base em achismo, e não em dados”, afirma Alexandre Hadade, CEO da Birdie. Ainda segundo Haddade, o uso de como AI e NLP vem para mudar nisso, permite que qualquer opinião seja automaticamente interpretada para identificação imediata de problemas e oportunidades a serem endereçados no desenvolvimento de um novo produto.

A startup tem o intuito de colocar o consumidor no centro da tomada de decisão quando se trata de produto, fomentando uma abordagem conhecida como product-centric. Ser centrado no produto significa ter foco em entender tanto o usuário quanto o comprador para desenvolver e entregar features que atendam a suas expectativas. Para isso, capturar e analisar o feedback do consumidor de forma recorrente se torna essencial para elencar prioridades das áreas de produto, marketing, customer experience e qualidade, gerando oportunidades de melhorias dos produtos e serviços a serem comercializados.

“Nosso objetivo é viver em um mundo em que, cada vez mais, produtos incríveis sejam lançados. Para isso, é essencial que as necessidades dos consumidores sejam consideradas, e que times de produto consigam ter acesso a insights a partir do feedback de seu usuário – sem ter que gastar infinitas horas para isso”, finaliza Hadade.

Sobre a Birdie

A Birdie ajuda empresas centradas no produto a entender melhor seus consumidores em larga escala e criar estratégias que irão alavancar as vendas. Ao combinar a tecnologia AI e a expertise humana, a startup desenvolveu uma plataforma SaaS colaborativa que empodera times de produto para que sejam capazes de ouvir milhões de feedbacks e a partir da voz do consumidor saber priorizar recursos, otimizar o produto e o posicionamento, identificar tendências emergentes e monitorar os concorrentes. Fundada em 2018 pelos empreendedores Alexandre Hadade, Everton Cherman, Patrícia Osório e Rodrigo Pantigas, a empresa tem sede no Vale do Silício e uma equipe distribuída entre Brasil, Estados Unidos e Europa, atendendo a algumas das maiores empresas do mundo.

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