Notion Master Backoffice Template

Dia Internacional da Animação: versatilidade e diferentes benefícios para crianças e adultos

Combo Studio, do Rio de Janeiro, é referência no Brasil na produção 2D

Any Malu é a principal criação do Combo Studio (Reprodução)

Outubro, 2022 — Hoje (28) é o ‘Dia Internacional da Animação’ em mais de 40 países, incluindo o Brasil. A data, criada em 2002 pela Association Internationale du Film d’Animation (ASIFA), celebra produções audiovisuais por todo o planeta. No Brasil, o Combo Studio, do Rio de Janeiro, é referência em animação 2D, com diversos trabalhos de sucesso, como a primeira influencer 100% animada do Brasil, Any Malu, a vinheta da Globo para as Olimpíadas, que o rendeu os prêmios da Promax Latin America Awards e da Golden Rings Awards, em 2021, e produções para a Netflix e Marvel Studios.

Nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19 que abalou diversos setores da economia, o mercado de animação se moveu na contramão. Para as empresas brasileiras, o cenário que já era favorável foi potencializado por conta da alta do dólar. Com os estúdios fechados e a paralização de grandes produções por conta da imposição do distanciamento social, o conteúdo animado se tornou uma alternativa viável para o mercado publicitário, filmes e videoclipes.

Um estudo feito pelo BNDES, mostrou que as animações ganharam mais espaço no mercado de produções audiovisuais e movimentaram cerca de R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos quatro anos. Nesse montante, estão inclusas produções em plataformas de streaming (VOD), animações para uso corporativo e publicidade em TV paga, cinema e as animações embutidas em games.

Essa tendência não é apenas no Brasil, mas em todo o mundo, uma vez que, recentemente, as receitas do setor de crescimento da indústria de animação e games atingiram US$ 128,5 bilhões (R$ 679,2 milhões atualmente). A previsão é de que o mercado global de animação e efeitos visuais cresça a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de mais de 11,5% durante o período de previsão de 2021 a 2026, segundo o Mordor Intelligence.

Público infantil

Em paralelo, o público infantil é ávido por conhecimento e diversão, uma soma encontrada nas animações lúdicas e envolventes, se tornando uma forma de conquistar a atenção dos pequenos. Fica mais fácil discutir temas sobre compartilhamento de brinquedos, cuidados com a natureza, honestidade, comprometimento com seus deveres, entre outros, com pequenas histórias desenvolvidas especialmente para a realidade das crianças e seus imaginários.

Um bom exemplo é a personagem Any Malu, criada pelo Combo Studio, que se tornou a primeira influencer 100% animada do Brasil e faz sucesso nas redes sociais, com dois milhões de seguidores no TikTok, mais de 3,3 milhões de inscritos no YouTube e meio milhão de seguidores no Instagram.

“Com a Malu percebemos o poder que uma personagem animada tem de influenciar as crianças, o que é uma grande responsabilidade. Por isso, sempre tomamos muito cuidado com a mensagem que passamos, sempre procurando distribuir um conteúdo relevante e educativo”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio.

Outros mercados

Na parte empresarial, os vídeos passam as informações de maneira rápida e direta. Porém, não é qualquer tipo de vídeo que se destaca. Se tornou muito comum a produção de propagandas em animação 2D, e isso tem uma explicação: elas são atrativas e trazem clareza ao passar o conteúdo. Com eles, é possível exemplificar de forma simples informações complexas, apresentar um produto ou um serviço de maneira muito mais interessante e ter mais engajamento nas mídias. Outra grande vantagem é a facilidade na visualização de gráficos e o público acaba entendendo dados importantes de forma muito mais leve.

Recentemente, algumas empresas têm apostando nesse mercado para apresentar seus produtos, como o São Paulo Futebol Clube e a Sportsbetio, que criaram um vídeo com passagens em anime para apresentar a nova camisa do time, o que fez bastante sucesso. Outra a apostar nisso foi a Old Spice, que, criou as “Aventuras Épicas”, no qual o desodorante, também em versão anime, lutava contra as forças do odor. Ambas as produções tiveram assinatura do Combo Studio.

“É importante que as pessoas entendam que animação não é necessariamente algo voltado apenas para crianças. Temos vários exemplos de séries, como Rick and Morty, cujo público-alvo é o dos adultos. Além disso, vemos que ela tem ganhado cada vez mais espaço na publicidade, justamente por ter esse poder de prender a atenção, sem contar o fator nostálgico”, comenta Pereira.

Trabalhos relevantes

O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, não apenas no Brasil. Além de Any Malu, outra produção bastante conhecida é a série “Super Drags”, da Netflix, onde foi lançado também “America: The Motion Picture”, projeto com parte animada pelo Combo Studio. O portfólio do estúdio também inclui participação na animação da série “Hit Monkey”, da Marvel Studios, disponível no Star+, e “Swan Boy”, que estreou no Hulu e em breve deve estar disponível no Brasil pela Star+.

O Combo Studio também investe em novos talentos para o mercado de trabalho. Com o curso de animação 2D, a empresa já formou dezenas de animadores que estão ou passaram pela empresa. Vários seguem carreira em outros países, trabalhando para estúdios reconhecidos em todo o mundo. Nele, o aluno cria a base necessária de conhecimentos em animação 2D, aprende o programa, o rigging e a animação. Segundo o estúdio, qualquer pessoa, independentemente do perfil, consegue se identificar com o curso, pois se trata de uma área que é, ao mesmo tempo, muito artística e muito técnica, demandando dedicação aos estudos e à prática.

Sobre o Combo Studio

O Combo Studio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o “Curso de Animação e Rig Combo Studio”, uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.

Compartilhe

Outras notícias