Empresa com a maior plataforma de viagens online no Brasil participa pela primeira vez da maior conferência de tecnologia mundial com ações que reafirmam seu posicionamento como travel tech
Em novembro, o Hurb marca presença na Web Summit, uma das maiores conferências mundiais em tecnologia. De 1/11 (terça-feira) a 4/11 (sexta-feira), a empresa com a maior plataforma de viagens online brasileira realiza um experimento com inteligência artificial para revelar o destino dos sonhos dos visitantes do seu stand. A participação busca projetar a marca como potência de inovação tecnológica no setor do turismo brasileiro a nível global.
“A Web Summit é uma vitrine muito importante para reforçar que somos uma empresa de tecnologia, que desenvolve as próprias ferramentas digitais para atuação e expansão do negócio. Uma experiência de sucesso no evento impacta diretamente na forma como a marca é percebida pelo mercado”, afirma o cofundador e CEO João Ricardo Mendes.
Na conferência, o público será convidado a descrever, em texto, seu destino utópico. Com a inteligência artificial Midjourney, o Hurb revelará esse destino. Essa é mais uma forma de materializar o conceito “unleash travel through imagination“, em português, liberte o viajar através da imaginação, que guia a comunicação da marca em eventos. A ideia para a ação surgiu como uma forma de materializar o passado e o futuro em um mesmo item, estabelecendo uma ponte entre o já conhecido e o novo.
Com interface de realidade virtual, os visitantes do stand poderão também participar de uma experiência que passa por diferentes momentos da empresa, desde seu passado até o futuro. De início, contará mais sobre as origens do Hurb, enquanto o usuário do óculos VR visualiza as primeiras imagens da ilha em 3D que representa a companhia . Em um segundo momento, será apresentado o laboratório de inovação para refletir o presente, ressaltando a importância da experimentação em sua atuação. Por fim, o visitante poderá conhecer o estágio inicial do escritório virtual do Hurb, assim como o Arya – barco autônomo com sistema elétrico da companhia, que representa mais um meio para levar seus clientes a novos lugares.
Além de levar para casa seu postal personalizado, uma lembrança do encontro entre o digital e o analógico, o visitante pode ganhar também um dos quatro pins do Hurb. Eles representam os escritórios físicos em diferentes países — Brasil, Portugal e Canadá –, mais o futuro escritório virtual.
O espaço do Hurb no evento reforça que a produção e o uso de tecnologia na empresa não se resumem a ações pontuais, sendo na verdade parte intrínseca de sua atuação, que demanda esforço constante. Para a travel tech, o ímpeto da curiosidade em explorar novos conhecimentos é essencial para que a empresa esteja sempre à frente do mercado. Por isso, o Hurb conta com áreas exclusivamente voltadas para isso, como Novas Verticais e Loon Factory, que, além de explorar formas de aplicar ferramentas já existentes à operação e criar novos produtos e serviços, ajudam a consolidar a cultura de inovação na empresa.
Diretor de Novas Verticais, Allan Baptista explica mais sobre o setor: “Pesquisamos e perseguimos oportunidades que não são necessariamente originárias do turismo, mas acabam impactando quem trabalha nele. Estamos sempre em busca de soluções inovadoras para gestão financeira dos hotéis, por exemplo. O objetivo é atender todo o ciclo de produtos e serviços, otimizando operações e desbloqueando valor, tanto para a cadeia quanto para turistas”.
Para transmitir para nosso viajante o uso de novas tecnologias de forma simples, o Hurb disponibilizou um filtro no Instagram capaz de informar se uma mala de mão está ou não dentro do tamanho limite permitido pelas companhias aéreas. “Assim, mostramos tecnologia não só como experiência, mas como ferramenta para o benefício do nosso cliente, valorizando-a como um diferencial no mercado ao olhar do nosso consumidor final”, comenta o especialista em audiovisual Ian Reis. “Internamente, entendemos que essa ciência imersiva pode e deve ser explorada no Hurb, mas precisamos mostrar como aplicá-la para públicos externos também”, continua o colaborador.
Hoje, na plataforma de viagens online da empresa, a rede de hotéis parceiros consegue mostrar suas dependências com fotos 360º. É outra forma de expandir essa mensagem, tanto para o consumidor final quanto para outros clientes. Mais adiante, a empresa planeja digitalizar toda a gestão hoteleira, centralizando-a em um serviço único para fidelizar cada vez mais os parceiros. Assim, o Hurb contribui também para a profissionalização deles e no desenvolvimento dos destinos turísticos.
A presença da marca em eventos como a Web Summit e Collision, em junho deste ano, integra esse movimento para que ela seja percebida no Brasil e fora dele como uma travel tech. No evento, o CTO Carlos Rios realizará uma masterclass sobre o aumento do uso de novas tecnologias de OTAs (online travel agency) no Brasil e no mercado mundial, abordando o impacto delas no setor turístico. Além dele e dos demais colaboradores já citados, estarão presentes na conferência Victor Kato, head da Loon Factory, a head de PR & Education Ana Feliciano, uma das responsáveis pela estratégia de internacionalização da empresa, e ainda mais membros destas áreas e dos times de Design, Growth e Novas Verticais.
O Hurb orgulhosamente faz parte dessa programação, que, desde 2009, soma mais de 2 mil startups, 900 palestrantes e 70 mil participantes de 60 países em seu portfólio. Os definidores da indústria tech estão na Web Summit, apontando tendências e lideranças na produção.
Sobre o Hurb
O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Disponibiliza soluções para otimizar e tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para todos, conectando pessoas e lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com mais de 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).