Um Bate Papo Inspirador Sobre o Mundo do Design :)

10 Dicas Pra Ajudar Você a Manter o Foco

Por 21 de novembro de 2017Freela e Startups
manter o foco
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Para algumas pessoas parece ser impossível manter o foco em pleno século XXI. Às vezes até parece que é regra para elas perderem a concentração e caírem nas armadilhas da distração.

Quantas vezes você já se perguntou o que estava fazendo durante uma pausa na execução de uma tarefa? Infelizmente para alguns de nós essa pergunta é mais comum do que deveria ser.

Nesse post separei algumas dicas que podem lhe ajudar a manter-se focado:

1. Faça uma coisa de cada vez

As pessoas que executam várias coisas ao mesmo tempo podem parecer super-heróis mas isso tem um preço alto. Em um estudo realizado em Stanford com 100 estudantes metade se identificou como multitarefa e a outra metade não.

O estudo realizou testes para examinar os intervalos de atenção, a capacidade de memória e a capacidade de alternar de uma tarefa para a próxima e os multitarefas executaram cada etapa dessa com um resultado inferior as outros estudantes.

Segundo Clifford Nass tudo, qualquer coisa, distraía as pessoas multitarefas.

Faça uma coisa de cada vez.

2. Cancele notificações de celular

Outro dia um amigo me falou que não aguentava mais as notificações de celular, sempre apitava alguma coisa pra ele. E então eu perguntei:

– Você precisa ler os emails quando eles chegam na sua caixa de entrada?
– Não, até que não
– Então porquê você não desativa as notificações?
– Pra eu saber quem tá me mandando mensagem
– …

Toda vez que seu celular vibra ou toca o som de notificações isso já pode ser um gatilho pra você perder a concentração. Não faz sentido você reclamar que não tem foco se toda vez que você recebe uma mensagem do Whatsapp ou alguém curte sua foto no Instagram você para o que está fazendo pra dar uma olhadinha.

Sejamos coerentes.

Não quero perder nenhuma notificação. E reclamo que não tenho foco.

3. Medite

A meditação é uma maneira simples e confiável de aumentar o foco porque é preciso uma grande concentração. O exercício da concentração pode ajudar a gente a manter o foco no que estivermos fazendo.

Um estudo na Universidade da Carolina do Norte, mostrou que os estudantes que meditaram por apenas 20 minutos por dia durante quatro dias tiveram melhor desempenho em certos testes cognitivos.

4. Pratique exercícios físicos

O seu corpo e o seu cérebro ficam bem quando você pratica exercícios físicos. A saúde cerebral é muito importante para a capacidade de concentração e memória.

Não é à toa que as pessoas esquecem as palavras ou não conseguem ler um livro quando estão cansadas ou estressadas.

5. Crie uma lista de tarefas

As listas de tarefas ajudam você a priorizar as tarefas do dia e visualizar de forma organizada tudo o que já foi feito. Além disso, visualizar o que ainda está por fazer faz com que você mantenha-se concentrado nas tarefas a realizar.

Lembro que não existem duas prioridades. Prioridade é uma só! Trate uma questão, uma tarefa de cada vez.

6. Faça pausas entre uma atividade e outra

Estabeleça intervalos de trabalho ininterrupto e faça pausas entre esses intervalos. Existe uma técnica de produtividade chamada Pomodoro em que consiste, basicamente, na gente definir um tempo de execução de tarefa em que ficamos totalmente focados e sem interrupções e após esse tempo pré definido fazemos pausa na atividade para executarmos outras atividades não relacionadas ou descansarmos a mente.

Eu gosto de usar o Pomodoro com 50 minutos de trabalho sem interrupção e 8 min de intervalo para outra atividade antes do próximo período.

7. Trabalhe em um lugar calmo

O barulho do ambiente como buzinas de carros ou crianças gritando podem estimular a liberação do cortisol, que é o hormônio do estresse. Muito cortisol pode dificultar o seu foco e quanto mais estamos expostos ao ruído ambiente pior o nosso corpo reage.

Escolha um ambiente que seja propício pra você trabalhar e manter-se focado.

Aqui mora o foco

8. Durma bem e o necessário

A baixa concentração é um dos principais sintomas da perda crônica do sono. Cada pessoa tem a sua necessidade de horas de sono, mas grande parte das pessoas sentem diferença positiva na sua capacidade de manter-se focadas quando dormem entre 7 e 8 horas.

9. Diga não

Se você trabalha com outras pessoas e recebe frequentemente pedidos para executar alguma tarefa enquanto está no meio de uma atividade eduque as pessoas a não te incomodar. Se isso não for possível, negocie a execução da tarefa em outro momento.

Mostre que você está ocupado e pergunte a urgência da nova atividade. Na grande maioria dos casos quando a gente simplesmente se mostra disposto a executar o novo pedido em outro momento o solicitante não vê problemas.

10. Faça a você mesmo a pergunta que vale ouro

Essa é uma das minhas dicas preferidas. É o supra sumo, na minha opinião, das dicas pra gente se manter focado. Se você estiver viajando abobalhado no Facebook enquanto deveria estar concentrado no trabalho e fizer esta pergunta a você mesmo certamente voltará a manter-se concentrado.

Em tudo o que você estiver fazendo durante o seu dia de trabalho ou de estudo pergunte-se:

“Isso vai agregar valor? Vai gerar resultado?”

A resposta que você der a essa pergunta vai te ajudar a manter-se focado.

Até a próxima.

Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Trabalha pra viver, não vive pra trabalhar. Futuro papai, reveza o tempo entre esposa, cadela, gatos, trabalho, família, amigos, espírito e o jardim vertical que ainda nem foi pro papel.