Uma coisa todos concordam: este ano foi surpreendente em todos os aspectos. Agora, quero conversar com você um pouco sobre como o ano de 2020 impactou o mundo do design.
Ainda me recordo quando, ano passado, estava sentado em minha mesa de vidro, olhando para a tela do meu computador e ao lado o meu caderno de anotações. Era dia 22 de dezembro e eu passava a limpo para uma agenda eletrônica as minhas metas para o ano de 2020. Mal sabia eu que este ano viria a surpreender não só a muita gente, mas ao planeta.
Mas, como o ano de 2020 impactou no mundo do design é o que vamos abordar aqui. Como foi este impacto e o que aprendemos com ele? Neste artigo não vou focar no impacto na saúde mundial. Falar sobre design e os âmbitos da comunicação.
O início de tudo
Embora a pandemia com o surgimento do novo Corona Vírus tenha, ao que tudo indica, surgido na China no final do ano passado, aqui no Brasil, só começamos a sentir mesmo o soar da impactante onda no início do ano e meados de março as coisas começaram a acontecer e a preocupação afligir a nossa população.
Convenhamos, governos e órgãos de saúde competentes não tinham a menor noção do que fazer. Tudo é muito novo e todas as tentativas iniciais não foram bem-sucedidas. Víamos tudo indo numa locomotiva em direção ao colapso. Mas, uma coisa foi fundamental para que as coisas fossem minimamente entrando nos eixos: a comunicação.
E quando falo em comunicação não me refiro apenas a tudo o que foi falado, mas me refiro às ferramentas de comunicação. Num mundo globalizado como o nosso, as vias online foram de importante valia neste momento. O momento mundial conspirava para um bloqueio criativo em grande escala mas, felizmente, não foi bem assim que aconteceu.
Home Office
Uma das primeiras medidas adotadas foi o distanciamento social, prática essa que se estende até os dias de hoje. E como trabalhar em uma agência ou um escritório repleto de mentes criativas se é preciso fazer um distanciamento? Impossível! A medida foi adotar o bom e velho home office. E pelo que eu tenho observado, o ano de 2020 abraçou totalmente o home office e isso impactou positivamente o mundo do design.
No inicio, obviamente, as coisas não foram tão simples. Foi preciso se organizar, melhorar sua autodisciplina, cumprir horários, tarefas e prazos, criar um espaço confortável de trabalho. Mas, o maior desafio, é fazer a família entender que você está em casa trabalhando.
Mudança de emprego e vida
Quase que do dia pra noite estavam em casa a família inteira. Baseando numa família “comum” (atente-se às aspas), estavam no mesmo ambiente o pai, a mãe e os filhos com muita energia pra pouco espaço. O que era um desespero inicial, aos poucos, foi se enquadrando dentro do novo modelo de trabalho e estudo.
Entre tantas mudanças drásticas e experiências ruins que aconteceram a todo o planeta, um dos maiores impactos com certeza foi o fechamento de milhares de empresa e, como consequência disso, o aumento exponencial de pessoas que perderam os seus empregos.
Veja bem, eis que um José Designer de uma cidade qualquer está amplamente feliz porque acabara de ser promovido em sua empresa de gestão online. De repente, uma colega de trabalho segurando em seus braços uma pasta de documento e um envelope pardo lhe interrompe seu café da tarde dizendo que a responsável pelo RH da empresa o chama para conversar. Sem muita explicação e sem perder muito tempo, a mesma lhe diz que está sendo demitido naquele minuto, pois o financeiro informou que a empresa em questão não tem mais fôlego monetário para seguir em frente e vai fechar as portas.
Ele poderia continuar curtindo sua tristeza pela perda do emprego e de sua recente promoção em um bar de esquina, mas preferiu se dirigir a um charmoso café local. Em sua solitária meditação, ele lembra que não pode desistir e também se recorda de uma frase que ouvira quando estava em sua sexta série colegial, mas que nunca sairá de sua mente:
O que quero dizer com isso? Vários profissionais do mercado de comunicação e design do mercado tiveram que se adaptar em 2020. Alguns não conseguiram adaptar a sua profissão ao novo mundo em que vivemos e decidiram por fazer outra coisa para poder arcar com os seus compromissos e gerir suas famílias. Por outro lado, boa parte utilizou de forma fantástica a maior ferramenta de trabalho de todas: a internet.
Não é incomum chegar até a mim relato de alguns designers que se surpreenderam e foram impactados positivamente em 2020. Seja com o aumento do volume de trabalho, seja com o aumento de suas entradas financeiras. A criação e compartilhamento de conteúdo, por exemplo, foi a bola da vez nesta pandemia.
Ferramentas e plataformas
Preciso fazer um parágrafo destacando o empenho dos grandes fornecedores de ferramentas e recursos para nós designers como a Apple, Adobe, Facebook, Netflix, entre tantos outros.
Algumas destas empresas criaram incentivos para que nós criativos pudéssemos ser bem amparados neste momento. Em 2020, a Adobe por exemplo chegou a destinar por um período todo o seu cast de produtos de forma gratuita para que a comunidade criativa pudesse se desenvolver e trabalhar. A Netflix também o fez. O Facebook em suas empresas como o próprio, o WhatsApp e o Instagram criaram mais ferramentas, melhoraram suas plataformas e ofereceram cursos gratuitos em prol de todos os seus usuários.
Nós somos acostumados com o contato pessoal, cara a cara, nada mais gostoso do que tomar um café com o cliente. Mas o Google e o App Zoom contribuíram para diminuir esta distancia e tornar ainda mais viável a comunicação entre distancias e reuniões em home office. Claro, por ser uma novidade, tivemos vários micos nestas reuniões que viraram até memes, mas com o tempo, a mudança no comportamento foi acontecendo e fomos nos adaptando também.
Posicionamento das empresas & Mundo Digital
Em 2020 a pandemia impactou o mundo do design, principalmente o mundo online. Um novo momento, se transformou em um novo mundo e isso gerou uma união geral. Vários designers e profissionais de comunicação unidos, buscando solucionar problemas e adversidades que, como diz o famoso artigo Filtro Solar, “…que nunca passaram pela sua cabeça preocupada e te pegam no ponto fraco às 4h da tarde de uma terça-feira modorrenta…”.
Quero destacar aqui, por exemplo, o posicionamento de marca do Mercado Livre, que adaptou o seu logotipo ao momento de pandemia em que o planeta está passando:
E não foi só a mudança do seu logotipo. Também fez parte do seu posicionamento facilitar ainda mais o acesso ao seu market place para pequenos e novos empreendedores.
Outra marca que sofreu com as consequências e seus executivos e seus criativos devem ter trabalhado como loucos para desenvolver novas estratégias é a global Cerveja Corona.
Imagina ter como marca o nome da doença que abalou o planeta?! Nada fácil.
Diante disso, a empresa se moveu, se adaptou e criou a Coronita. Bela sacada dos colegas designer e publicitários criativos que trabalharam em conjunto com a equipe estratégica de marketing da empresa. A empresa lançou um pack especial com garrafas de 210ml onde a embalagem é feita com material biodegradável. Além disso, boa parte de sua renda será revertida na limpeza de praias.
Crescimento do Design online
Outro ponto fora da curva no ano de 2020 e que, certamente, impactou designers e criativos foi o crescimento do design para o online e de todo marketing digital. Uma vez que era preciso um distanciamento social, o não mais tão afetuoso contato fez com que os projetos online das empresas que ainda estavam no papel se transformarem em oxigênio.
Uma máxima dessa pandemia no mundo online diz: 2 anos em 2 meses. Ou seja, projetos que levariam mais tempo para serem concretizados precisam ser lançados já.
Com isso, os designers digitais nadaram de braçada neste momento. As redes sociais se tornaram tão ou mais eficaz que as emissoras de TV. Não era raro ouvir dizer que quem não está no online, tende mais rapidamente ao fracasso do que aquele que investe nesse meio de comunicação. Este é um entre tantos outros impactos positivos no design em 2020 e fez o mobile marketing disparar.
Pessoalmente, conheço alguns profissionais que saíram de agências de publicidade e propaganda, por demissão ou opção, e cresceram absurdamente seus ganhos em comparação aos anterior, desenvolvendo suas atividades em home office. E estes ganhos tem sido de forma quantidade e também qualitativa.
E você, me responda. Como o ano de 2020 lhe impactou? Pode responder de qualquer âmbito, seja ele pessoal ou profissional. Você o enxergou como um copo meio cheio ou meio vazio?