...e uma boa música para inspirar :)

25 Tipografias Diferentes que Vão te Inspirar

Por 15 de agosto de 2017Inspiração
tipografias diferentes alfabeto-foto-abre

Separamos para você 25 exemplos de tipografias diferentes que vão te fazer ficar de boca aberta! Senta que hoje aqui no blog é dia de inspirar quem gosta de tipos diferentões!

Uma forma de exercitarmos nossas habilidades é testando como podemos representar os caracteres de nosso alfabeto. Aqui estão alguns exemplos em que foram usados muita geometria, cor, traços, fluidez, montagens e chegaram bem longe com os resultados no quesito tipografias diferentes.

 

1. Non-Impossible Alphabet

tipografias-diferentes-alfabeto-escada-non-impossible

Parte do projeto 36 days of type que incentiva designers a se desapegarem das letras e números como já conhecemos e tentarem expressar esses símbolos de novas formas.

 

2. Anurati

tipografias-diferentes-alfabeto-anurati

Fonte futurística feita para o site próprio do autor, é free e ele mesmo sugere que você modifique a vontade para fazer sua criatividade correr solta.

 

3. Nekofont

tipografias-diferentes-alfabeto-gatos-nekofont-gatinhos

tipografias-diferentes-alfabeto-gatos-nekofont-2-gatinhos

É um site japonês em que você pode escrever o que quiser e tudo vai sair escrito em poses de gatinhos. Nem preciso dizer que é um dos meus favoritos, né? *____*

 

4. Baires

tipografias-diferentes-alfabeto-baires

Fonte desenhada tendo com inspiração a cidade de Buenos Aires. Os autores demonstram através do alfabeto tudo que vêem na cidade: movimento, mudança de clima radical, diversidade de cultura, caos e ordem.

 

5. CHE’s Bone

tipografias-diferentes-alfabeto-ches-bone-ossos

Fonte feita inspirada nos ossinhos que o cachorro da designer ama roer. Tem traços finos, é condensada e tem a forma de ossos.

 

6. Coralet

tipografias-diferentes-alfabeto-coralet

Experimento tipográfico inspirado em corais, com direito a animação e tudo! Uso de muita cor e fluidez.

 

7. Metrica

tipografias-diferentes-alfabeto-metrica

Fonte feita em caixa alta, com traços arquitetônicos aparentes como inspiração. Bem geométrica, usa a influência de paisagens urbanas.

 

8. Hyped

tipografias-diferentes-alfabeto-hyped

A legibilidade pode ser um pouco confusa, mas também tem influência futurista e foi construída para uso em cartazes. Usa muitas formas geométricas e linhas finas.

 

9. Liquido

tipografias-diferentes-alfabeto-liquido

Fonte sem serifa e condensada, nem precisa comentar sua inspiração em líquidos, né? Tem opções em Regular e Fluid.

 

10. Futuracha

tipografias-diferentes-alfabeto-futuracha

Fonte desenhada como um experimento tipográfico em 2012, já foi utilizada em diversos projetos e inspira a criação de produtos pelo mundo todo. A fonte é cheia de contradições – exagero e função, excentricidade e estética, mistura do lúdico com princípios tipográficos.

 

11. Softa

tipografias-diferentes-alfabeto-softa

Fonte feita para ser “fofa”. Arredondada e com uso de degradês, ela é toda em caixa alta e foi inspirada em marshmallows.

 

12. Tesla

tipografias-diferentes-alfabeto-tesla

Tipografia inspirada em circuitos de lâmpadas e em fios. Usa linhas finas e é também toda em caixa alta.

 

13. Sango

tipografias-diferentes-alfabeto-sango

Tipografia anti-itálica com opções Regular e Static, sendo que esta última é a que está na imagem. Lembraram da estática das TVs?

 

14. Polya

tipografias-diferentes-alfabeto-polya

Fonte gratuita feita com linhas finas e toda geometrizada. Transmite a sensação de modernidade e leveza ao mesmo tempo.

 

15. Circo

tipografias-diferentes-alfabeto-circo

Não teria como disfarçar de onde veio a inspiração para essa tipografia. Feita para ser divertida, colorida e mágica como os circos são.

 

16. UFO Nest

tipografias-diferentes-alfabeto-ufo-nest

Fonte feita com base em círculos e semi-círculos, com traços afinados e faz com que as palavras tenham essa aparência interessante daqueles padrões feitos em plantações atribuídos aos ETs.

 

17. Stitching

tipografias-diferentes-alfabeto-stitching-font

Experimento tipográfico em caixa alta, sem serifa e com muita cor. Tem uma aparência divertida e bem diversa.

 

18. Wires Sparse

tipografias-diferentes-alfabeto-wires-sparse-generative-lettering

Tipografia feita com linhas aparentemente em 3d, com opções de caixa alta e baixa.

 

19. Hezyl

tipografias-diferentes-alfabeto-hezyl

Tipografia modulada desenvolvida para o logotipo do seu criador. Com arredondamentos estratégicos, transmite ao mesmo tempo um ar moderno e sofisticado. Uso muito inteligente de espaços brancos, não acham?

 

20. Vintage & Eroded

tipografias-diferentes-alfabeto-vintage-eroded-floral

Fonte inspirada na natureza, com uso de muitas cores e de floral. Disponível em caixa alta e baixa, é muito leve, romântica e requintada.

 

21. Neon

tipografias-diferentes-alfabeto-neon-font

Tipografia feita com cantos arredondados e degradês que dão a sensação de fluidez e movimento. O arquivo vem acompanhado de patterns também!

 

22. Kitchen Sink

tipografias-diferentes-alfabeto-kitchen-sink-typeface

Fonte feita com carimbos de esponjas de pia! Dão aquela impressão de uma escrita mais grunge, porém com boa legibilidade.

 

23. Luciana

tipografias-diferentes-alfabeto-luciana-typeface

Tipografia feita com linhas bem finas, bastante feminina, com caixa alta e baixa e caracteres alternativos com muitas linhas sinuosas.

 

24. Multicolore

tipografias-diferentes-alfabeto-multicolore-colorida

Fonte multicolorida em arquivo de Illustrator, com formas arredondadas e boa legibilidade.

 

25. Bergsee

tipografias-diferentes-alfabeto-bergsee

Tipografia feita com curvas e em um grid simples, com o objetivo de estudar a simplicidade da criação dos caracteres. A partir desse grid foram desenvolvidos três aparências bem diferentes.

 

26. Handwritten typeface

tipografias-diferentes-alfabeto-mãos-handmade

Feita aqui no Brasil pelo designer Lucas Neumann. Essa é extra, só pra gente aprender a reparar nos detalhes do dia-a-dia (e pra ficar brincando de conseguir fazer igual!) 🙂

 

Ser designer é em grande parte saber lidar com tipografia. Para atingirmos uma qualidade maior preservando legibilidade e ainda representar o conceito que queremos, seja ele minimalista ou não, é muito importante que treinemos nosso olhar e também nossas habilidades para construirmos nossos projetos. Então, que tal começar a rabiscar as ideias mais doidas para ver o resultado? Bom exercício!

Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.