O trabalho voluntário não serve só para quem está iniciando na carreira, ele pode ser ótimo também para quem tem mais experiência. Neste artigo eu lhe explico o porquê e te dou algumas dicas sobre como você pode praticar um voluntariado hands-on em design e se beneficiar com ele.
Geralmente quando se fala em trabalho voluntário, fazemos associação com o Terceiro Setor que compreende o universo das OSCs – Organizações da Sociedade Civil, e das ONGs – Organizações Não Governamentais, como são popularmente conhecidas essa categoria de instituições que executam programas e projetos sociais/ambientais/culturais vinculados a uma causa e/ou aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A realidade de muitas instituições é que elas não têm recursos desvinculados de seus projetos para usarem livremente e investirem no desenvolvimento da organização e na ampliação de seu impacto.
E, porque faltam recursos, o que implica que elas tenham que depender do trabalho voluntário para preencher lacunas na sua equipe para execução das atividades.
Dito isto, chegou a hora de te dar as dicas prometidas.
1 – O trabalho voluntário pode te proporcionar mais do que projetos para o seu portfólio
Não importa se você ainda está cursando design ou já tem muita experiência, trabalhando voluntariamente para uma OSC/ONG, você construirá relacionamentos que certamente agregarão para ampliar sua área de atuação (networking). Quanto mais contatos você faz, mais o seu trabalho vai ser reconhecido, e por consequência indicado.
Por causa disso, ouso dizer que o trabalho voluntário para um designer pode ser mais enriquecedor do que a manutenção do seu portfólio com projetos fictícios. Além de agregar positivamente para o currículo profissional.
Também preciso te dizer, por experiência própria, que será recompensante demais para você saber que seu trabalho contribui para uma causa, seja ela social, ambiental ou cultural, e que ele beneficia um público carente de cuidados, pois o que você faz de bem ao próximo, retorna para você na forma de gratidão e legado.
2 – Trabalho voluntário que importa é Hands-on
Hands-on é aquele profissional que bota a mão na massa, que faz com os colegas e se aprofunda na atividade. Mas, se você pensa que voluntariado só é possível fazer no tempo livre, isso é um ledo engano.
Mesmo que você tenha que trabalhar e pagar boletos, certamente se você não gastar tanto tempo com distrações, terá algumas horas ou minutos do seu dia em que possa se dedicar a prestar serviços para uma organização do Terceiro Setor e se beneficiar com isso.
O desafio do trabalho voluntário com causas, no mínimo vai te dar mais desenvoltura para desenvolver seus projetos, dada a complexidade desse segmento.
São muitas organizações e causas urgentes que precisam ser promovidas, divulgadas como qualquer outra categoria de empresa, pois quem não é visto não é lembrado, e para as OSCs/ONGs isso reflete na falta de doações e patrocínio.
3 – Só vai acontecer se você prospectar
Do mesmo jeito que você precisa de motivação e organização para buscar novos clientes, o mesmo acontece para você prestar trabalho voluntário.
Para te facilitar, digo que a melhor plataforma para você se cadastrar e encontrar trabalho voluntário em todo país é a Atados.
Apenas digitando “designer” no campo de busca do site, você vai encontrar diversas vagas de uma maneira bem fácil e rápida. Isso vai te poupar um bom tempo garimpando vagas pelo Google ou LinkedIn.
Próximos passos
Agora que você já sabe como pode se beneficiar com o trabalho voluntário e que isso pode ser fundamental para o desenvolvimento de sua carreira como designer, agora chegou a hora de você se lançar nesse desafio e conseguir seus primeiros projetos.
Fazendo isso, aproveite nossa área de comentários e relate a sua experiência e ajude outros colegas de profissão.
Até o próximo artigo. Gratidão!