Já pensou em participar de premiações? Muitos prêmios de design acontecem pelo mundo, veja alguns deles e seus ganhadores
Nem só de aprovação com clientes designers vivem. Muitos prêmios de design mostram os melhores profissionais, em diversas categorias, inclusive algumas relacionadas (ou propriamente de) a arquitetura, já que, resumindo bastante, foi a partir dela que o design começou a ser estudado.
Existem vários desses “Oscars” do design pelo mundo (e no Brasil também), e eles ajudam boas ideias a serem divulgadas, demonstram uma boa valorização a empresas e profissionais e à própria área do design – que tantas vezes nem é compreendida pelo público geral. Nessas saudáveis competições também é possível que designers e donos de marcas possam comparar as suas criações com as de profissionais de outros lugares do mundo, o que deve ser bem interessante, já que a cultura influencia muito em um projeto, né?
Vamos conversar um pouco sobre alguns prêmios e ver alguns dos projetos ganhadores, tenho certeza de que isso vai fazer sua mente aflorar em ideias e, quem sabe, almejar ter seu nome em algum desses troféus 🙂
Recentemente aconteceu em Barcelona o Pentawards, concurso de embalagem, com 55 categorias que foi criado em 2007 e é aberto para concorrência de todos os países do mundo.
Alguns dos vencedores:
Embalagem de chocolate da marca peruana Candela. Ganhou o Pentawards Platinum de 2017 na categoria “O Melhor da Comida”, em tradução livre.
Embalagem de papel higiênico da marca japonesa Matsukiyo, deixa bem menos constrangedor carregar um pacotão de papel depois das compras. Ganhou o Platinum também na categoria “Best of Body Item”.
Outros projetos:
É um dos mais importantes, concurso que é dividido em 110 categorias, entre elas: mobiliário, interiores, eletrônicos, arquitetura, embalagem, design gráfico, joalheria etc. Inovação, criatividade e tecnologia são alguns dos itens usados como parâmetro entre os indicados.
Lynko Freestanding Modular System: mobiliário nômade
Anton Mikhalenkov é designer gráfico russo freelancer (uhuuu!) é também tatuador e ganhou com essas ilustrações/tatuagens na categoria Design de comunicação visual e gráfica (2016-2017)
Outros projetos:
Competição internacional de design gráfico e de produto que visa fazer com que a importância do design para a sociedade e para o mundo dos negócios seja divulgada, bem como reconhecer profissionais que buscam se destacar através do design bem aplicado em seu nicho de mercado.
Branding da exposição anual de graduação do departamento comercial de design da universidade Ming Chuan de Taiwan.
Identidade visual da Marquise do Minhocão – simmm! o Brasil é um país bem representado em competições internacionais de design (e em várias áreas de atuação)! Esse projeto teve como objetivo revitalizar a área do Minhocão para atrair investidores 🙂
Por curiosidade, a equipe que participou do projeto cujo cliente era a cidade de São Paulo:
Design: Interbrand, São Paulo Tryptique Architecture, São Paulo
Creative Direction: Sérgio Cury, Felipe Valério, Beto Almeida, Interbrand Carolina Bueno, Tryptique Architecture Guil Blanche, Movimento 90, São Paulo
Outros projetos:
Vale muito a pena vasculhar essas premiações e entender como funcionam, além do quê, ver os indicados e os projetos vencedores é muito bom pra abrir nossos olhos para novas ideias 🙂
E aí? O que achou? Os jurados estavam certos ao nomearem esses ganhadores?