Gosto dessa imagem dos patinhos porque ela retrata bem como é esse negócio de tendências. A gente observa e estuda para onde as grandes marcas estão indo e repete aquilo que está dando certo. Vamos falar sobre tendências para logo design em 2019.
Antes de mais nada é bom lembrar que cada projeto tem sua particularidade e pertence a um cenário, geralmente, muito específico, com necessidades e objetivos particulares. Isso quer dizer que não é pra você fechar os olhos e simplesmente seguir o fluxo das tendências para logo design. Você vai precisar ter a sensibilidade para identificar o que cabe e o que não cabe em cada situação. Se oriente pelo briefing.
E se você for daqueles criativos que não gostam muito de seguir as tendências (eu sou desses), é importante estar ciente delas para se manter atualizado. Eu pesquisei várias fontes nacionais e internacionais para compartilhar com vocês o que grandes marcas estão fazendo e o que é previsto para as tendências neste ano que estamos iniciando. Pegue seu café e dê uma conferida.
Retrospectiva dos redesigns de logos em 2018
Uma boa forma de começarmos a nossa discussão, é relembrando algumas das grandes marcas que mudaram seu logo no ano de 2018 e tentar identificar que tipo de onda tem levado essa galera a mudar ou qual a motivação principal.
Vejamos algumas das defesas:
Suvinil – O objetivo foi aproximar o consumidor, sem perder o conceito de tradição, qualidade e confiança, acrescentando uma maior simplicidade, proximidade…
Bradesco – A árvore, criada em 1997, continua sendo o símbolo, mas o box ao seu redor foi retirado… A tipografia própria mudou, ficando mais minimalista…
Band – O novo logo da Band deixa de lado as cores verde e amarelo e também aquele efeito de reflexo que obviamente fazia sucesso em 2002…
Atlético-PR – O novo escudo tem um estilo minimalista, sem muitos detalhes, numa linha chamada flat design…
Analisando os trechos destacados das explicações acima, caímos na primeira grande tendência que vou falar neste artigo:
1 – Simplificação e Minimalismo – Menos é Mais
Sabe quando chega um cliente e fala: “mas eu quero um logo bem simples”. Ele acha que está pedindo algo mais fácil, mas pra quem é designer sabe que entre o simples e o simplório existe um espaço muito curto e impressionar um cliente com algo simples é muito mais desafiador.
Simplificar é uma das tendências para logo design que tem sido popular há anos e não apresenta sinais de que vai diminuir, ou seja, 2019 ainda será o ano da simplificação.
A dica, seja para um redesign ou para um projeto novo, é: depois que você tiver chegado a um resultado estético bom, comece a remover tudo que você não achar essencial (vale remover o que você julgar essencial também 🙂 ) – menos coisas, menos cores, menos detalhes, menos volume, menos efeitos, menos disso, menos daquilo… menos é mais.
Em alguns casos mais extremos, a estética em si parece não ser mais o componente principal e o foco passa a ser a funcionalidade. Elementos e detalhes são colocados em segundo plano em prol da objetividade.
Se observarmos o exemplo do Uber e da Burberry, vamos perceber que os símbolos foram abolidos, dando lugar apenas a uma tipografia.
Talvez isso seja um privilégio de gigantes que já alcançaram excelentes reputações em seus segmentos e não necessitam mais serem lembradas por seus logos, pois possuem “n” outros fatores. Ou, isso diz muito sobre a personalidade dessas marcas, que prezam pela objetividade e simplicidade.
Vejamos outros exemplos de gente que andou simplificando o design de suas marcas ao longo do tempo.
Agora veja alguns exemplos de minimalismo extremo.
Você pode conferir mais no nosso artigo com 60 exemplos de logotipos minimalistas.
2 – Responsividade – Auto Adaptação
Dentre todas as tendências para logo design, essa é a que mais afeta as marcas, independente do setor, tamanho ou personalidade. É a capacidade que os logotipos tem de se adaptar a diferentes tamanhos de telas e dispositivos, ou seja, desktop, tv digital, tablet, celular, smartwatches, etc
Veja alguns exemplos abaixo ou teste na prática clicando no link responsivelogos.co.uk – Para testar, redimensione a janela do seu navegador e veja o que acontece.
Além disso, graças às redes sociais e aos messengers, os logotipos precisam ser extremamente reduzidos para caber nas bolinhas dos avatares. É essencial se pensar nessas adaptações e utilizar a que mais for viável em cada situação para garantir a legibilidade.
3 – Sobreposição – Mistura de Cores
É um efeito muito interessante que pode ser bem vindo se for coerente com os objetivos do projeto. Ele dá a ilusão de sobreposição de cores, criando tonalidades secundárias, resultantes dessa mistura. Se bem usado, pode dar ao logo uma personalidade única.
É como se fosse um degradê pra quem não gosta de degradê 🙂
E por falar nele…
4 – Degradê – Gradiente, mesmo!
Andes (na era do Corel) se chamava gradiente, depois passou a se falar degradê e agora alguns chamam de transferência de cor (é tudo gradiente).
Já tem tempo que esse negócio de degradê vem voltando com tudo e particularmente tenho visto muitos designers se libertando aos poucos do bloqueio e porque não dizer, do preconceito de usar esse efeito. Afinal, ele foi condenado por muitos anos.
Pois é, querendo ou não, o degradê está na lista de tendências para logo design em 2019 e por bons anos ainda.
É notável que esse efeito de mistura gradativa das cores, ganhou força depois que o Instagram apresentou seu rebrand em 2016. Desde então muita gente foi seguindo essa tendência.
Dica: Claro que esses efeitos ficam lindos nos meios digitais, mas você sempre vai precisar de uma versão flat ou ficará limitado para aplicações restritivas como um bordado ou silk, por exemplo.
5 – Dinamismo – Logotipos Variáveis
Na minha opinião, dentre todas as tendências para logo design, essa é a mais desafiadora. Pensar em um logo camaleônico, que possa sofrer drásticas mudanças, sem perder a identidade e a linguagem, pode ser uma tarefa complicada.
Não é de hoje que as marcas vem buscando um relacionamento mais próximo e pessoal com seu público, e ter um logotipo que possa mudar de cor, textura, tipografia e até mesmo layout, para comunicar determinados assuntos ou para falar com um específico grupo de pessoas, com certeza é uma boa estratégia.
Um grande exemplo disso, que quase sempre vira notícia e que faz as pessoas compartilharem nas redes sociais, são os Doodles do Google, que segundo eles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.
Mas tem mais gente seguindo essa tendência.
Outras tendências para logo design em 2019
Vou listar aqui o que há anos vem sendo usado como cartas coringas e que continuam fortes como tendências para este ano e, possivelmente, para os próximos.
6 – Espaço Negativo Inteligente – Uma técnica que revela elementos ocultos num espaço vazio.
7 – Letras Manuscritas – Cresceu muito no ano passado e se mantém como tendência por fortalecer o quesito exclusividade, pois em muitos casos são tipografias criadas a mão.
8 – Semi-Flat ou Flat 2.0 – Logotipos planos que transmitem a sensação de tridimensionalidade a partir de sombras e variação das tonalidades.
9 – Ilusão de Óptica – Sabe quando você tem que olhar duas vez pro logotipo? É isso! Uma ilusão criada a partir das linhas ou sombreamentos, dando a sensação de perspectiva ou tridimensionalidade.
10 – Design Vintage – Saindo um pouco da simplificação, alguns designers têm buscado inspiração histórica para imprimir, com riqueza de detalhes, a autenticidade que o projeto precisa – Eu acho muito bonito, mas pouco funcional.
E aí, preparado para criar logotipos excepcionais e funcionais em 2019? Vamos trabalhar!
Até o próximo artigo 🤓