Hoje vou compartilhar com vocês um pouco do meu processo criativo. Mostrarei alguns cuidados que devem ser tomados na construção de um logotipo para que ele reflita a essência da marca, a personalidade do negócio.
É necessário estarmos atentos a alguns procedimentos essenciais para a construção de um logotipo já que ele precisa conversar, se comunicar corretamente com o seu público alvo.
Pois o design existe para, dentre outras coisas, transmitir uma mensagem.
Então, se o logo não estiver conectado, não estiver alinhado com a personalidade da marca, há muita probabilidade da empresa se comunicar de maneira errada com a sua audiência e assim não alcançar os objetivos definidos para aquela comunicação.
Pra representar a identidade de uma empresa em um logotipo, meu primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o negócio.
Junto com os seus donos ou representantes – eles estão sempre presentes no processo inicial da construção do logo. Afinal de contas são eles que mais conhecem a empresa – eu identifico alguns pontos como o motivo de existência do negócio; quais são os seus objetivos, pra onde ele vai; qual é a sua história, sua tradição…
E para deixar esse post um pouco mais prático, compartilho como foi o processo de criação do logotipo da marca Mamooth:
Quem é a Mamooth?
É uma empresa digital que ainda não está no mercado. Ela vende produtos online e sua atuação será totalmente virtual. A sua vibe é representada por uma galera jovem, super antenada nas tendências de mercado, super antenada nas tendências de tecnologia dos setores em que a empresa atua.
A empresa tem uma personalidade de atitude, de realização, de identificar uma oportunidade e já partir pra ação. E esses pontos podem ser representados no logotipo, é possível representá-los.
Sobre a parte da criação, do design.
Por solicitação da empresa, havia a necessidade da representação de um mamute no logo. Mas esse animal representado não poderia ser grosseiro, agressivo, bravo e então surge o primeiro desafio: o mamute por si só possui estas características.
Como então não deixá-las aparecer no símbolo a ser criado?
Acompanhe no vídeo abaixo como foi o processo criativo, desde os rascunhos, desde as ideias iniciais, até a escolha da linha de criação a ser seguida e a escolha da tipografia.
Lembre de deixar a sua curtida e de compartilhar com seu amigo empreendedor ou designer:
A sinergia entre o designer e o cliente é fundamental para o sucesso do projeto.
O cliente tem que estar envolvido desde o início, desde o briefing e este documento precisa promover a discussão de pontos estratégicos do negócio como missão, visão, valores, história, público alvo, previsão de novos negócios e concorrentes.
Com essa discussão o cliente nos dá informações muito valiosas que poderão ser utilizadas na criação do conceito do design a ser criado e assim aumentar a chance do projeto ser aprovado sem alterações.
Mas, bem mais importante que um projeto aprovado de primeira é ele atender um dos objetivos do design: transmitir uma mensagem. E que essa mensagem esteja alinhada com a empresa, com seus propósitos, seus valores, sua essência e assim a sua audiência se identifique com ela.
Sucesso a todos!
[…] Dicas sobre Design de Logos […]