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O que é Marketing Pessoal e o poder que ele pode exercer sobre sua imagem

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Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Você sabe o que é Marketing Pessoal? Neste artigo vamos falar sobre esta importante ferramenta de marketing e o poder que ela pode exercer sobre a sua imagem, atraindo atenção e até mesmo influenciando pessoas.

Para algumas pessoas, o significado de Marketing Pessoal é associado a um profissional liberal para que o mesmo conquiste e fidelize novos e prósperos clientes. Mas, veja, não é apenas para profissionais freelancers. Esta importante ferramenta de marketing é para qualquer profissional que deseja se destacar em seu meio. É uma excelente ferramenta que faz com que o meio por onde este transita o reconheça como uma autoridade no desempenho de suas funções.

Vamos ao conceito de Marketing Pessoal

O marketing pessoal é uma estratégia utilizada para fortalecer a imagem e a reputação de um profissional por meio da sua promoção pessoal. Esta ferramenta tem o poder também de transformar quem a utiliza em uma referência ou autoridade, o que por consequência, influencia outras pessoas de forma estratégica. Ele envolve trabalhar diversos conceitos e técnicas de modo a criar uma imagem diferenciada. Até mesmo a sua forma como se veste faz parte do seu marketing pessoal. Um exemplo que quase todos lembram é de Steve Jobs e sua calça jeans, camisa preta de gola alta e tênis New Balance. Alguns dizem que este look do velho Jobs foi o ponto de partida para que vários profissionais passassem a adotar apenas um visual mais minimalista no dia a dia.

design marketing pessoal steve jobs

Por que devemos investir em nosso Marketing Pessoal?

Investir em marketing pessoal gera autoridade e atrai a atenção. O seu perfil apresentando-se pessoalmente ou em suas redes sociais devem demonstrar as suas qualificações, o que você sabe fazer e, principalmente nos dias de hoje, como você pode contribuir para a resolução de um problema ou de uma necessidade.

O seu marketing pessoal precisa estar alinhado com a sua persona. Como é seu tom de voz e como ele passa a mensagem precisa estar sincronizando em todos os seus canais de comunicação, sejam eles verbais ou não verbais.

Por exemplo: se você tem como perfil uma pessoa mais organizada, de fala tranquila e rebuscada, seus canais de comunicação na internet não podem ter uma linguagem solta e repleta de gírias. Isto entra em total contradição com quem você é.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas e/ou empresas buscam por pessoas de verdade.

Como fazer o seu Marketing Pessoal?

Então chegamos aqui, na pergunta de 1 milhão de dólares.

Acredito que, primeiramente, para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal é preciso identificar quais são as suas qualificações e como elas podem ser utilizadas pelo mercado de trabalho. Ou seja, encontre dentro de você qual competência você quer se destacar e fazer dela o seu carro chefe e como quer ser conhecido como o melhor da sua área. Eu tenho um colega que é engenheiro elétrico em uma grande companhia, mas também artista visual. Todo o seu marketing pessoal é aplicado na sua área artística, pois é assim que ele quer ser conhecido e ser visto como referência. Ele mesmo me diz que “é artista” e apenas “está engenheiro”.

Separei abaixo algumas dicas de como desenvolver o seu marketing pessoal de forma efetiva que te ajudarão a planejas o seu de forma estratégica:

Missão, visão e valores. Quais são os seus?

Para que a sua marca pessoal tenha mais propriedade é preciso que também sejam definidos a sua missão, a sua visão e os seus valores. Engana-se quem pensa que isso é apenas para grandes empresas. Definir estes parâmetros é essencial para que sua marca, pessoal ou não, saiba onde quer chegar. Entenda o que significa cada parâmetro de posicionamento:

Missão são os motivos que lhe movem e aquilo que pretende entregar para os clientes. Ela norteia a estratégia de um negócio ou pessoa para deixar os objetivos dela explícitos.

Visão é o seu planejamento de longo prazo. Onde você ou sua empresa pretende estar em alguns anos, ou seja, onde você quer chegar.

Valores são aquilo que o orienta e qual é a sua postura profissional, em resumo, quais são os valores que te movem.

Utilize a matriz SWOT para seu autoconhecimento

A análise ou matriz SWOT é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades são sempre úteis quando é necessário definir um planejamento de Marketing. Faça uma lista com aquilo que o coloca à frente da competição, os problemas que pode enfrentar para conseguir espaço no mercado, o que ainda não faz bem e os nichos em que pode atuar para amplificar seus resultados.

A matriz SWOT lhe ajudará a entender que tipos de qualificações devem ser obtidas para se tornar um profissional completo.

design marketing analise swot

Realize uma boa autopromoção nas redes sociais

Se existe um lugar com o menor custo benefício para se promover hoje em dia, são as redes sociais. Ela é barata e acessível a todos os profissionais. Utilize as suas redes sociais como um forte canal de comunicação para com os seus clientes e parceiros. Uma marca ganha uma grande projeção e visibilidade ao ingressar na internet.

Como o custo de promover-se nas redes sociais é muito menor do que o custo investido em mídias tradicionais. Além disso, o profissional encontra na internet muitas oportunidade de novos trabalhos e aumento do seu network.

Desenvolva a sua marca e inicie uma carreira como consultor virtual

Depois de identificar os seus “porquês”, você terá elementos o suficiente para criar a sua identidade visual. Caso você não seja designer, contrate um profissional para te ajudar a desenvolver a sua marca. Tipografia, formas e cores formatadas dentro de sua identidade visual tornará a sua divulgação e identificação mais fácil, principalmente quando bem trabalhada. As pessoas aprenderão a associá-la a você e o reconhecimento funcionará a favor da credibilidade.

Não pense apenas em vender o que você faz. Dinheiro é bom demais, não sou hipócrita de dizer que não, mas ele não pode ser o objetivo. Você pode contribuir de forma virtual disseminando gratuitamente para ajudar as pessoas através de blogs, mídias sociais, site, artigos, etc. A sua autoridade é gerada quando as pessoas têm acesso ao que você sabe fazer. Isso também faz com que as pessoas lhe contratem quando sentem a necessidade de um produto ou serviço da sua área.

Invista em qualificação

Num mundo com tantas informações, é impossível se limitar apenas a sua vivência. O bom profissional é reconhecido pelo que sabe fazer, mas também pelo que sabe entregar. E entrega não é apenas um produto finalizado. A entrega vai da pré venda até a pós venda. E como fazer isso de forma eficiente? Estudando cada vez mais e se qualificando cada vez mais. O bom profissional é àquele que busca evolução constante.

A sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas. Cuide bem dela.

As grandes empresas se preocupam demais com o seu branding, com a sua construção de marca. Quando marcas e pessoas melhoram as impressões que transmitem a clientes e contratantes, elas são muito mais bem-sucedidas em suas vendas.

A preocupação pela entrega deve ser constante. Você deve se preocupar com o todo. Tudo é sua imagem. A imagem visual propriamente dita, o tom de voz e o que entrega e como entrega.

Olhe para si e faça duas perguntas:

A minha imagem passa credibilidade no que me proponho a fazer?

Eu contrataria um profissional com a minha imagem?

Mas, ao fazer estas perguntas a si mesmo, não tenha receios e nem se cobre demais procurando por uma perfeição, que é humanamente impossível. Apenas pergunte de forma direta e responda de forma direta, sim ou não.

Se a resposta for negativa, pergunte a si mesmo o que buscaria num profissional e aplique a si mesmo.

design marketing pessoal mario persona

Com sua imagem definida, posicione-se de forma coerente

As famosas autoridade e credibilidade são muito difíceis e demoradas de serem construídas, mas basta uma ação executada de forma infeliz nas redes sociais e seu castelo começa a ruir. O tal “cancelamento” está aí para exemplificar isto.

Lembra-se quando acima eu citei que as pessoas buscam por gente de verdade? Daí a importância de, após definir todo o seu planejamento de marketing pessoal, você sempre se posicionar de forma coerente com as suas estratégias. Imagina se você vive falando que defende os animais, tem projetos, arrecada ajuda e eis que um dia é filmado agredindo um cachorrinho?! Pronto, a casa caiu.

Ou um exemplo menor, você vive falando sobre processos de trabalho, organização visual e pessoal e em suas fotos, ao fundo, vemos que vive numa tremenda bagunça e anda meio desleixado com sua aparência.

A minha dica de ouro para o marketing pessoal é que TUDO se conversa.

Espero ter contribuído para o seu esclarecimento sobre o que é marketing pessoal e o poder que ele pode exercer em sua imagem e te ajudar a crescer de alguma forma.

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