Em lojas físicas, além de todo o marketing nas mídias online, é importante dar atenção também à vitrine. É a primeira forma de contato com o possível consumidor, atraindo-o somente pela visão, sem necessidade de usar a voz.
A vitrine deve estar bem trabalhando, identificando o que realmente a loja vende, para que não cause confusão e frustração no consumidor que entra na loja em busca de um produto.
Ela também é uma forma de abordagem não invasiva, ou seja, se o consumidor é atraído pela vitrine, ele entrará na loja, não havendo a necessidade de uma abordagem do vendedor, o que não invade o espaço da pessoa do lado de fora da loja e ela se sente confortável para decidir se entra ou não.
Vamos entender quais são os pontos que podem ser explorados para melhorar a atração da sua vitrine.
– Design
Trabalhar com elementos que se identificam com a sua marca é essencial para manter uma unidade visual. Além disso, as cores também são importantes, usar tons que se relacionam com a sua proposta de vitrine, exemplo estação verão trabalhar com amarelo, laranja, azul…cores vivas.
– Sonorização
Mesmo propriamente olhando a vitrine você não ouça, mas ao passar na frente da loja, é possível ouvir alguma música. Isso também faz parte da atração, tornando-se algo convidativo para o consumidor entrar.
Mas lembre-se que a música precisa ter uma relação com o gosto do seu público-alvo.
– Equilíbrio e Disposição do produto
Tudo é uma questão de equilíbrio, não é mesmo? Se a vitrine estiver lotada, pode passar a sensação de desespero na venda, que o interior da loja também é cheio bagunçado. Entretanto, manter a vitrine muito vazia também é um ponto de atenção, pois pode transmitir a ideia que a loja tem pouca variedade e estoque baixo.
Saiba dar o foco e atenção necessários ao produto que você quer dar destaque. Se a vitrine estiver com outros produtos, procure deixar o principal mais a frente ou mais no alto, em posição que favoreça a tração do olhar do consumidor.
– Temática
Que tal trabalhar com vitrines temáticas? É uma boa para trabalhar com temas das coleções, exemplo primavera-verão. Fazer um cenário com itens de decoração e iluminação voltados a temática é um chamariz para as pessoas passarem, serem atraídas e entrarem na loja.
Essas são algumas dicas que eu considero básicas e principais que o lojista deve seguir para montar uma vitrine atrativa. Mas, além disso, é necessário se colocar no lugar do consumidor, ver se realmente está interessante, se tem a ver com o público.
Faça o teste de passar em frente a sua loja e ver se ela está atrativa, se algum detalhe chamou atenção. Ou convide pessoas, sejam elas parecidas com seu público alvo, para analisar… esse feedback será muito importante!
E você já viu alguma vitrine que te chamou atenção, gostaria de contar alguma experiência ou até mesmo compartilhar dicas? Deixa nos comentários, vou adorar!
Até o próximo artigo, espero vocês.
Obrigada pela leitura! <3