Notion Master Backoffice Template
Notion Master Backoffice Template

7 plugins do WordPress para turbinar sites e blogs

7 plugins do WordPress para turbinar sites e blogs
Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Especialista em redação e ghostwriting, criando conteúdos inovadores e envolventes para marcas e profissionais.

Os plugins do WordPress são peças essenciais para a criação de sites e blogs de alta performance. Saber escolhe-los pode te colocar em vantagem ou te deixar para trás na briga pela primeira página do Google.

O WordPress é um dos CMSs mais utilizados da internet, estando presente em 43% de sites e blogs, de amadores até os maiores sites de notícias, e o que faz esses sites alcançarem resultados cada vez maiores são os plugins do WordPress que são escolhidos para compor a estrutura, dando segurança, confiabilidade e performance.

Assim como os plugins do WordPress são excelentes para turbinar sites e blogs, eles também podem atuar como vilões, uma vez que se utilizados em excesso podem afetar a performance, o que vai deixar os usuários chateados e o Google desconfiado da qualidade do seu site ou blog.

Pensando nisso eu selecionei 7 plugins do WordPress que eu utilizo e que atuam em áreas essências, como segurança, performance, conteúdo e marketing.

Plugin do WordPress - Wordfence

Wordfence

O Wordfence é um dos plugins de segurança mais utilizados no WordPress. Ele atua em pontos como: segurança do login, scanner de malware, autenticação de 2 fatores, firewall entre outras funcionalidades.

Desde que foi lançado já bloqueou mais de 10 bulhões de ataques e sua lista de IPs maliciosos conta com mais de 80 mil registros.

Ele conta com 4 versões: 

  • Free: indicado para sites de nível básico que precisam de segurança básica do WordPress
  • Premium: indicado para sites autoadministrados que precisam da melhor proteção contra ameaças existentes e emergentes
  • Care: indicado para empresas que não possuem suporte técnico interno e precisam de suporte de um analista de segurança dedicado
  • Response: indicado para situações críticas que exigem resposta a incidentes 24/7/365 com tempo de resposta de 1 hora

A versão gratuita você pode baixar diretamente no site oficial do WordPress. Já as demais versões você pode adquirir direto no site oficial.

Plugin do WordPress - All in One WP Migration

All in One WP Migration

All in One WP Migration é o plugin mais completo quando o assunto é backup e migração de sites.

Ele permite a geração de backups manuais e automáticos, garantindo que você tenha sempre em mãos os arquivos e banco de dados do seu site para o caso de alguma eventualidade.

Também conta com diversas extensões que o tornam ainda mais robusto, como por exemplo, extensões que permitem fazer backup e migração de arquivos usando contas no Dropbox, Google Drive, Amazon, OneDrive entre outros. 

Conta também com extensões capazes de permitir migrações de sites grandes, já que o limite máximo para o tamanho de um arquivo de backup ou migração é de 512MB e também a possibilidade de fazer o envio do arquivo de migração direto para o servidor através de FTP.

A versão padrão do All in One WP Migration pode ser baixada direto da página do plugin no WordPress e as extensões podem ser adquiridas no site oficial do plugin.

Plugin do WordPress - WP Rocket

WP Rocket

O WP Rocket é, na minha opinião, o melhor plugin de cache e otimização disponível no mercado. E digo isso pois ele tem configurações que ajudam a aumentar as pontuações no Google Page Speed e no Core Web Vitals, que são as ferramentas de monitoramento do Google para fazer o ranqueamento de conteúdo.

Com ele você otimiza o carregamento de arquivos CSS e JS, faz uso dos recursos de cache e CDN, entre outros recursos.

Ele está disponível nas versões:

  • Single: para 1 site
  • Plus: para 3 sites
  • Infinite: para sites ilimitados

Infelizmente esse plugin do WordPress não possui uma versão gratuita, mas vale a pena o investimento. Para adquirir qualquer uma das versões disponíveis, acesse o site oficial.

Veja também: Como acelerar o carregamento do site no WordPress com o plugin WP Rocket

Plugin do WordPress - Smush PRO

WP Smush

O WP Smush é um excelente plugin para otimização de imagens. Com ele você otimiza as imagens já existentes e podem configurar para que as novas imagens sejam otimizadas no momento do upload.

Dentre as muitas opções de configuração que ele oferece, você vai encontrar a possibilidade de definir tamanhos personalizados para o redimensionamento de imagens, nível de compressão das imagens, armazenamento de backup entre outras opções.

A versão gratuita pode ser baixada na página do plugin no WordPress e a versão paga pode ser adquirida no site oficial.

WebP Express

Um plugin 100% gratuito para WordPress que é capaz de converter imagens em formatos tradicionais para o formato .webp que é um formato mais leve para ser usado na internet.

Ele permite que você configure os níveis de compressão e conversão, e também faça a conversão de todas as imagens já existentes assim como configurar para converter durante o upload.

Dica: você pode usar esse plugin combinado com o WP Smush para melhorar a performance relacionada ao carregamento das imagens.

O download pode ser feito na página do plugin no WordPress.

Plugin do WordPress - Yoast SEO

Yoast SEO

O Yoast SEO é o plugin número 1 quanto o assunto é SEO no WordPress. Além de todas as funcionalidades que ele entrega para otimizar títulos, descrições (meta descriptions) e imagens das páginas e dos posts, ele também conta com extensões que permitem otimizar pontos específicos de SEO como:

  • vídeos
  • negócios locais
  • notícias
  • ecommerces que usam o WooComerce

Sites que não possuem uma boa estrutura de SEO têm dificuldades em alcançar resultados e o Yoast é um grande aliado para mudar isso. Fácil de usar e muito poderoso, ele com certeza vai turbinar o seu site ou blog.

Ele conta com uma versão gratuita que pode ser baixado na página do plugin no WordPress e a versão paga pode ser adquirida no site oficial.

Plugin do WordPress - PixelYourSite

PixelYourSite

E para fechar eu não poderia deixar de falar do plugin que vai ajudar você a monitorar o tráfego pago que você gera para o seu site ou blog.

O PixelYourSite é um plugin completo para configurar as conexões com as principais redes sociais do mercado e ferramentas de análise de dados.

Com ele você vai configurar o Meta Pixel, a Meta Conversion API, Google Analytics (G4), Google Ads, Pinterest Ads e TikTok Ads.

Além de permitir as configurações das tags de monitoramento ele permite que você crie eventos personalizados para monitorar o que o usuário está fazendo no site e poder trabalhar o remarketing com informações mais precisas.

Ele conta com uma versão gratuita que pode ser baixada na página do plugin no WordPress e tem a versão paga que pode ser adquirida no site oficial.

As versões pagas dos plugins do WordPress são muito caras, não posso pagar

Se você achar que nesse momento o preço da licença é maior do que o seu orçamento, existem formas alternativas para aquisição dos plugins citados nesse artigo.

A seguir estão links alternativos que possuem um custo mais acessível e são completamente seguros. 

Mesmo com os preços nos links alternativos sendo mais acessíveis, sempre que possível, opte pelas versões originais, elas serão sempre as melhores escolhas.

Assuntos abordados

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x