Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

A música e a criatividade: uma relação em perfeita sintonia

Por 31 de julho de 2018Inspiração
musica criatividade just play it
Próximo Post
Post Anterior

A música e a criatividade andam sempre juntas. É uma perfeita sintonia de dois elementos extremamente essenciais para a qualidade de um job.

Não é novidade para ninguém que a música e a criatividade andam lado a lado. Você que já acompanha este Blog e os meus artigos já sabe que eu adoro os clichês. Os clichês são as mais sinceras expressões da verdade, principalmente por quem as viveu e demonstra, através de curtas frases, um pouco de suas experiências alcançadas ao longo do tempo.

Uma frase que eu amo é “quem canta os seus males espanta!”.

A música aguça os nossos sentimentos, as nossas relações humanas, os nossos pensamentos outrora esquecidos e por que não, a nossa criatividade. A música faz parte do nosso traço e da nossa personalidade como indivíduo, pois ela está diretamente ligada aos nossos gostos pessoais. Antes, vamos falar um pouquinho sobre o que é a música.

Segundo o dicionário, a palavra música é um substantivo feminino, e diz que trata-se de uma organização de sons em sintonia com intenções estéticas, artísticas ou lúdicas, variáveis de acordo com o autor, com a zona geográfica, com a época, etc.; Arte e técnica de combinar os sons de forma melodiosa; Composição ou obra musical; Execução de uma peça musical, etc.. Os significados são tantos que passariam todo o artigo explicando seus sentidos e suas variáveis.

musica criatividade ceu limite violao

A música em si é uma combinação de vários elementos, tais como: notas, tons, harmonia, arranjo, melodia, voz, técnica, etc… mas neste artigo eu não quero abordar as técnicas musicais. Vou pedir licença a você e utilizar uma abordagem mais romântica. A criatividade em si não é uma coisa técnica, não é palpável.

Mas tem uma das características da música que quero muito falar: o ritmo. O ritmo musical é o que, acredito eu, toca mais o coração. Toca nossos sentidos. E dentro do ritmo, existe a batida. Ora, quantas vezes você se pegou dizendo: “- não gostei da letra, mas a batida é sensacional!”. É justamente aí que quero chegar. Bóra no foco!

musica criatividade ipod dancing

Música x Mente x Coração

A batida da música é quem determina o tempo dela. O ritmo também é influenciado por esta batida. Segundo os especialistas, a batida da música exerce um poder incrível nas batidas do coração. Existem centenas de estudo sobre esse tema. Especialista já fizeram um estudo onde colocaram vários atletas para escutar uma música calma após uma corrida. O resultado foi que o coração voltou ao seu estado normal mais rápido.

Outro estudo aponta que a escolha por qual música vamos ouvir depende muito do nosso estado emocional, literalmente. Se estamos tristes, escolhemos determinada música por querer ficar mais alegre ou por permanecer na tristeza. Sim, tem pessoas e, que não são poucas, que optam por permanecer um período na tristeza curando suas dores emocionais. A “sofrência” no sertanejo está aí fazendo um sucesso mundial para afirmar o que acabo de dizer.

musica criatividade heart beat

A música influencia diretamente o nosso estado de espírito e ativa funções cerebrais que nos remetem a vários tipos de lembranças. A música está diretamente também ligada a criatividade por aguçar nossa memória afetiva. Além disso, ela exerce outras funções importantes ao organismo. Veja:

  • Diminui a dor;
  • Melhora sua motivação e performance durante um treino, caminha ou corrida;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • A música suave faz com que algumas pessoas comam menos;
  • Melhora a função dos vasos sanguíneos.

Você que me acompanha já sabe que sou da geração dos anos 80 e 90. Eu não poderia falar de música e criatividade e não citar esses dois vídeos clipes que foram um divisor de águas quando surgiram mundialmente. Apesar de visualmente simples, analise mais profundamente e observe a riqueza de detalhes e de inovação tecnológica, pois os computadores da época, não eram tão potentes estrelas digitais como são hoje:

Take on Me. A-Ha, 1985.

 

Black or White. Michael Jackson, 1991.

 

Música x Criatividade x Resultados

musica criatividade workstation

A música faz bem para a alma, para o coração e também para os jobs.

Em geral, os ambientes mais criativos e despojados têm música, ou ambiente ou cada na sua, ouvindo seus gostos pessoais em seus fones de ouvido.

Nós somos movidos a emoções. Tudo que nos toca emocionalmente fortalece a qualidade dos nossos trabalhos.

Sem dúvida, se você precisa criar uma campanha para determinada marca de jeans voltado ao público country, um dos elementos utilizados para ajudar no desenvolvimento do conceito é escutar uma boa dose de música country. Tudo bem se você ama ouvir hip hop o dia inteiro, mas a música certa e que combina com o seu job te leva mentalmente a entrar no universo country. E se você tem alguma vivência ou passagem pelo interior, certamente será levado até as suas memórias.

A música como elemento componente do processo criativo com certeza influenciará de forma positiva no resultado do seu trabalho, tornando-o cada vez mais profissional.

Veja algumas ilusões de ótica com capas de disco:

musica criatividade capa disco 0musica criatividade capa disco 06musica criatividade capa disco 01musica criatividade capa disco 03musica criatividade capa disco 09musica criatividade capa disco 08musica criatividade capa disco 07musica criatividade capa disco 13musica criatividade capa disco 14musica criatividade capa disco 04musica criatividade capa disco 12musica criatividade capa disco 11musica criatividade capa disco 10

Se você ainda não é um amante da música, qual desafiar-se a inserir música no seu dia-a-dia. Seja trabalhando, cozinhando, se divertindo, uma boa música vai sempre bem e ajuda demais a melhorar a sua vibe ou relembrar belos momentos da vida.

E aí, você também escuta música para te ajudar no processo criativo? Divida aqui conosco sua experiência e nos diga qual música não pode faltar na sua playlist.

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.