Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Saiba o que é All Type e inspire-se

Por 3 de abril de 2019Design
all-type-blog-design-com-cafe
Próximo Post
Post Anterior

Quem nunca ouviu a frase uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, e fosse o contrário? Será que mil palavras valem mais que uma imagem? É disso que se trata o All Type.

Nesse artigo, além de conhecer mais sobre essa técnica, você vai poder se inspirar com dezenas de exemplos de anúncios e designs no estilo All Type, que separei para você.

Você vai perceber que com muito menos de mil palavras é possível superar o valor comunicativo de uma imagem 🙂 Pegue seu café e confira!

O que é All Type

O nome vem do inglês, que na tradução literal significa “todo tipo”. Um estilo criativo caracterizado pelo uso somente de letras para compor o layout.

Somando essa técnica a uma boa dose de criatividade, é possível ir além de um bom texto. Através de alterações tipográficas de fonte, estilo, efeitos e cores, o designer consegue atrair e impactar o leitor, transmitindo a mensagem que se deseja, sem a necessidade de usar nenhum tipo de ilustração ou imagem.

Como surgiu o All Type

Anúncio composto somente com texto não é coisa nova. Na verdade era a única forma de comunicar nos jornais antigos, por exemplo.

Nessa época, no chamado Marketing 1.0, não existia a necessidade de persuadir o cliente. Primeiro, porque não existia muita concorrência e, mesmo que quisesse, não haviam muitos recursos para se criar apelos visuais na comunicação.

A linguagem era clara e objetiva, com o único intuito de informar ao consumidor sobre a existência de um produto ou serviço.

all-type-anuncios-antigos

Eu falo dessa evolução do Marketing no meu artigo sobre a Estratégia Compre Baton.

Movimentos como Bauhaus, Art Déco e outros que surgiram ao longo dos anos, foram grandes influenciadores dos criativos, ampliando os horizontes e abrindo as mentes para inovarem e proporem novas formas de comunicar.

Acredita-se que o All Type também foi motivado por um desses movimentos, o De stijl. Uma linguagem visual bem colorida, com formatos regulares e cores blocadas, difundida por um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses.

all-type-de-stijl
all-type-de-stijl-roozendaal
all-type-de-stijl-home
all-type-de-stijl-type-specimen
all-type-de-stijl-type-inspiration

Claro que outros fatores favoreceram o surgimento e o crescimento do All Type, fatores como o aumento da variedade tipográfica e a melhoria dos softwares e ferramentas gráficas.

Exemplos de Anúncios e Layouts All Type

Separei 50 exemplos que aproveitaram bem o uso dessa técnica. Alguns deles você vai notar que não são puramente All Type, porque usam imagens para auxiliar no design, mas ainda assim são excelentes fontes de inspiração. Aproveite e até o próximo artigo 🙂

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.