Um Bate Papo Inspirador Sobre o Mundo do Design :)

A Arte de Intervir na Correria Urbana

Por 27 de setembro de 2017Inspiração
capa-intervencao-urbana-cow-parade
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Cenas aparentemente comuns podem ser tornar uma verdadeira delícia aos olhos através da intervenção urbana.

Andando pela cidade e vendo as várias construções prediais acabo me dando conta de que o cimento invade cada vez mais as cidades. O verde está ficando de lado e onde era trecho rural está ganhando também a sua capa asfáltica. Com a onda do desenvolvimento crescente, nossa pressa aumenta e deixamos de apreciar o belo.

Partindo de premissas como esta, por exemplo, é que surgiu um movimento chamado intervenção artística. Aqui no Brasil, começou em meados dos anos 70. A ideia inicial é trazer para as grandes cidades um toque de arte, humor, indagação e, principalmente, questionamento social através da expressão artísticas.

Outros movimentos apontavam isso também, a própria moda gritava por expressão em seus vários modelos, cores e estampas. Alguns artistas acreditavam que “certas instituições” limitavam o acesso à arte. Então, ao invés de expressá-las em galerias, que tal deixá-las para quem quisesse ver na ruas?!

Assim, a mensagem a ser levada está em espaço aberto. Acesso livre a todos. Isso leva a discussões e reflexões sobre a arte, pois cada um tem a sua forma de interpretá-la.

intervencao-urbana-profeta-gentileza

Este é um ótimo exemplo de intervenção urbana nacional. Quem não conhece estas mensagens, principalmente a sua mais famosa frase “Gentileza gera Gentileza”. Trata-se das mensagens de José Datrino, mais conhecido como o Profeta Gentileza.

Estas frases e mensagens estão espalhadas pelas ruas do Rio de Janeiro. O Profeta Gentileza era um artista, poeta, mas, infelizmente, durante muito tempo considerado louco por andar a caráter de profeta, espalhando e escrevendo o amor sob viadutos, muros e pontes cariocas. Quem passa a pé, de bike ou de carro se encanta com seu amor expresso em sua tipografia única. Ele também consolava as pessoas com suas palavras de ânimo e todo esse trabalho era feito voluntariamente. Alguns anos depois, suas obras passaram por uma agressão, sendo cobertas com tintas cinza. Mas, a população se uniu para revitalizar suas obras. Hoje vemos seu legado em vários lugares, inclusive em produtos a venda em lojas de souvenirs e na internet. Claro que os designers de produto não iriam perder a oportunidade né?! Rsrsrs…

intervencao-urbana-profeta-gentileza-produtos

O que é mais bacana na intervenção urbana é a capacidade de provocar. Levar a reflexão. Mas não podemos nos prender a somente isso. As possibilidades são infinitas. A arte é uma das formas humanas mais incríveis de expressão. A arte de rua pode ser expressa por qualquer pessoa, independente dela ser artista ou não. Pesquisando sobre o tema, esbarrei nas obras do artista Damon Belanger. De forma bastante humorada, suas intervenções urbanas são aplicas em objetos inanimados nas ruas da Califórnia. O grande lance é que ele desenha sombras animadas nestes objetos, como se cada peça quisesse nos dizer o que está sentindo ou pensando. Veja:

intervencao-damon-belanger-california

Este é um tema amplo, poderíamos ficar aqui semanas comentando sobre o tema. Acredito que tudo o que o artista queira divulgar em suas obras é a mensagem. Seja ela subliminar ou não, real ou não. O conceito de realidade e verdade varia de acordo com cada um, ou seja, cada um tem a sua. E falando em mensagem, quem é nossa amiguinha que adora divulgar mensagem e dar o seu recado? A nossa amada publicidade!! A intervenção urbana é um caminho que muitas agências adotam para divulgar a marca ou vender o produto do seu cliente. Elas saem um pouco dos anúncios em veículos e partem para as ruas, numa pegada divertida e bastante criativa.


intervencao-urbana-publicidade

Você reparou que nesse artigo falamos muito sobre o que dizer através da intervenção urbana? Acredito fielmente que quando você utiliza sua arte para tocar o coração ou a mente de alguém, você está contribuindo para uma mudança interior. Está plantando uma sementinha dentro de cada um. Desenho, formatos, cores, palavras… tudo isso nos toca de alguma forma. Utilize o seu potencial para levar uma mensagem a alguém. Isso fará certamente a diferença na vida.

Separamos aqui alguns exemplos bem legais de intervenções. Divirta-se!

intervencao-urbana-13

 

intervencao-urbana-01

 

intervencao-urbana-15

 

intervencao-urbana-14

 

intervencao-urbana-12

 

intervencao-urbana-06

 

intervencao-urbana-10

 

intervencao-urbana-04

 

intervencao-urbana-07

 

intervencao-urbana-03

 

intervencao-urbana-09

 

intervencao-urbana-02

 

intervencao-urbana-05

 

intervencao-urbana-11

 

intervencao-urbana-08

Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.