UM BATE PAPO SOBRE O UNIVERSO CRIATIVO :)

A Arte de Intervir na Correria Urbana

Por 27 de setembro de 2017Inspiração
capa intervencao urbana cow parade
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Cenas aparentemente comuns podem ser tornar uma verdadeira delícia aos olhos através da intervenção urbana.

Andando pela cidade e vendo as várias construções prediais acabo me dando conta de que o cimento invade cada vez mais as cidades. O verde está ficando de lado e onde era trecho rural está ganhando também a sua capa asfáltica. Com a onda do desenvolvimento crescente, nossa pressa aumenta e deixamos de apreciar o belo.

Partindo de premissas como esta, por exemplo, é que surgiu um movimento chamado intervenção artística. Aqui no Brasil, começou em meados dos anos 70. A ideia inicial é trazer para as grandes cidades um toque de arte, humor, indagação e, principalmente, questionamento social através da expressão artísticas.

Outros movimentos apontavam isso também, a própria moda gritava por expressão em seus vários modelos, cores e estampas. Alguns artistas acreditavam que “certas instituições” limitavam o acesso à arte. Então, ao invés de expressá-las em galerias, que tal deixá-las para quem quisesse ver na ruas?!

Assim, a mensagem a ser levada está em espaço aberto. Acesso livre a todos. Isso leva a discussões e reflexões sobre a arte, pois cada um tem a sua forma de interpretá-la.

intervencao-urbana-profeta-gentileza

Este é um ótimo exemplo de intervenção urbana nacional. Quem não conhece estas mensagens, principalmente a sua mais famosa frase “Gentileza gera Gentileza”. Trata-se das mensagens de José Datrino, mais conhecido como o Profeta Gentileza.

Estas frases e mensagens estão espalhadas pelas ruas do Rio de Janeiro. O Profeta Gentileza era um artista, poeta, mas, infelizmente, durante muito tempo considerado louco por andar a caráter de profeta, espalhando e escrevendo o amor sob viadutos, muros e pontes cariocas. Quem passa a pé, de bike ou de carro se encanta com seu amor expresso em sua tipografia única. Ele também consolava as pessoas com suas palavras de ânimo e todo esse trabalho era feito voluntariamente. Alguns anos depois, suas obras passaram por uma agressão, sendo cobertas com tintas cinza. Mas, a população se uniu para revitalizar suas obras. Hoje vemos seu legado em vários lugares, inclusive em produtos a venda em lojas de souvenirs e na internet. Claro que os designers de produto não iriam perder a oportunidade né?! Rsrsrs…

intervencao-urbana-profeta-gentileza-produtos

O que é mais bacana na intervenção urbana é a capacidade de provocar. Levar a reflexão. Mas não podemos nos prender a somente isso. As possibilidades são infinitas. A arte é uma das formas humanas mais incríveis de expressão. A arte de rua pode ser expressa por qualquer pessoa, independente dela ser artista ou não. Pesquisando sobre o tema, esbarrei nas obras do artista Damon Belanger. De forma bastante humorada, suas intervenções urbanas são aplicas em objetos inanimados nas ruas da Califórnia. O grande lance é que ele desenha sombras animadas nestes objetos, como se cada peça quisesse nos dizer o que está sentindo ou pensando. Veja:

intervencao-damon-belanger-california

Este é um tema amplo, poderíamos ficar aqui semanas comentando sobre o tema. Acredito que tudo o que o artista queira divulgar em suas obras é a mensagem. Seja ela subliminar ou não, real ou não. O conceito de realidade e verdade varia de acordo com cada um, ou seja, cada um tem a sua. E falando em mensagem, quem é nossa amiguinha que adora divulgar mensagem e dar o seu recado? A nossa amada publicidade!! A intervenção urbana é um caminho que muitas agências adotam para divulgar a marca ou vender o produto do seu cliente. Elas saem um pouco dos anúncios em veículos e partem para as ruas, numa pegada divertida e bastante criativa.


intervencao-urbana-publicidade

Você reparou que nesse artigo falamos muito sobre o que dizer através da intervenção urbana? Acredito fielmente que quando você utiliza sua arte para tocar o coração ou a mente de alguém, você está contribuindo para uma mudança interior. Está plantando uma sementinha dentro de cada um. Desenho, formatos, cores, palavras… tudo isso nos toca de alguma forma. Utilize o seu potencial para levar uma mensagem a alguém. Isso fará certamente a diferença na vida.

Separamos aqui alguns exemplos bem legais de intervenções. Divirta-se!

intervencao-urbana-13

 

intervencao-urbana-01

 

intervencao-urbana-15

 

intervencao-urbana-14

 

intervencao-urbana-12

 

intervencao-urbana-06

 

intervencao-urbana-10

 

intervencao-urbana-04

 

intervencao-urbana-07

 

intervencao-urbana-03

 

intervencao-urbana-09

 

intervencao-urbana-02

 

intervencao-urbana-05

 

intervencao-urbana-11

 

intervencao-urbana-08

Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.