Passamos por um ano muito tumultuado, ainda marcado pela pandemia do COVID-19, surgimento de novas variantes, a chegada da vacina para a população, mobilização para a campanha de vacinação… ufa e assim tentamos fechar um ano de forma mais esperançosa.
2021 passou e um novo ano se inicia. A virada se tornou um símbolo de esperança por dias melhores e 2022 se torna o ano muito esperado pela maioria das pessoas.
E para aproveitar o timing, algumas empresas investiram em campanhas de final de ano para trazer o espírito de renovação para o público e até mesmo engajar novas pessoas, para que conheçam a marca e seu posicionamento.
Trago abaixo algumas campanhas que foram destaque no final de 2021.
Grupo RBS
(Uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil e maior afiliada da Rede Globo)
A atriz Glória Menezes foi convidada para narrar a campanha e a gaúcha (que tem tudo a ver com a marca porque é do Rio Grande do Sul) representou muito bem. Trouxe um tom emotivo, mas ao mesmo tempo firme para o vídeo.
Ela é a personificação da superação, pois o seu marido Tarcísio Meira, com quem esteve junto por 59 anos, faleceu em 2021, vítima da COVID-19.
A ideia da campanha é mostrar que cada momento deve ser vivido, aproveitar intensamente, experimentar o novo e agradecer por estar vivo.
Antes de fazer uma busca pelas campanhas de final de ano, não tinha visto essa em lugar nenhum, possivelmente ficou mais direcionada para o público do Rio Grande do Sul, mas achei ela de uma sensibilidade incrível, pois usou a voz de uma atriz que passou por um momento bem difícil e que continua lutando todos os dias pela vida.
Bradesco
O Bradesco inovou ao usar personagens reais em sua campanha, pois há 3 anos estavam trabalhando com personagens animados.
A ideia do filme é mostrar as reconexões humanas já que estamos em um período em que as pessoas estão presas as telas, como do computador, televisão, celular e tablet, através da magia dos vagalumes.
A agência e o Bradesco tinham um outro desafio, que além de encantar o público com a mensagem, trazer os personagens de forma real, mantendo toda a forma como eles foram idealizados.
Quando vi essa campanha pela primeira vez, achei fofinha, mas fiquei na dúvida se realmente atingiria o público do banco, pois tem uma pegada mágica, misturando com a realidade. Além disso, a questão dos personagens serem reais x personagens fictícios dos outros anos, eu não tinha ligado que havia uma relação. A partir do momento que fui pesquisar e ler sobre a campanha eu entendi que era a representação dos animados.
O site da campanha explica sobre os personagens, mas até então eu não havia entendido o motivo deles terem explicado. Acredito que para uma próxima campanha vale a pena ter uma explicação melhor de toda a mudança.
O Boticário
O Botícário traz uma campanha linda! Já vou dizer logo de cara a minha opinião. Trouxe a tona a memória afetiva, nos abraços, beijos e também a memória olfativa.
Como a empresa é especialista em perfumaria, o objetivo da campanha é devolver o cheiro da vida neste Natal, já que muitas pessoas estiveram longe uma das outras e pelo fato de outras perderam o olfato por conta da Covid-19.
E o vídeo apresenta o Centro de Pesquisa do Olfato, no qual tem o objetivo de estudar mais sobre esse fato e difundir mais informações sobre o tema.
Achei a campanha belíssima, principalmente pelo fato de falar desse Centro de Pesquisa, fantástica destreza que tiveram em pensar nas pessoas que realmente perderam o olfato por conta do COVID-19. É uma forma de ajudar a população e atrair pessoas que não sentem mais o cheiro de perfumes, loções corporais que a própria Boticário produz e ela quer trazer de volta o bem-estar a essas pessoas.
Globo
(Emissora de televisão)
O filme de final de ano com o tema “Hoje é um Novo Dia” ainda mantém a mesma música, no qual é uma marca registrada dessa campanha. Além de todo esse charme, convida as pessoas a olharem para frente, depois de 2 anos.
As cenas do filme mostram as pessoas voltando para a rotina, trazendo um tom de esperança e renovação
Achei que o vídeo trouxe umas pegadas mais modernas, o ritmo da música, as roupas, as danças, é bom ver que tudo tem evoluído. Para mim, essa campanha é sempre marcada para o final de ano, as pessoas esperam pela exibição na televisão, o que significa que o ano novo vem aí.
Itaú
(banco privado)
Mais uma vez o Itaú dá um show em sua campanha de final de ano!
Com muita fofura e um humor leve, o vídeo traz a garotinha Alice, já conhecida nas redes por repetir palavras complexas e a atriz Fernanda Montenegro para transmitir a mensagem de boas-vindas para o ano novo!
As cenas destacam palavras e sentimentos para o ano de 2022. E passa uma mensagem: a sabedoria está presente na experiência e na inocência.
Eu sempre gosto muito das campanhas do Itaú, principalmente do final de ano. A essência de trazer uma criança que representa a ingenuidade e uma atriz mais velha trazendo o conhecimento de anos já deixa subentendida a mensagem principal, sem precisar explicar muito.
Espero que vocês tenham gostado do conteúdo, quis falar um pouco das campanhas de final de ano pois todas possuem um tom de renovação, mudança e que coisas boas vem por aí.
Feliz 2022 para nós!!
Até o próximo artigo, espero vocês.
Obrigada pela leitura! <3