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As marcas devem apoiar uma causa social?

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

Com tanta coisa acontecendo a todo momento no mundo, é muito importante que as marcas estejam atentas na hora de se posicionar, apoiar ou não uma causa social.  Claro que para isso é necessário analisar o contexto, as oportunidades e desafios antes de tomar uma decisão. 

Em vista de uma sociedade que não está apegada somente no consumo, mas que analisa o posicionamento da empresa e todo o seu papel social, já passou da hora das empresas se mostrarem mais engajadas em alguma causa social. Entretanto, mais do que mostrar é fazer isso refletir no seu comportamento. 

As empresas precisam ir em busca de um relacionamento mais leal, verdadeiro e transparente com seus consumidores, tendo como retorno um vínculo mais forte e fiel com eles. Entra em ação o marketing de causa (quando a marca destina contribuições em prol de uma causa) e social (visa a mudança de comportamento ou mobilização por uma causa), que vai além dos produtos oferecidos, mas engloba a imagem que se transforma em valor para o cliente. 

Existem diversas causas que podemos trabalhar para apoiar seja de temas relacionados a grupos identitários, meio ambiente, saúde, tecnologia e cultura. 

Destaco aqui causas nacionais que gosto muito, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Elas têm ganhado muita importância, além de serem causas que todos podem e devem apoiar, até mesmo por uma questão de solidariedade e amor ao próximo. É por aí que a sua empresa pode começar, se posicionando em causas que são mais gerais, para depois apoiar movimentos e propósitos voltados para seu público em específico. 

Citarei alguns exemplos de campanhas que me chamaram atenção e tem repercutido na internet: 

#DesafioDos40Segundos- CVV 

No mês de setembro, o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou um filtro #DesafiosDos40Segundos no Instagram e TikTok para fomentar as discussões sobre a causa social: prevenção do suicídio.

Aproveitando a onda dos vídeos de desafios que estão em alta nas redes sociais, o filtro começa com um jogo de perguntas e respostas e depois de 40 segundos é interrompido e uma mensagem é passada “antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida”

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Fonte: Propmak (2020) 

Mais de 200 influenciadores de diversas áreas foram usados para ajudar a divulgação dessa ação. Confesso que eu vi essa “brincadeira” no Instagram da Fernanda Gentil, achei até engraçado no início, mas quando apareceu a mensagem fiquei assustada, realmente chamou e prendeu a minha atenção. 

É muito interessante ver ações que têm baixo ou zero custo de criação e que se propagam de forma surpreendente, ainda mais quando é por uma causa tão importante quanto essa. 

Outubro Rosa – Marca Vigor 

Com o exemplo da marca Vigor que apoia a causa social do Outubro Rosa. Nesse ano, ela optou por trocar a cor dos potes das embalagens para rosa e inseriu o logo da Fundação Laço Rosa na tampa dos produtos. Ela não parou por aí, trocou a cor do logotipo, fez destaque “Outubro Rosa” no Instagram, um post explicativo sobre o apoio a causa e um filtro especial.

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Fonte: @vigorbrasil

Além de fazer doação para ao programa Força na Peruca e trabalhar internamente com a campanha, convidando cerca de 15 funcionárias para serem embaixadores do movimento dentro da empresa e oferecer a todas as funcionárias o exame sem custo algum (fonte: Geek Publicitário, 2020) 

As empresas podem apoiar uma causa social com ações simples, que podem ocorrer apenas no meio digital, por exemplo trocando o logotipo, fazendo publicações sobre o assunto e se posicionando para que aos poucos possa ganhar um reconhecimento sobre a causa social que defende. 

Também é possível explorar de forma maior, trabalhando também com o meio offline, mudando embalagens, pontos de vendas, produzindo VTs, fazendo doações para instituições e ampliando seu alcance com as ações nas mídias online. 

Mas lembre-se é muito importante que o apoio às causas seja de forma  transparente e verdadeiro, pois o consumidor cobra e quer acreditar que a marca seja leal ao que ela divulga. 

E você, já se deparou com alguma marca que se posiciona a favor ou contra alguma causa social e gostaria de compartilhar? Conte para mim! 
Obrigada pela leitura.

Até a próxima! <3

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