Uma época do ano esperada para curtir os blocos na rua e se divertir, e para quem não gosta da folia, pelo menos aproveita os dias para descansar. Mas este ano foi diferente, não teve foliões nas ruas e nem feriado para grande parte das pessoas. Por isso, as marcas tiveram que ir em busca de outros modos de atuar no carnaval e se fazer presente.
A não celebração do carnaval de modo tradicional trouxe prejuízos não só para as marcas, mas também para a economia. Foram cerca de 8 milhões que deixaram de circular no país só no setor de turismo, segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) (fonte: Folha de São Paulo), além dos empregos temporários que não foram gerados.
Para as marcas e artistas aparecerem foi necessário investir em ações digitais e lives. Abaixo destaco algumas estratégias exploradas pelas empresas durante esse período.
e-Carnaval SulAmérica
A Sul América aproveitou fez seu carnaval virtual e contou com uma live de 3 horas, no qual cantores como Preta Gil, Jota Quest e Péricles e Bel Marques se apresentaram, cada um em sua cidade.
Riachuelo
Apresentou uma live com Ivete Sangalo e Claudinha Leite. Essa live contou com bons patrocinadores Audi Brasl, Engov After, Koleston, Piracanjuba e Devassa. As apresentações ainda têm o apoio da Kolosh, Foxlux, Pitú, Amvox, Sorridents, Pam Pam, Shopping da Bahia, Vialaser, Castor, Leme, ITS Brasil e McCain.
Brahma
A Brahma, sempre apoiadora do carnaval e com destaque ao camarote, junto da Globo exibiu apresentações históricas das principais escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Desfile Nº1 Brahma.
Além disso, também patrocinou a live diretamente do sambódromo do Anhembi de artistas como Zeca Pagodinho, Matheus e Kauan, Os Barões da Pisadinha e Zé Neto & Cristiano.
Devassa
Criou o Carnavaranda Tropical, um evento online no qual contou com 13 shows surpresas e contou com artistas que fariam o show da varanda de casa. Foram eles: Ivete Sangalo, Banda Eva, Carlinhos Brown, Olodum, Bloco Didá e Larissa Luz.
Bohemia
Foi patrocinadora do Bloco Olodum e contou com a presença de Margareth Menezes e Ilê Aiye.
Redbull
A marca promoveu uma ação para homenagear os foliões que não puderam pular no carnaval. Skydivers do Red Bull Skydive Team pularam de uma altura de 2.600m, sobrevoaram São Paulo e aterrisaram no Sambódromo do Anhembi.
Ambev
Promoveu frete grátis nos pedidos de bebidas das marcas dentro do aplicativo Zé Delivery.
Bloco da Preta
Preta Gil também fez uma live à frente do Bloco da Preta junto da patrocinadora master, Nivea. A live teve o objetivo de arrecadar doações para os ambulantes e catadores de latas que não puderam trabalhar.
Bloco Camaleão
Bell Marques também fez uma live junto do seu bloco e teve como a Riachuelo, Targifor C e Banco Pan.
As marcas colocaram o bloco na rua… ou melhor, na sua casa! rsrsrs
A iniciativa das marcas de apoiar os eventos carnavalescos mesmo em tempo de pandemia não tem apenas um objetivo econômico, mas também fortalecer a responsabilidade, mostrando que a marca está do lado do brasileiro, mantendo os cuidados e proteção, sem perder a alegria do Carnaval
É um bom momento para as marcas já irem pensando para o próximo ano, pois o público estará em busca de eventos menores, mais segmentados e rigorosos com a higiene. As práticas deverão ser revistas e é importante que as empresas se antecipem e busquem alternativas para apresentar aos consumidores.
Ficaremos na expectativa do carnaval 2022 modo turbo, vamos aproveitar em dobro!
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Obrigada e até a próxima <3