Saber como contratar um analista de SEO é fundamental para que as estratégias e conteúdos das empresas levem ao resultado desejado.
Como contratar um analista de SEO?
Este tipo de pergunta está sendo cada vez mais realizada entre as empresas que desejam se destacar nos mecanismos de pesquisas.
Os profissionais de SEO são relativamente novos no mercado e, tendo isso em vista, muitos recrutadores, sejam eles da própria marca ou terceiros, não sabem o que avaliar no momento em que vão selecionar as candidaturas.
Tendo isso em vista, no artigo de hoje, montamos um guia completo para te fornecer algumas dicas de como recrutar o melhor profissional para a sua empresa. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, fique aqui conosco!
O que é um analista de SEO?
O analista de SEO é um profissional responsável por criar estratégias para que as páginas de um determinado site comecem a aparecer nos mecanismos de buscas e pesquisas.
As estratégias adotadas podem variar de acordo com os objetivos de uma determinada empresa e o tipo de site que se possui.
Por exemplo, alguém que atua com lojas virtuais adotará métodos para alcançar o topo do Google completamente diferentes de uma empresa que está cuidando e administrando apenas um blog.
É importante que este profissional também detenha conhecimentos básicos de métricas, como de CTR. Por isso, analisar alguns aspectos no momento de contratar um analista de SEO é essencial.
Como contratar um analista de SEO?
O que deve ser levado em conta no momento em que o recrutador se pergunta: como contratar um analista de SEO?
Separamos, abaixo, alguns aspectos interessantes que farão toda a diferença em seu processo de recrutamento e seleção.
Tempo de experiência
Para que o profissional consiga mostrar que sabe sobre um assunto, o tempo de experiência que ele possui no ramo faz toda a diferença, ainda mais quando estamos falando de marketing digital.
Se você está em busca de um especialista que tenha nível sênior de mercado, pode optar por alguém que possua mais de 4 anos de experiência comprovada.
Ah, e claro: não se esqueça de que a comprovação da experiência nem sempre se dá pela carteira de trabalho, visto que estes profissionais tendem a atuar como freelancers ou terceiros. Contratos de parcerias, portfólio e até mesmo links podem ser formas de comprovar atuação.
Ferramentas que domina
Outro aspecto que se deve salientar para quem não sabe como contratar um analista de SEO é sobre as ferramentas que este profissional domina. Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas voltadas para análise de SEO tanto off quanto on page.
Uma das mais conhecidas atualmente é o SemRush. Uma das vantagens dele é que a versão gratuita tem uma série de funcionalidades interessantes e ainda permite analisar o histórico das suas posições perante os concorrentes no Google.
Apesar do SemRush ser uma das ferramentas mais comuns, é importante que você se atente a outras que permitam a análise de palavras chave e até mesmo a pesquisa de temas em alta e tendências futuras, como é o caso do Google Trends.
Portfólio
Assim como acontece quando uma empresa tem interesse em contratar um redator SEO, é importante salientar para quem deseja saber como contratar um analista de SEO que ele precisa, além de tempo de experiência comprovado, possuir um portfólio para ser analisado pelos recrutadores.
O ideal é que o portfólio conte com uma breve descrição sobre tudo o que foi realizado pelo profissional em seu tempo de atuação para determinada empresa.
Esse portfólio pode ser exposto de várias formas diferentes, no entanto, a mais comum delas é por intermédio de links e vídeos de apresentação, que são alternativas super interessantes nos dias atuais.
Bem, é através da análise de portfólio que você pode entender mais sobre o estilo de trabalho do profissional, com as ferramentas que ele usa, se ele é criativo e se tem capacidade de resolver os problemas de forma inovadora e empreendedora.
Enfim, neste artigo de hoje, a gente separou um guia super completo para te ensinar mais sobre o passo a passo de como contratar profissionais de SEO para a sua empresa, independente de qual for o seu nicho de atuação.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui para que possamos te ajudar! Ah, e claro, não esqueça de conhecer mais artigos sobre marketing digital e empreendedorismo aqui no blog.
Artigo muito completo e esclarecedor sobre o universo do especialista em SEO. Obrigado