Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Como criar um site sem conhecimentos avançados – ferramentas e dicas

Por 12 de junho de 2019Dicas e Tutoriais
criar-um-site-blog-design-com-cafe
Próximo Post
Post Anterior

Será que é possível criar um site para o seu negócio, sem que você tenha conhecimentos técnicos de design, programação, banco de dados, SEO, experiência do usuário, registro de domínios ou contratação de hospedagem?

Neste artigo vou ajudar você a descobrir que isso, sim, é possível e como pode ser uma tarefa simples, iniciar a presença do seu negócio na internet de forma profissional.

Existem muitas ferramentas, a maioria delas com planos gratuitos, que foram pensadas para tornar intuitiva e prática a tarefa de criar um site, permitindo que não-especialistas sejam capazes de obter, com poucos cliques, resultados visualmente bonitos e funcionais para divulgar uma empresa e expor seus serviços e produtos em páginas na web. Continue lendo!

Minha empresa precisa estar na internet?

Em pleno século XXI, não ter presença online é como se sua empresa simplesmente não existisse.

Um comportamento cada vez mais comum entre as pessoas é pesquisar produtos e serviços na internet, antes de decidir pela compra ou contratação.

Ainda que sua empresa seja bem localizada e possua uma bela fachada e estrutura física, quando um potencial cliente quiser saber mais sobre seu negócio, provavelmente, antes de pensar em entrar ou ligar para perguntar, ele pesquisará sua empresa no Google e aí meu caro leitor, pode ser que você perca parte da sua credibilidade se não for encontrado e as informações do seu negócio estiverem atualizadas.

Claro que existem formas de você aparecer na internet sem ter um site. Você pode ter um cadastro no Google Meu Negócio com seu endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, depoimentos de clientes e algumas informações a mais. Como você pode ter perfis da sua empresa nas redes sociais, que também aparecem nos resultados de buscas e podem conter muitas informações relevantes do seu negócio

Mas então porque devo ter um site?

Vamos pensar no seguinte cenário: o Facebook, por algum motivo, resolve remover a página da sua empresa do ar e todo seu histórico de conteúdos. Ou o Instagram julga uma postagem sua, fora das diretrizes e a remove. Ou ainda, e se alguns desses serviços simplesmente deixassem de existir?

Claro que eu descrevi um cenário meio apocalíptico, mas é totalmente possível de acontecer :/

Mas não é essa preocupação que deve ser a principal motivação para você criar um site para sua empresa. Ter o controle de tudo que está publicado é sim muito importante, mas ter o site vai transmitir mais profissionalismo ao seu negócio, fortalecendo sua marca.

Você terá a flexibilidade de deixá-lo com a cara do seu negócio, customizando cores, estilos de fontes, alinhamentos dos elementos e conteúdo. Criar páginas específicas para publicar textos e imagens sobre a sua empresa, equipe, produtos, serviços, clientes, etc. E o mais importante: poderá registrá-lo num domínio exclusivo, como www.suaempresa.com.br.

Não estou dizendo que redes sociais não são importantes, muito pelo contrário! Você pode ter tudo de forma integrada.

Eu consigo criar um site, mesmo sendo totalmente leigo?

A resposta é sim! Você vai conseguir obter resultados muito profissionais, na criação do site a sua empresa, mesmo sem entender nenhuma linha de código HTML ou linguagem de programação como PHP e outras.

Abaixo eu listei alguns serviços que oferecem ferramentas bem completas para você começar a criar seu site agora mesmo. Confira:

Wix

O Wix é a plataforma online para criar e editar sites mais popular do mercado – e também uma das mais completas. Com funcionalidades que vão te ajudar a criar sites, blogs e até uma loja virtual a partir de muitas opções de temas e templates totalmente customizáveis.

criar-um-site-wix

Tudo otimizado para dispositivos móveis e ferramentas de buscas. Hospedados numa estrutura própria, com possibilidade de registrar um domínio personalizado.

Aproveito para deixar uma dica para quando precisar consultar a disponibilidade de um nome nos principais serviços online e domínios de sites, basta acessar namechk.com e pesquisar.

criar um site - namechk

O Name Check busca apenas em serviços internacionais, sendo assim, para pesquisar domínios de sites brasileiros, você vai precisar acessar o registro.br.

A plataforma do Wix está em constante melhoria e possui uma inteligência artificial para te ajudar a criar um site de forma praticamente instantânea. Além disso, o Wix conta com a ajuda de parceiros desenvolvedores e designers que criam aplicativos e serviços para deixar a ferramenta ainda mais interessante.

O SEO do Wix já foi alvo de muitos comentários negativos no passado e hoje em dia está muito melhor. Várias funcionalidades foram acrescentadas recentemente, como a possibilidade de uso de dados estruturados e URLs canônicas, dentre outras.

Além disso, o Wix tem uma ferramenta chamada SEO Wiz que lhe guiará durante o processo de configuração do SEO do seu site, assim você poderá implementar as ferramentas mesmo sem ter conhecimento técnico.

Você pode iniciar com planos grátis e a medida que for sentindo necessidade de novas funcionalidades, contratar um plano premium.


Google Sites

Pra começar estamos falando do Google né? A principal empresa online do mundo, quando o assunto é conteúdo nas nuvens. Com uma estrutura incontestável de segurança e desempenho 🙂

Assim como a Wix, o Google Sites não vai exigir que você tenha conhecimentos específicos, apesar de ter opções para usuários avançados também. Mas no geral é mover, arrastar-soltar e editar. Seu grande trabalho ficará por conta de criar o conteúdo e escolher as imagens e vídeos para ilustrar seu site.

Totalmente gratuíto para qualquer usuário com uma conta Google. Basta acessar o link da ferramenta e clicar em iniciar agora.

Um dos grandes diferenciais ao se utilizar o Google Sites é que a própria plataforma se encarrega de criar uma prioridade do conteúdo a ser exibido. Facilitando a navegação de forma que não seja necessário criar os índices e menus do site manualmente. Sem falar da integração nativa com o mecanismo de busca e o Google Analytics.


WordPress

Não poderia deixar de falar do WordPress, a maior plataforma de CMS (Ferramentas de criação e edição de conteúdos) do mundo.

criar-um-site-wordpress

Antes de mais nada, é importante diferenciar WordPress.com do Worpress.org. O .org é a vertente do WordPress voltada para profissionais com mais conhecimento técnico de desenvolvimento e design, todavia não vou detalhar muito essa parte neste artigo.

A plataforma .com tem a mesma proposta que os serviços mencionados acima, ou seja, qualquer usuário é capaz de criar um site, blog, portfólio ou loja virtual com muita facilidade.

O domínio gratuito fica algo como www.nomedoseusite.wordpress.com, o que não é muito bom para seu negócio e o SEO do seu site, mas você pode pagar para ter um www exclusivo também. Pra falar a verdade o plano gratuito é bastante limitado, mas adianta muito a vida de quem pretende iniciar e depois migrar para um plano premium.

A hospedagem fica por conta do WordPress, que tem uma vasta gama de temas gratuitos ou pagos para você customizar e deixar bem com a sua cara.


Criadores de sites em diversos serviços de hospedagem

Juntando o útil ao agradável, muitas empresas especializadas em hospedagens de sites, incluíram em suas ferramentas um construtor de sites.

A grande vantagem aqui é que são empresas estruturadas para oferecer o melhor em hospedagens, promovendo segurança e estabilidade em seu serviço.

Bem como as ferramentas mencionadas acima, esses construtores de sites não requerem nenhum tipo de conhecimento técnico e oferecem diversos modelos editáveis, com uma gama de recursos prontos para você incluir de forma intuitiva no seu projeto.

A grande desvantagem é que geralmente esses serviços não são gratuitos, pois estão atrelados a um plano de hospedagem pago.

Dentre os construtores de sites desse gênero eu posso recomendar Kinghost, Locaweb e Godaddy, por exemplo. Mas se você pesquisar, poderá encontrar diversos outros.

Vou listar mais algumas ferramentas que estão em destaque na web, mas que não tem muita coisa diferente para falar, em relação às mencionadas acima. Todavia, pode ser uma boa ideia criar uma conta e testar o serviços em algumas delas para você ver com qual se identifica mais. São elas: Wenode, Duda, Bitrix24 e Weebly.

E aí, já criou coragem para começar a criar o site da sua empresa agora mesmo? Conta pra gente nos comentários e depois deixa o link pra gente ver 🙂

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.