As marcas estão por todo lado, seja na rua ou nas redes sociais, e o responsável por toda a parte visual é o Brand Designer, profissional que vem ganhando cada vez mais relevância nas agências e nas empresas.
O trabalho de um Brand Designer pode representar uma parcela poderosa da atração que ela causará no público, por isso esse profissional precisa estar atento às tendências e ser capaz de interpretar as necessidades e a essência da marca para transmiti-la através das representações gráficas.
O que faz um Brand Designer
O Brand Designer é o profissional responsável pela criação de identidades visuais para marcas. É ele quem desenvolve o logotipo, as cores, os tipos de letras, os ícones e demais elementos que compõem a identidade visual.
Antes de tudo, quando contratado por uma empresa, o Brand Designer realiza uma pesquisa sobre a marca, buscando entender seu posicionamento e seu público-alvo. Com base nessa análise, ele cria o briefing de identidade visual, que servirá de base para o desenvolvimento de todos os elementos que compõem a marca.
Esse profissional precisa ter conhecimento em ferramentas gráficas (Photoshop, Illustrator, InDesign, etc), já que é com elas que ele cria os elementos da identidade visual. É necessário que ele entenda como a marca deseja ser vista e qual impacto a identidade visual pode causar.
Depois de criar a identidade visual, o Brand Designer deve fazer um manual de identidade visual, onde devem estar mapeados todos os elementos criados, desde o logotipo, as cores e os tipos de letras usados, até as proporções, os tons e os usos permitidos.
Além de criar as peças da identidade visual, o Brand Designer também precisa aplicar toda a identidade visual nas mídias digitais, como redes sociais, site, blogs e demais canais de comunicação da marca.
Por fim, é importante lembrar que um bom Brand Designer precisa entender muito bem a marca que está desenvolvendo e também estar atualizado com as tendências de design. Só assim ele será capaz de criar identidades visuais que realmente chamem a atenção do público-alvo.
Como se tornar um brand designer
Brand Design é o processo de criação de uma marca ou identidade visual para uma empresa ou produto. As marcas são usadas para identificar, diferenciar e promover um negócio, produto ou serviço. O design de marca é uma das mais importantes partes de qualquer campanha de marketing ou estratégia de marketing, pois ajuda a criar uma presença unificada e reconhecível, que pode ajudar na construção de uma forte marca.
Se você está interessado em se tornar um designer de marca, ou Brand Designer, há algumas coisas que você precisa saber. O primeiro passo para se tornar um designer de marca é ter um forte conhecimento de design gráfico. Você precisa entender como usar e aplicar princípios básicos de design para criar uma forte identidade visual. Você também precisa conhecer os tipos de design, como design de logotipo, design de embalagens, design de mídia impressa, design de mídia digital e design de produto.
Além do conhecimento de design gráfico, você também precisa ter um bom conhecimento de comunicação, pois um designer de marca precisa ser capaz de entender as necessidades do cliente e comunicá-las de maneira eficaz. Conhecimentos de marketing também são muito úteis, pois precisará compreender como as marcas são usadas para promover os produtos e serviços de uma empresa.
Uma vez que você tenha adquirido o conhecimento necessário, você pode se inscrever para trabalhar em uma agência de marketing ou criar seu próprio negócio de brand design. Em ambos os casos, você precisará criar um portfólio para mostrar seu trabalho. Ele deve mostrar o seu conhecimento de design gráfico, comunicação e marketing, bem como as marcas que você criou.
Finalmente, para se tornar um Brand Designer de sucesso, você precisa ser capaz de trabalhar de forma eficaz com os clientes para entender suas necessidades e criar uma marca que seja única e que represente a empresa ou produto. Ter uma boa compreensão dos princípios de design e das melhores práticas para criar uma marca forte e memorável são diferencias que podem te destacar no mercado. Se você seguir estas etapas, você pode se tornar um designer de marca de sucesso.
Cursos para iniciar a carreira como Brand Designer
Veja a seguir uma lista com cursos que ajudarão você a adquirir as bases de conhecimento para se tornar um Brand Designer.
Cursos relacionados a ferramentas
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- Adobe Photoshop avançado
- Adobe Photoshop para ilustração
- Adobe Photoshop para ilustração: domine o software do zero
- Introdução ao Adobe Illustrator
- Adobe Illustrator para design gráfico
- Adobe Illustrator: design gráfico para iniciantes
- Adobe Illustrator avançado para ilustração
- Adobe Illustrator para tipografia, lettering e caligrafia
- Adobe Illustrator para identidade visual
- Design de logo: otimize seu workflow no Illustrator
- Lettering digital com Illustrator e Photoshop
- Introdução ao Adobe InDesign
- Adobe InDesign do zero ao avançado
Cursos relacionados a Brand Design
- Design de marca: crie um conceito inovador
- Princípios básicos para design de marcas
- Design de identidade de marca: expresse visualmente sua essência
- Design de identidade para marcas
- Design e desenvolvimento de marcas empreendedoras
- Design de logotipo para identidade de marca
- Design de identidade visual para sua marca pessoal
- Design do universo gráfico de uma marca
- Design de tipografia para storytelling de marcas
- Branding e identidade: construção e desenvolvimento de uma marca
- Design de peças impressas de identidade visual para marcas
- Design de embalagens com personalidade para pequenas marcas
- Introdução à estratégia de marca
- Design de packaging do início ao fim para marcas
- Identidade criativa de marca: como as ideias encontram seu espaço
- Introdução ao design de logos: do briefing à apresentação final
- Criação de um logotipo original do zero
- Criação de uma marca ilustrada: da ideia ao merchandising
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