Notion Master Backoffice Template

Como se tornar um brand designer: cursos e dicas

Como se tornar um brand designer: cursos e dicas
Redação DCC

Redação DCC

Blog sobre design, criatividade, comunicação e empreendedorismo..

As marcas estão por todo lado, seja na rua ou nas redes sociais, e o responsável por toda a parte visual é o Brand Designer, profissional que vem ganhando cada vez mais relevância nas agências e nas empresas.

O trabalho de um Brand Designer pode representar uma parcela poderosa da atração que ela causará no público, por isso esse profissional precisa estar atento às tendências e ser capaz de interpretar as necessidades e a essência da marca para transmiti-la através das representações gráficas.

O que faz um Brand Designer

O Brand Designer é o profissional responsável pela criação de identidades visuais para marcas. É ele quem desenvolve o logotipo, as cores, os tipos de letras, os ícones e demais elementos que compõem a identidade visual.

Antes de tudo, quando contratado por uma empresa, o Brand Designer realiza uma pesquisa sobre a marca, buscando entender seu posicionamento e seu público-alvo. Com base nessa análise, ele cria o briefing de identidade visual, que servirá de base para o desenvolvimento de todos os elementos que compõem a marca.

Esse profissional precisa ter conhecimento em ferramentas gráficas (Photoshop, Illustrator, InDesign, etc), já que é com elas que ele cria os elementos da identidade visual. É necessário que ele entenda como a marca deseja ser vista e qual impacto a identidade visual pode causar.

Depois de criar a identidade visual, o Brand Designer deve fazer um manual de identidade visual, onde devem estar mapeados todos os elementos criados, desde o logotipo, as cores e os tipos de letras usados, até as proporções, os tons e os usos permitidos.

Além de criar as peças da identidade visual, o Brand Designer também precisa aplicar toda a identidade visual nas mídias digitais, como redes sociais, site, blogs e demais canais de comunicação da marca.

Por fim, é importante lembrar que um bom Brand Designer precisa entender muito bem a marca que está desenvolvendo e também estar atualizado com as tendências de design. Só assim ele será capaz de criar identidades visuais que realmente chamem a atenção do público-alvo.

Como se tornar um brand designer

Brand Design é o processo de criação de uma marca ou identidade visual para uma empresa ou produto. As marcas são usadas para identificar, diferenciar e promover um negócio, produto ou serviço. O design de marca é uma das mais importantes partes de qualquer campanha de marketing ou estratégia de marketing, pois ajuda a criar uma presença unificada e reconhecível, que pode ajudar na construção de uma forte marca.

Se você está interessado em se tornar um designer de marca, ou Brand Designer, há algumas coisas que você precisa saber. O primeiro passo para se tornar um designer de marca é ter um forte conhecimento de design gráfico. Você precisa entender como usar e aplicar princípios básicos de design para criar uma forte identidade visual. Você também precisa conhecer os tipos de design, como design de logotipo, design de embalagens, design de mídia impressa, design de mídia digital e design de produto.

Além do conhecimento de design gráfico, você também precisa ter um bom conhecimento de comunicação, pois um designer de marca precisa ser capaz de entender as necessidades do cliente e comunicá-las de maneira eficaz. Conhecimentos de marketing também são muito úteis, pois precisará compreender como as marcas são usadas para promover os produtos e serviços de uma empresa.

Uma vez que você tenha adquirido o conhecimento necessário, você pode se inscrever para trabalhar em uma agência de marketing ou criar seu próprio negócio de brand design. Em ambos os casos, você precisará criar um portfólio para mostrar seu trabalho. Ele deve mostrar o seu conhecimento de design gráfico, comunicação e marketing, bem como as marcas que você criou.

Finalmente, para se tornar um Brand Designer de sucesso, você precisa ser capaz de trabalhar de forma eficaz com os clientes para entender suas necessidades e criar uma marca que seja única e que represente a empresa ou produto. Ter uma boa compreensão dos princípios de design e das melhores práticas para criar uma marca forte e memorável são diferencias que podem te destacar no mercado. Se você seguir estas etapas, você pode se tornar um designer de marca de sucesso.

Cursos para iniciar a carreira como Brand Designer

Veja a seguir uma lista com cursos que ajudarão você a adquirir as bases de conhecimento para se tornar um Brand Designer.

Cursos relacionados a ferramentas

Cursos relacionados a Brand Design

Gostou do conteúdo mas ainda tem dúvidas? Deixe-as nos comentários que vamos responder.

Assuntos abordados

Notion Master Backoffice Template

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar Dala
Edgar Dala
9 meses atrás

Amei o conteúdo, Obrigado pelo luz do conhecimento!

Links Patrocinados

1
0
Would love your thoughts, please comment.x