Pesquisar

Como se tornar um criativo de sucesso

Como se tornar um criativo de sucesso
Picture of Redação DCC

Redação DCC

Blog sobre design, criatividade, comunicação e empreendedorismo..

Um criativo de sucesso não é o designer rico, que mora em uma mansão ou anda de carro importado.

O verdadeiro criativo de sucesso é aquele que descobriu como fazer o seu processo criativo fluir a ponto de ter ideias geniais a partir dos insights mais improváveis, sem se tornar escravo do trabalho e seus processos.

E se você deseja se tornar esse criativo, então está no lugar certo. Preparamos esse artigo com dicas para ajudar você a se tornar um criativo de sucesso.

Descubra como funciona a sua criatividade

Criativos de sucesso não esperam que uma chama criativa nasça do nada para que criem algo único, bonito e útil, eles exercitam o músculo da criatividade todos os dias.

Eles aprendem como funciona sua própria criatividade, como concebem uma nova ideia e o que precisam fazer para alimentá-la de forma contínua.

Para ajudar você a descobrir como funciona sua criatividade e se tornar um criativo de sucesso, veja a seguir uma lista com 10 dicas que o ajudarão na jornada criativa.

9 dicas para se tornar um criativo de sucesso

As dicas a seguir não são nenhuma informação secreta ou coisas de outro mundo capazes de tornar você um profissional criativo de sucesso.

O sucesso está mais ligado ao que você fará com o aprendizado diário sobre os processos e a criatividade do que com a quantidade de dicas que você é capaz de ler por dia.

Use cada dica a seguir para aprender mais sobre o seu processo criativo e como ele pode se beneficiar das pequenas coisas para transformar ideias em projetos grandes e de sucesso.

1. Tenha interesse genuíno

Segundo Jeff Fajans, coach criativo, “a centelha do gênio é simplesmente estar interessado em algo”. Então, se você quer se tornar um criativo de sucesso é preciso ser curioso, demonstrar interesse genuíno por algo e enfrentar os desafios que poderão surgir.

Saber o que você gosta de aprender, o que te emociona, o que te dá prazer. Conhecer isso é fundamental para acender a centelha criativa.

2. Seja flexível e versátil

Criativos de sucesso são complexos e possuem hábitos muito particulares, e está tudo bem, afinal, cada um tem sua própria identidade e abraçá-la faz parte do processo criativo.

Mas é importante entender que em alguns momentos será necessário um pouco de flexibilidade e versatilidade, já que alguns projetos criativos podem exigir mais ou menos características que possuímos.

É essa flexibilidade que permitirá a você criar algo único, e não se sentir bloqueado durante o processo.

3. Aprenda a desligar sua energia

Muitos criativos de sucesso são capazes de canalizar uma quantidade elevada de energia enquanto se concentram no trabalho, mas isso não quer dizer que estejam o tempo todo ligados.

Eles alternam entre períodos de muito foco e períodos ainda mais longos de descanso, pois é preciso recarregar as energias para manter a criatividade elevada.

Se desconectar do trabalho é fundamental para ampliar os insights e as visões sobre o projeto criativo. Aprenda a identificar o momento certo de desligar sua energia e relaxar.

Criativo de sucesso - visão do especialista e do iniciante
Imagem: Freepik

4. Tenha a visão do especialista e do iniciante

A relação entre inteligência e criatividade é mais fraca do que podemos imaginar, logo, uma pessoa de QI elevado não necessariamente será mais criativa do que uma pessoa com baixo QI.

Combinar a alegria com a curiosidade é capaz de tornar uma mente imparável, pois permitirá conectar elementos que até então pareciam não se conectar e nem se integrar aos objetivos necessários.

Não importa quantos anos de experiência você tenha, sempre procure olhar para as situações com a visão do especialista e do iniciante, só assim você conseguir conectar pontos distantes de forma criativa.

5. Divirta-se com seu trabalho

Talvez você já tenha ouvido que trabalho não é brincadeira. Realmente não é, mas nada impede de você se divertir enquanto trabalha.

A alegria é um dos elementos facilitadores da criatividade. Você já viu alguém triste, deprimido, tendo ideias criativas?

Levar o trabalho a sério não quer dizer que você deva excluir a alegria da sua rotina, muito pelo contrário, um criativo alegre tem muito mais chances de desenvolver um olhar criativo do que um profissional sério e rigoroso com o processo.

6. Socialize, mas lembre-se de você

Criatividade é um exercício diário, e assim como o trabalho, demanda tempo. Mas você não precisa, e nem deve, ser refém do trabalho e da criatividade. Socialize.

Vá conversar com os amigos e familiares, saia de casa, faça algo diferente. De onde menos se espera pode surgir a ideia que faltava para o sucesso de um projeto.

Dê um tempo para você também, fique sozinho, reflita, ouça música, faça tudo o que quiser sem pensar no trabalho. Com certeza quando retornar as ideias começarão a surgir naturalmente.

7. Quebre regras

Muitos criativos são taxados como rebeldes, quebradores de regras, mas o fato é que para quebrarem as regras eles precisaram aprendê-las e dominá-las para que isso não afetasse negativamente o seu processo criativo.

Então antes de quebrar as regras, aprenda melhor do que qualquer outra pessoa que conheça, pois é desse aprendizado que virá a inovação e a elevação do nível criativo.

9. Seja criativo sem perder a objetividade

A paixão é o que faz o ser humano se manter interessado em algo, principalmente aquilo que é mais difícil. E quando se trata de ideias criativas, é preciso muita paixão para se manter no caminho enquanto ela não surge.

A objetividade quando o assunto é ser criativo vai permitir a você aprender com as limitações pessoais e aproveitar o máximo possível os pontos fortes, fazendo com que você se desprenda do trabalho e consiga criticá-lo e destruí-lo para então reconstruir de forma mais criativa e eficaz, sem se sentir mal por isso.

10. Faça planos, mas não prenda a eles

Ter um planejamento é essencial para saber por onde ir rumo ao objetivo, mas criativos de sucesso precisam desenvolver a capacidade de não se prenderem a esses planejamentos.

Às vezes, durante o processo criativo, algo novo surgirá e se mostrará mais promissor do que aquilo que foi planejado e ter a sensibilidade de identificar que é o momento de abandonar o planejamento e seguir por esse novo caminho é que colocará você no rumo do aprendizado e do sucesso criativo.

A jornada criativa é desafiadora e cheia de pequenos detalhes que necessitam de um olhar atento e sensibilidade para serem vistos, e enquanto você olhar apenas para o que está planejado, não conseguirá ver esses detalhes.

Da objetividade à criatividade

Quando você se torna um profissional objetivo, que conhece seu processo criativo e é capaz de abandonar um planejamento para buscar uma inovação no processo, confiando de que pode fazer algo melhor ainda, então você está avançando no caminho para se tornar um criativo de sucesso.

O sucesso não se mede apenas pela quantidade de dinheiro que se ganha ou pelo nível dos clientes que atende, mas também pelo que você sente em relação ao seu trabalho e quem você se torna através dele.

Desperte o criativo de sucesso que está dentro de você e desenvolva trabalhos incríveis para seus clientes, gerando o famoso efeito WoW! Isso só depende de você.

Assuntos abordados

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x