Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Conheça o Piktab e os motivos para não ficar mais sem ele

Por 30 de maio de 2017Dicas e Tutoriais
piktab
Próximo Post
Post Anterior

Piktab é um imenso repositório onde você encontrará fontes, fotos, vetores, ícones, texturas, tutoriais, mockups, vídeo e muitas coisas legais. Uma ferramenta simples e objetiva, que assim que conheci se tornou indispensável.

Conheça a Piktab. Aquele tipo de coisa que você nem sabia que existia, mas vai te fazer se perguntar como ficou tanto tempo vivendo sem (hahaha). É um sonho de consumo para qualquer designer e, com certeza, vai fazer parte da sua vida depois de hoje. Trata-se de uma extensão exclusiva para o Google Chrome (pelo menos por enquanto), desenvolvida pela, já consagrada entre os designers, Freepik, que muda a página inicial do seu navegador mostrando dezenas (centenas se você tiver tempo de ir rolando) de recursos gráficos gratuitos (em sua grande maioria) todos os dias. É muito fácil de usar e realmente muito útil para todo criativo.

Vamos dar uma conferida pra ver se é isso tudo, mesmo.

Pesquisa feita com a palavra chave Macbook

Observe que cada resultado exibido tem suas tags (video, photo, mockup, etc) e do lado direito o site/fonte do download.

Sempre que você abrir uma nova aba, encontrará uma barra de pesquisas, um menu suspenso do Google Apps, seus sites mais visitados e uma seleção de recursos gráficos fornecidos pelos sites que você escolher seguir. Um imenso repositório onde você encontrará fontes, fotos, vetores, ícones, texturas, fontes, tutoriais, mockups, vídeo e muitas coisas legais. Pensa em todas aquelas páginas que não paramos de visitar quando buscamos inspiração para nossos projetos criativos, sendo mostradas de forma bem dinâmica e inédita todos os dias. É como um Pinterest, porém desenvolvido especialmente para designers gráficos e artistas em geral.

Mude o mecanismo/repositório ou refine sua busca

Crie seu login (clicando no botão superior direito) com sua conta do Google, Facebook, Twitter ou Freepik e, você poderá gerenciar suas preferências personalizando quais repositórios/sites você quer que seja vasculhado em cada busca e/ou selecionando quais tags você deseja ver nos resultados. Além disso, poderá criar coleções (pastas) com seus itens favoritos.

Selecionando os repositórios (sites) para a exibição dos resultados


Selecionando as tags que deseja ver nas buscas

Ah! Uma última dica: Não é obrigatório ter o Piktab como sua página inicial para desfrutar de tudo que ele tem para te oferecer. Você pode manter a página que já está habituado a usar e abrir o Piktab clicando no ícone que fica na barra de endereço do navegador.

Espero que tenham gostado da dica 🙂

Clique aqui para baixar o Piktab
Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.