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Cuidados na criação de um logotipo

logotipo mammoth|
Paulo Nogarol

Paulo Nogarol

Designer especializado em projetos de identidade visual de marca com clientes em diversos Estados do Brasil e em 03 continentes. Atua de forma independente gerenciando o seu próprio estúdio criativo. Com experiência de mais de 15 anos em gestão de processos e de projetos, possui excelente capacidade de aliar visão estratégica ao design para encontrar soluções criativas e funcionais que potencializam marcas e contribuem para levar negócios ao próximo nível.

Hoje vou compartilhar com vocês um pouco do meu processo criativo. Mostrarei alguns cuidados que devem ser tomados na construção de um logotipo para que ele reflita a essência da marca, a personalidade do negócio.

É necessário estarmos atentos a alguns procedimentos essenciais para a construção de um logotipo já que ele precisa conversar, se comunicar corretamente com o seu público alvo.

Pois o design existe para, dentre outras coisas, transmitir uma mensagem.

Então, se o logo não estiver conectado, não estiver alinhado com a personalidade da marca, há muita probabilidade da empresa se comunicar de maneira errada com a sua audiência e assim não alcançar os objetivos definidos para aquela comunicação.

Pra representar a identidade de uma empresa em um logotipo, meu primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o negócio.

Junto com os seus donos ou representantes – eles estão sempre presentes no processo inicial da construção do logo. Afinal de contas são eles que mais conhecem a empresa – eu identifico alguns pontos como o motivo de existência do negócio; quais são os seus objetivos, pra onde ele vai; qual é a sua história, sua tradição…

E para deixar esse post um pouco mais prático, compartilho como foi o processo de criação do logotipo da marca Mamooth:

Quem é a Mamooth?

É uma empresa digital que ainda não está no mercado. Ela vende produtos online e sua atuação será totalmente virtual. A sua vibe é representada por uma galera jovem, super antenada nas tendências de mercado, super antenada nas tendências de tecnologia dos setores em que a empresa atua.

A empresa tem uma personalidade de atitude, de realização, de identificar uma oportunidade e já partir pra ação. E esses pontos podem ser representados no logotipo, é possível representá-los.

Sobre a parte da criação, do design.

Por solicitação da empresa, havia a necessidade da representação de um mamute no logo. Mas esse animal representado não poderia ser grosseiro, agressivo, bravo e então surge o primeiro desafio: o mamute por si só possui estas características.

Como então não deixá-las aparecer no símbolo a ser criado?

Acompanhe no vídeo abaixo como foi o processo criativo, desde os rascunhos, desde as ideias iniciais, até a escolha da linha de criação a ser seguida e a escolha da tipografia.

Lembre de deixar a sua curtida e de compartilhar com seu amigo empreendedor ou designer:

A sinergia entre o designer e o cliente é fundamental para o sucesso do projeto.

O cliente tem que estar envolvido desde o início, desde o briefing e este documento precisa promover a discussão de pontos estratégicos do negócio como missão, visão, valores, história, público alvo, previsão de novos negócios e concorrentes.

Com essa discussão o cliente nos dá informações muito valiosas que poderão ser utilizadas na criação do conceito do design a ser criado e assim aumentar a chance do projeto ser aprovado sem alterações.

Mas, bem mais importante que um projeto aprovado de primeira é ele atender um dos objetivos do design: transmitir uma mensagem. E que essa mensagem esteja alinhada com a empresa, com seus propósitos, seus valores, sua essência e assim a sua audiência se identifique com ela.

Sucesso a todos!

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