UM BATE PAPO SOBRE O UNIVERSO CRIATIVO :)

Designer de brinquedos: um sonho de criança com realização de gente grande

Por 8 de Maio de 2018Design
designer-brinquedo-projeto-capa
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Post Anterior
Próximo Post

Todo designer de brinquedos é, na verdade, um garoto sonhador que cresceu e hoje fabrica seus próprios brinquedos. E o melhor: ainda ganham pra isso.

O designer de brinquedos é o profissional que vai projetar o que é uma das formas mais lúdicas e acessíveis de se entender o que acontece ao nosso redor quando estamos começando a compreender a vida: os brinquedos.

Na verdade, não se sabe ao certo como surgiram estes inventos tão fascinantes. Na história existem várias datas e teorias, mas particularmente, e se você me permite uma humilde opinião é um tanto quanto difícil de acreditar. Mas, calma. Eu explico.

O brinquedo vai além de uma peça pensada e desenvolvida para o público X ou Y. Todo brinquedo, a princípio, parte da imaginação e da percepção cuja qual o ser (ou animal) encare aquele objeto.

Uma simples pedra ou um galho de árvore podem se tornar brinquedos incríveis nas mãos de quem abusa de sua imaginação no momento da brincadeira.

O brinquedo é um artefato curioso e maravilhoso. Tem sido objeto de estudo ao longo dos séculos e cada vez mais vem sendo aperfeiçoado.

Numa breve pesquisa, descobri que os primeiros fabricantes de primeiros de forma industrializada surgiram na Europa, mais precisamente pelas bandas da Alemanha, França e Inglaterra por volta do século XIX. Já no Brasil, as primeiras indústrias de brinquedo que se teve notícia surgiram em 1937 com projetos influenciados pelos criadores alemães. A Fábrica de Brinquedos Estrela foi uma das pioneiras e segue forte até os dias atuais.

designer-brinquedo-madeira-antigo

O velho e bom carrinho de madeira eram os preferidos dos nossos pais e avós.

Sendo um pouco mais teórico e aprofundando no tema “brinquedo”, podemos dizer que este trata-se de um objeto ou uma atividade que é executada de forma lúdica. Na maioria das vezes, a sua usabilidade é voltada ao lazer geralmente associada às crianças.

Pensando em uma forma de se divertir ou interagir com os amigos e também consigo mesmo é que vem o profissional que cria estes incríveis objetos de uma forma bem pensada. Nosso bom e criativo designer de brinquedos.

Os brinquedos são usados também de uma forma um pouco mais séria. Eles também são usados de forma pedagógica para o tratamento de alguma patologia ou sintomas e também para a melhoria da coordenação motora em alguns casos. Além disso, também são usados para tratamentos terapêuticos, psicossomáticos e de autoestima. Mas este é um assunto mais profundo que podemos falar melhor em outra oportunidade.

designer-brinquedo-madeira-castelinho-cavalinho

O cavalinho de madeira e as peças de castelinho foram um clássico dos anos 60, 70 e 90.

A atividade de designer de brinquedos é relativamente nova.

Na verdade, um designer de brinquedos é um desenhista industrial que podemos encontrar cursos em diversas universidades federais em todos o país. Nos cursos, aprendemos desde criar uma simples bola até mesmo projetos mais ousados como carros e aviões. Claro, antes que você me corrija, tudo isso é base para o conhecimento profissional. O que vai determinar depois são as especializações e outros cursos mais densos, como engenharia por exemplo. Pode pesquisar na web. Você vai encontrar ótimos cursos.

Nos cursos de design voltado ao desenvolvimento de brinquedos você terá acesso aos recursos para uma prática, criação de trabalhos lúdicos e reflexivos em diferentes abordagens ao fim que se determina o projeto.

Se você puxar na memória, não tem muito tempo, menos que um século para ser mais exato, os brinquedos eram fabricados em madeira. Isso porque quem os desenvolviam eram os marceneiros. Veja alguns modelos que são clássicos infantis em madeira:

designer-brinquedo-madeira-pedagogico

Pesquisando informações para a concepção deste artigo, para minha surpresa, descobri que um dos brinquedos mais famosos do planeta foram desenvolvidos a princípio em madeira. E qual seria esse brinquedo? O fantástico LEGO. Sim, brothers! Na minha humilde opinião, o LEGO é um dos brinquedos mais fantásticos do universo. Ele não mais é que um simples bloquinho de plástico, assim como um mini tijolo. E só!

designer-brinquedo-lego-bloco

Segundo a Wikipédia:

O sistema LEGO é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações.  Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, é fabricado em escala industrial em plástico feito desde 1934, com isso aumentando a produtividade e levando-o a se popular em todo o mundo desde então. É muito famoso e as crianças do mundo todo brincam. Hoje em dia existem varias séries.

O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes. O criador fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome “LEGO”: leg godt que significa “brincar bem”. Atualmente o grupo LEGO emprega mais de 10.000 pessoas em cerca de 140 países, ocupando a posição de líder mundial no segmento de brinquedos para crianças nas faixas dos três meses aos dezesseis anos de idade.

Imagine um simples bloquinho, onde a principal forma de brincar é usar a sua imaginação. Basta unir um bloco a outro e a outro e eis que de repente você criou de um simples cubo até um grande castelo. Mas para ser produzido em larga escala, foi necessário na época um estudo para melhorar a forma do bloquinho e suas dimensões. Além disso, que era bloquinho de madeira, começou a ser produzido em plástico.

designer-brinquedo-lego-brinquedo-toy

Vamos pensar juntos para não entrarmos em contradição com o que eu disse acima.

Ora, se a soma de um bloquinho com a imaginação de quem brinca com ele transformou o LEGO num sucesso mundial, para quê um designer de brinquedos então? Simples, o designer é quem vai pegar a ideia original como um diamante bruto e lapidar. É ele que vai transformar o sonho em realidade. O maior público dos brinquedos é o infantil, então todo cuidado é pouco.

Veja alguns pontos necessários ao trabalho:

• A necessidade do projeto e seu publico alvo;

• Desenho e visualização em 2D e também 3D;

• Idealizar e confeccionar protótipos;

• Identificar de problemas do projeto e suas devidas soluções;

• Escolher os materiais mais apropriados ao projeto;

• Propor testes de usabilidade e durabilidade;

• Aprovação do projeto junto aos órgãos fiscalizadores competentes;

• Estratégias de Divulgação e Branding.

designer-brinquedo-ilustracao-prototipo

Meus brinquedos

De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!

Clarice Pacheco

 

Quando não existe um estudo de um profissional por trás do projeto, nem sempre o resultado é o esperado. Separei aqui alguns exemplos:

designer-brinquedos-erro-01

designer-brinquedos-erro-02

designer-brinquedos-erro-03

designer-brinquedos-erro-04

designer-brinquedos-erro-05

designer-brinquedos-erro-06

designer-brinquedos-erro-07

designer-brinquedos-erro-08

Para melhores resultados, invista tempo e dedicação

Por outro lado, quando se é dedicado tempo e trabalho no desenvolvimento do brinquedo, o resultado que temos é exatamente o oposto.

Mesmo que seu projeto seja extremamente estudado, feito e refeito e também lançado no mercado, nada impede que ele passe por melhorias constantes.

Diversos fatores pedem para que o investimento não pare. Isso porque o seu público pode mudar, ficar mais exigente, podem surgir fortes concorrentes, etc… E claro, você não vai querer ficar para trás.

E quando se consegue investimento também, o brinquedo pode virar um sucesso que ultrapassa o tempo e o conceito único de brinquedo. É que acontece com alguns que acabaram virando ícone da cultura e passam para a categoria de produtos licenciados.

A partir daí o céu é o limite. Este brinquedo pode virar um objeto de desejo, como o caso da famosa boneca Barbie.

designer-brinquedo-barbie-mattel

Mais alguns modelos interessantes de brinquedos:

designer-brinquedo-famosos-toy

A criação de brinquedos exclusivos e inéditos é o sonho de muitos designers. Posso arriscar dizer que boa parte dessa turma criativa tem um projeto desses na gaveta.

Que tal aproveitar que tratamos sobre este tema e dar seguimento a este seu projeto? Quem sabe não é um grande sucesso que você tem adormecido ai?!

Post Anterior
Próximo Post
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.