Dicas de conteúdo para postar stories no Instagram

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Alex Fleming

Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Você já percebeu que os stories são um sucesso. Selecionei aqui alguma dicas de conteúdo para postar stories no Instagram e fazer sua rede social bombar

Se existe algo que já está incorporado ao nosso dia a dia são os stories. Algumas dicas de conteúdo para postar stories no Instagram são essências para que, além de você entender qual a usabilidade dessa ferramenta, seu Instagram seja um sucesso.

Até agosto de 2016 o Instagram era apenas uma ferramenta de postagem de fotos, não estou menosprezando, mas era basicamente isso. Mas os programadores e criativos dessa empresa sentiram que precisariam de algo a mais para ganhar mais espaço nesse universo louco da internet.

Eu ainda não posso afirmar, mas acredito que os mesmos tenham estudado bastante a plataforma Youtube e todo o seu crescimento. Claro, segundo a boca miúda, o velho Mark Zuckerberg tentou comprar o Snapchat, que era o líder neste segmento, mas seus proprietários não concordaram. Diante disso, ele chamou sua equipe de profissionais altamente qualificados e mega criativos para um café e lançou o desafio.

Então, e se juntassem o que já era bom no Instagram com um canal de vídeo, mas um canal diferente, com vídeos curtos? COWABANGA!! Diriam as tartarugas ninjas mutantes. Assim surgiram os stories e logo caíram na graça dos seus usuários, em especial, os brasileiros.

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Hoje, os stories completaram um pouco mais de 3 anos e já passaram dos 500 milhões de usuários por dia, com uma quantidade inimaginável de histórias para contar.

Além de histórias previamente gravadas e lives, os stories são uma incrível plataforma de negócios, publicidade, divulgação e vendas. Segundo estudos recentes, os stories  de perfis profissionais são hoje 35% a mais que os pessoais. Incrível, não? Esta é uma taxa que só tende a crescer.

Hoje em dia não basta só mostrar, é legal ter o que mostrar. Seu stories, com perfil profissional ou não, precisa ter um conteúdo relevante, atraente, alfo que segure a atenção do seu público e seguidores. Caso contrario, seus seguidores deixam de ver seu perfil e o famigerado algoritmo não perdoa, acaba deixando de entregar para a sua audiência o seu conteúdo. E essas regras de entrega mudam a todo momento.

Agora vamos falar sobre o que você veio fazer aqui neste artigo. Vamos lhe mostrar algumas dicas que podem deixar seus stories mais atraentes, com um conteúdo mais bacana para seus seguidores. Lápis e papel na mão:

Lives

Lives são vídeos ao vivo que são um sucesso nos stories. Eles geram mais engajamento e um índice de participação muito expressivo. Seus seguidores recebem notificações na hora em que está acontecendo para que possam participar e interagir com o que você está falando ou mostrando. Na live, você pode mostrar seu dia a dia, eventos, viagens ou dar o seu recado. Outra dica que pode te ajudar em suas lives, é entender um pouco sobre storytelling.

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Menções

As menções ou citações são outra forma de bem legal de compartilhar informações. Você pode mostrar de uma forma mais planejada. Estas menções podem ser originais ou compartilhadas de algum post que alguém ou de uma empresa que você admira. Criar menções sobre atualidades é uma boa dica.

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Pesquisa ou Enquetes

Ah, essa, pessoalmente, é a parte dos stories que eu considero a mais fundamental. Ela traz muito engajamento e participação dos seguidores. Através das enquetes, você pode conhecer melhor o seu público através de perguntas. Pode, por exemplo, perguntar se eles preferem o produto A ou o B. E mais, pode pedir que enviem dicas de conteúdo que querem ouvir de você, como chegaram ao seu Instagram, ou se você vende algo, pode conhecer os hábitos de compras deles. Enfim, as possibilidades são infinitas. Use sua criatividade.

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Quer saber mais? Arrasta pra cima

Essa dica de conteúdo é muito usada para quem quer levar o seu Instagram para uma outra plataforma, seu e-commerce por exemplo. Esta ferramenta é conhecida como swipe up, ou para nós brasileiros, arrasta pra cima. Lembrando que esta ferramenta só está disponível, por enquanto, para quem possui mais de 10 mil seguidores. É uma ferramenta extremamente utilizada, por exemplo, para quem vende cursos ou produtos no Instagram e pode ser agregada a sua estratégia de inbound marketing, por exemplo.

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Divulgue, divulgue, divulgue…

Use os stories para divulgar o que você anda fazendo de interesse dos seus seguidores, fale sobre seu negócio, convide para lançamento e compra de um produto, fale sobre seu artigo novo em um blog, divulgue uma campanha que está lançando ou participando, ou seja, é um amplo canal de divulgação em massa.

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A gente sabe que as mídias tradicionais não são mais a TV, jornal e rádio. A internet fez com que empresas que não quisessem quebrar, se adaptassem a ela. O jornal impresso é um bom exemplo do que estou falando, assim como as revistas impressas. A internet e suas plataformas estão se tornando os canais de divulgação mais valiosos. Isto se deve ao seu custo benefício e sua entrega que pode ser medida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, mas isso é papo para outro artigo.

Se você está começando e pretende investir em uma mídia com alcance e abrangência, indico sem sombra de dúvida o Instagram. Esta plataforma tem um excelente custo benefício e taxa de conversão. Caso você não se sinta seguro para investir, procure um profissional de mídias sociais. Ele é indicado para criar e divulgar seu anúncio. Além disso vai te oferecer um relatório detalhado sobre todas as taxas e métricas referentes ao seu investimento.

Estas foram apenas algumas dicas rápidas de conteúdo para posta no Stories do Instagram. Se o seu perfil é mais pessoal, tenha alguns cuidados para postar coisas muito “pessoais”, entendeu né?! Agora, se o seu perfil é profissional, trate-o como sua empresa na internet. Defina claramente a sua persona e mostre aos seus seguidores como ela é e o que tem a dizer. A sua comunicação precisa estar em total comunhão com a sua identidade. Não esqueça disso, ok!?

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