Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Como Dizer Não Sem Se Sentir Culpado

Por 30 de agosto de 2018Freela e Startups
como dizer não
Próximo Post
Post Anterior

Dizer não para as pessoas pode ser difícil pra você. Muitas vezes você torna a sua vida demasiadamente complicada e ocupada porque tem dificuldades de dizer não e então é muito importante que você aprenda a negar já.

A gente sabe que o dia tem 24 horas apenas, que o tempo é um recurso que tem fim e é caro e mesmo assim a gente continua adicionando mais coisas às nossas agendas simplesmente porque alguém pediu e a gente não soube como dizer não. É comum pensarmos coisas do tipo:

Se eu não fizer, quem vai fazer? Se eu disser não, eles podem parar de gostar de mim. Eu deveria ser capaz de fazer isso. Se eu não posso fazer isso é um problema comigo e não com eles.

Tá certo que algumas coisas precisam apenas ser feitas. Algumas vezes você vai precisar trocar a lâmpada da recepção ou coordenar a festa dos aniversariantes da empresa. Mas, às vezes não. Às vezes isso pode estar além do que você pode lidar.

Como eu posso dizer não?

É difícil responder tão absolutamente esta pergunta, depende de tantos fatores como cultura da empresa, maturidade da equipe, emergência da tarefa a ser executada… mas uma coisa pode-se falar:

Diga não para qualquer coisa que vai contra os seus princípios, para qualquer coisa que vá contra aquilo em que você acredite: sobre a vida, você mesmo, ética, moralidade, Deus, o que seja.

Diga não também pra qualquer nova ajuda que você for solicitado a dar quando você estiver realmente sobrecarregado. Você precisa cuidar de você mesmo primeiro e assim você terá força e energia pra ajudar outras pessoas. A sua capacidade máxima de execução de tarefas pode parecer diferente de sua colega de trabalho, de seu amigo da faculdade, do seu cliente. Resista à tentação de comparar o quanto você está fazendo e o quanto eles estão fazendo: isso nunca foi e nunca será uma boa forma de você avaliar a sua vida. Nunca.

Porque estou sobrecarregado?

Se você sente que está sobrecarregado pode ser devido a um desses três motivos:

  1. Você assumiu muita coisa pra fazer
  2. Você não tem tempo para o que é mais importante pra você
  3. Alguma coisa que você não pode controlar aconteceu e está deixando você estressado

Se tem muita coisa pra você fazer (motivo 1) é tempo de voltar atrás. Dá um giro, olhe o cenário por cima, saia da caixa, saia do seu mundo de problemas e tente ver o cenário como se você não estivesse nele. Analise com cuidado e veja o que você precisa parar de fazer pra dar conta do resto, ou pelo menos dê uma pausa nessa tarefa.

Se você não consegue viver as coisas que lhes são mais importantes neste momento (motivo 2) tá na hora de reavaliar a situação. O que você precisa viver, para quais coisas você quer mais tempo? Você precisa cuidar mais de você mesmo (exercícios, noites bem dormidas, boa alimentação, colocar em prática aquele hobby, ler a sua Bíblia)? Você precisa gastar mais tempo com a sua família, seus amigos? Ou você quer tempo para cuidar voluntariamente de outras pessoas? Pergunte a você mesmo  “o que eu deveria sacrificar de minha agenda para que essas prioridades na minha vida pudessem ser executadas?“.

Disso eu não abro mão

Você precisa pedir ajuda se estiver no motivo 3. Procure um amigo, uma pessoa da família, um psicólogo, um pastor… Mas não tente segurar essa barra sozinho se ela está muito pesada pra você ao ponto de fazer você perder o equilíbrio emocional. Peça socorro.

Como eu digo não?

Você simplesmente faz isso, diz não. Deixa a palavra sair da sua boca e tenta não ficar chocado por ter feito isso. Seja simpático, gentil, diga com um sorriso, mas diga com decisão. Não tem problema e não é vergonhoso você precisar ensaiar diante do espelho um pouquinho por dia pra pegar a manha. Lembre de situações passadas em que você teria evitado um monte de dor de cabeça se tivesse dito não para alguma pessoa e simule diante do espelho como seria hoje se tal situação voltasse a ocorrer. Tente antecipar os pedidos que as pessoas possam lhe fazer e prepare sua resposta para o momento certo.

9 maneiras para dizer não

Cada maneira abaixo deverá ser aplicada de acordo com a cultura do local onde você trabalha ou vive. Tem lugar em que podemos dizer um simples não e fica tudo bem. Agora tem outros lugares em que você tem que falar não sorrindo, mesmo sem ter vontade nenhuma de sorrir pro folgado que te pediu algo que ele poderia muito bem fazer.

Há ainda aqueles terríveis locais de trabalho onde impera o “manda quem pode, obedece quem tem juízo“. Para as pessoas que trabalham nestes locais vale a pena deixar bem claro para a pessoa que está te pedindo algo as consequências que vão ser geradas se você aceitar tal pedido:

“Posso fazer, sim. Mas isso vai fazer com que eu atrase o relatório do cliente X, que você me pediu pra fazer mais cedo. Devo parar o relatório e atender este novo pedido?”

Agora veja 09 maneiras de se dizer não:

“Não” – porque não é uma sentença já pronta, completa

“Não, desculpe.”- se você sente que só dizer não pode ser muito rude no momento

“Neste momento não”

“Minha agenda está lotada até o céu neste momento.” – esse não é quase sempre o seu caso?

“Eu estou ocupado agora. Me lembre mais pra frente um pouco?” – só faça isso se você realmente quer ser lembrado

“Obrigado por ter lembrado de mim, mas não posso ajudar neste momento”

“Eu queria poder, mas não posso.”

“Não, isso eu não posso fazer. Mas, olha aqui o que eu posso fazer…” – talvez você não possa escrever a ata da reunião, mas você pode se comprometer a fazer a revisão e publicá-la para os participantes depois.

“Eu não sou a pessoa certa pra esse trabalho”

Como eu posso parar de me sentir culpado ao falar não?

Depois de você dizer não pode aparecer em você um sentimento de culpa. Mas você não deve se sentir assim uma vez que você disse não devido às razões que você já explicou! Essas razões que levaram você a dizer não já estão bem claras pra você.

Quando você sabe o que está deixando pra trás ao dizer não, quando você sabe o que está sendo sacrificado ao dizer não você pode sim se sentir bem por ter negado algo. Você pode se sentir bem ao falar não quando está se sentindo sobrecarregado. Você pode ainda dizer não sem arrependimento quando precisa negar algo que está distorcendo as suas prioridades.

Tem duas maneiras de você falar não sem sentir a culpa correndo atrás de você:

  1. Conheça o seu motivo
  2. Diga não de maneira respeitosa

Olha como eu fiquei depois de dizer não

Saiba com clareza o motivo de sua negativa e tenha certeza de que o que você está fazendo é o mais certo a se fazer agora. Esteja preparado se você for questionado porque está negando um pedido e ao mesmo tempo seja respeitoso com quem você diz não. Você tem que ser assertivo ao invés de agressivo.

Proteja sua vida, proteja seu tempo.

Nossas vidas podem ser muito descomplicadas quando aprendemos a dizer não. Se a gente diz sim pra tudo um dia a gente vai explodir emocionalmente e isso tem consequências muito ruins para nós mesmos e para as pessoas que nos amam e que amamos.

Nós somos como nevoeiro nessa vida, o tempo passa muito rápido pra você deixar de vivê-la fazendo as coisas que são mais valiosas pra você porque você não sabe dizer não.

Negue hoje, com conhecimento e respeito.

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Apaixonado por design gráfico e fotografia. Co-fundador do site www.petmood.com.br. Pai babão, esposo apaixonado e fotógrafo de mentirinha.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.