A importância de trabalhar com o endomarketing na empresa

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

Você sabe o que é endomarketing? Também conhecida como marketing interno, que vem sendo trabalhado pelas empresas como forma de incentivo aos colaboradores.

Para a gente conversar melhor sobre esse assunto, vamos primeiro entender a palavra “endomarketing”. O prefixo “endo” quer dizer “para dentro” e marketing a gente já sabe rsrsrs, então ao pé da letra é  “marketing para dentro”, ou seja, ações de marketing desenvolvidas para dentro de uma empresa.

O termo comunicação interna e endomarketing podem se confundir, mas pera lá… eles são diferentes! A comunicação interna tem o propósito de apenas passar informações, já o endomarketing está relacionado com ações internas de engajamento e incentivo.

Em muitos negócios há colaboradores desanimados, que não tem interesse em crescer dentro da empresa ou que não conhecem os produtos/serviços que a empresa oferece. Isso acontece, em muitos casos, porque não há uma comunicação da empresa com os colaboradores de forma qualificada, É muito importante que, primeiro, seja trabalhada a comunicação dentro da empresa, com o público interno, para que o discurso sobre o negócio, sua cultura, valores, benefícios e propósitos, estejam alinhados e possam ser transmitidos para o público externo.

Do meio do ano passado para cá eu tenho trabalhado com alguns jobs de endomarketing. Tenho um cliente na agência que faz as ações de endomarketing para os colaboradores da empresa. No início eu não achava que isso não dava muito certo, era bobeira… Mas com o passar dos meses vi que as demandas foram aumentando e pude perceber que eles levavam muito a sério e como os colaboradores estavam cada vez mais engajados nas informações passadas pelas ações.

Como trabalhar o endomarketing?

Normalmente, os setores de RH e marketing se unem, o RH por ter mais contato com os colaboradores das diversas áreas e o marketing por entender mais de estratégias de comunicação. O conhecido de ambas áreas se juntam e assim conseguem alcançar o público interno de forma assertiva e atraente.

Existe um calendário de ações de endomarketing, isso você consegue na internet mesmo. A partir daí, no mês anterior a data comemorativa são pensadas as estratégias para a campanha.

As peças que mais trabalho são:

  • Cartaz: para colocar nos murais de cada setor; 
  • Arte para WhatsApp: para ser encaminhada nos grupos do WhatsApp; 
  • Arte para Redes Sociai: para ser publicada nas redes sociais. Mas atenção, nem todas as datas precisam ser divulgadas. 
  • Arte para Wallpaper: para ser aplicada no fundo de tela de todos os computadores da empresa, a fim de reforçar a campanha. 

Existem algumas campanhas que é possível conciliar com eventos internos, como palestras e dinâmicas, e também tem a possibilidade de dar um mimo para os colaboradores. Isso é importante para motivar ainda mais!

E não falo apenas de campanha por conta de alguma data comemorativa, mas também de ações simples como aniversário, colocando no quadro de aniversariantes do mês, presenteando com um cartão e uma lembrancinha, tempo de casa através de um reconhecimento por x anos de casa, como exemplo um troféu ou uma placa e entrada de novo colaborador, dando um kit de boas vindas para que se sinta bem recebido e acolhido pela empresa. 

Quais são os benefícios do endomarketing?

1- Colaboradores mais engajados e motivados;

A organização quando preza pela qualidade de vida e bem-estar é muito mais reconhecida pelos seus colaboradores, que automaticamente ficam mais motivados e engajados a crescer. 

2- Aumento da produtividade; 

Os colaboradores trabalham de forma mais satisfeita, o que contribui para serem mais produtivos, diminuindo custos e aumentando o lucro. 

3- Diminui a rotatividade dos colaboradores; 

Quando os colaboradores confiam na empresa, sabem dos valores e benefícios de estar ali, faz com eles se tornem mais fiéis e a defendam.

4- Melhoria do clima interno.

As campanhas acompanhadas de dinâmicas realizar pelo responsável do setor faz com que a equipe se una e conheça. Além disso, quando os colaboradores estão felizes com o seu trabalho, isso acaba refletindo no clima entre os colegas. 

#Dica do Dia

endomarketing assustado

Tem um site que uso de inspiração para entender mais sobre endomarketing e também busco referências para as campanhas, é esse: https://endomarketing.tv/

Vale muito a pena acessar, os materiais são gratuitos e tem diversas peças para você usar ou ter como fundamento nas campanhas que for produzir.

Além disso, quando for criar as peças lembre-se de ser dinâmico, elas precisam chamar atenção do colaborador. Não adianta fazer uma peça padrão e sair replicando para todas as outras campanhas, pois não será nada atrativo e a pessoa passará pelo cartaz sem ler.

Por hoje é isso… entendeu um pouco mais sobre endomarketing? Que tal propor isso na sua empresa?

Se precisar de ajuda ou ficou alguma dúvida pode contar comigo!

Até mais ;* 

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