Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Entenda Tudo Sobre Edição de Fotos no Instagram

Por 20 de junho de 2017Dicas e Tutoriais, Fotografia
topo instagram
Próximo Post
Post Anterior

Com mais qualidade e profissionalismo, seus cliques ficarão incríveis depois dessas dicas para edição de fotos no Instagram. Abandone de uma vez por todas os práticos filtros, crie seus próprios estilos e impressione seus seguidores.

Não é novidade que o Instagram é o aplicativo de compartilhamento de fotos mais popular do mundo, ganhando mais usuários a cada dia, já passa dos 35 milhões só no Brasil (dados revelados pelo próprio Instagram em dezembro de 2016). O fato é, seja para uso profissional ou pessoal, destaca-se no Instagram quem tem mais criatividade. Então chega de blá blá blá e vamos às dicas.

Primeiro quero dar 5 dicas básicas para o momento do clique, que muitas vezes deixamos passar despercebido e fazem toda a diferença.

  1. Sempre verifique se não há marcas de gordura nos vidros que protegem as lentes da câmera;
  2. Prefira cenas bem iluminadas e sempre que possível não use o flash;
  3. Segure o celular firme com as duas mãos para evitar a indesejada tremida e perda de foco;
  4. Não use o zoom digital da câmera. Ao invés disso corte e amplie a foto durante a edição.
  5. O formato paisagem (horizontal) é quase sempre a melhor opção.

Chegou a hora, clique no botão Editar ao lado de Filtros e vamos como Jack: por partes.

Lux

Este efeito é o único que não fica localizado na barra inferior de edição do Instagram e sim no topo do aplicativo, com um ícone que lembra um sol(zinho). Com ele é possível alargar o alcance dinâmico da sua foto, ou seja, a razão entre o ponto mais claro e o mais escuro da imagem, simulando o HDR (High Dynamic Range). O resultado é uma imagem mais precisa, desde os pontos iluminados até as áreas mais sombreadas.


Estrutura

Deixe suas fotos ainda mais realistas, aumentando a profundidade de foco e realçando cada detalhe, mas cuidado, o uso exagerado pode deixar a imagem um tanto quanto artificial.


Ajustes

Às vezes na hora do clique não dá tempo pra enquadrar certinho e a foto fica meio torta ou fora de posição. Em AJUSTES é possível reposicionar a foto dentro do corte, dar um zoom, rotacioná-la e até fazer pequenos ajustes de perspectivas.


Brilho e Contraste

São ajustes básicos, mas que podem solucionar aquelas fotos que ficaram um pouco acinzentadas ou opacas, devido a falta do balanço correto no branco. O BRILHO serve para regular a intensidade da luz que incide sobre na foto e o CONTRASTE ajusta a diferença entre os pontos claros e os pontos escuros, ou seja, o que é claro fica mais claro e o que é escuro fica mais escuro.


Temperatura e Saturação

A TEMPERATURA da foto é definida pela aparência azulada ou avermelhada, onde os valores negativos “esfriam” e os positivos “aquecem”. Imagine que você quer deixar aquela foto na praia um pouco mais calorosa (mais vermelho) ou aquela do encontro com os amigos um pouco mais calma e relax (mais azul). Já a SATURAÇÃO é a intensidade de todas as cores, onde você pode deixar a imagem com uma cara mais envelhecida, em preto e branco ou com cores super vivas. Aqui também vale o bom senso para não deixar muito artificial.


Realce e Sombras

Aqui é possível regular separadamente a intensidade dos pontos iluminados (claros), ajustando o REALCE e dos pontos sombreados (escuros), ajustando as SOMBRAS. Deixando-os mais ou menos acentuados.


Vinheta

Efeito esfumaçado nas bordas da sua foto. Ideal para destacar ainda mais o que está no centro e criar um efeito muito interessante.


Tilt Shift

Destaque pontos específicos da sua foto, direcionando o foco e embaçando levemente o restante. Não é muito preciso mas dá pra criar efeitos de profundidade em suas imagens.


Nitidez

Eleve a NITIDEZ de suas fotos, deixando os pontos brilhosos com mais brilho ainda. Ideal para realçar olhos, cabelos, alimentos e outras fotos com grande riqueza de detalhes. Cuidado para não usar em excesso que pode prejudicar a qualidade da imagem.


Esmaecer

Usado para dar um tom envelhecido ou desbotado na imagem.


Cor

Sem muita aplicação prática, esse efeito serve para aplicar um filtro de cor nos pontos escuros da foto (sombras) ou nos pontos claros (realce). 

 

É isso gente, espero que tenha ajudado vocês com essas dicas e, se quiserem, dêem uma conferida lá no meu Insta @jaidermorais 🙂

Deixo de presente para vocês esses 2 exemplos de edição que eu fiz e caso tenha gostado do artigo, compartilhe com seus amigos.

Ainda não tem Instagram? Seguem os links do download para o seu dispositivo.

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.