Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

A importância do feedback

Por 11 de março de 2020Design, Dicas e Tutoriais
Próximo Post
Post Anterior

A importância do feedback, ou o famoso e conhecido retorno, como prática principal dentro de um negócio, projeto ou uma grande corporação.

Neste artigo falaremos sobre a importância do feedback. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, feedback, nada mais é do que retorno.

O termo em inglês foi incorporado às metodologias de comunicação eficazes dentro das empresas e depois caiu nas graças do linguajar popular e sociedade em geral. Ele diz respeito a uma alimentação de retornos para solicitações realizadas e projetos a serem concluídos.

A aplicação do feedback como prática dentro de um negócio, projeto ou uma grande corporação é essencial para que os idealizadores de um projeto estejam cientes sobre tudo o que acontece. Sendo assim, podem tomar decisões para que o mesmo seja cumprido dentro do prazo idealizado inicialmente no planejamento.

Se eu pudesse te dar um conselho sobre a vida, eu diria: entenda a importância do feedback.

importancia-feedback

É certo de que um feedback pode ser dado de diversas formas. Utilizar o feedback para medir o desempenho de uma tarefa dentro de uma empresa e até mesmo em outros âmbitos da vida é fundamental. Lembre-se sempre que o seu principal objetivo é melhorar a qualidade e lidar com os prazos e evidenciar a melhoria de todas as tarefas.

E por mais incrível que pareça, dar um feedback não é tão simples como deveria ser. Muitas vezes por uma demanda alta, falta de organização e até mesmo esquecimento, boa parte das pessoas não oferecem o retorno que deveriam. Esta atitude impacta diretamente no andamento de um projeto e, em muitos casos, causam uma perda considerável até mesmo de dinheiro dentro de um negócio.

Muito se engana quem imagina que o feedback só deve ser dado de forma verticalizada, ou seja, do subordinado para o gestor. O feedback deve envolver todos. Em muitos casos que acompanhei de perto, ele é quem ajuda a tirar a pedra do caminho, ou seja, tudo aquilo que atrapalha o andamento da atividade.

Vamos à um exemplo:

É solicitado a você um determinada job. Você é designer e cria uma identidade visual para um cliente. Seu prazo é cumprido, mas depende da autorização do seu superior para seguir adiante e isso não acontece por algum motivo. O seu superior precisa te dar um retorno, inclusive de forma documental, qual é o motivo do atraso. Todos precisam estar amplamente envolvidos.

importancia-feedback-positivo

Feedback Positivo

É evidente que todos, ao concluir e entregar uma tarefa, aguarda um retorno positivo por parte do seu superior. Um feedback positivo não é apenas dizer que a tarefa está completa ou está bacana. Faz parte do retorno positivo incentivar, analisar, observar a trajetória do colaborador. O seu colaborador e/ou parceiro se sentirá motivado e se empenhará cada vez mais.

Implementar a cultura de feedback positivo na empresa e contribuir para tornar seus funcionários mais eficazes trará ótimos resultados. E por se tratar de positividade, não há problema algum ser realizado em público. Isso incentivará os demais a se dedicar cada vez também em suas funções, utilizando todas as ferramentas para este sucesso.

Afinal, cá pra nós, todos adoram ser reconhecidos em seus trabalhos. Muitas trocas de emprego são realizadas não pelo fator salário, e sim, por falta de reconhecimento.

importancia-feedback-negativo

Feedback Negativo

Seja bem-vindo ao tipo de feedback que ninguém gosta geralmente. Ter algo negativo, seja este de qualquer forma, nunca é bom. Imagine você todo empolgado e ao abrir sua caixa de e-mails, recebe um retorno negativo logo pela manhã…?!

Mas, posso falar? Apesar de teoricamente não ser bem visto por todos, o feedback negativo também é fundamental para o andamento do projeto.

Ele evidencia todos os pontos que necessitam de uma atenção especial, nos informa onde podemos e precisamos melhorar e o que pode levar ao baixo desempenho de uma operação.

O feedback negativo é extremamente eficaz no que fiz respeito a sincronizar um melhor alinhamento, no sentido colaborador e instituição, pois suas deficiências são identificadas e todos os envolvidos podem opinar para a melhoria constante do projeto em questão.

E, obviamente, por se tratar de um feedback negativo, é preciso que haja um tom de elegância ao leva-lo adiante, para que não deixe constrangido àquele que o recebe. Informe de uma forma que se faça entender a real importância deste tipo de feedback.

importancia-feedback-construtivo-finalidade

Feedback Construtivo

Aqui podemos unir os dois tipos de feedback que já tratamos neste artigo.

Se juntarmos todas as informações do feedback positivo, que é aquele que é mais assertivo e que coloca para cima, com os retornos do feedback negativo, cujo qual essencialmente identificamos onde são os pontos a serem acertados, conseguimos enxergar de forma mais eficaz o caminho mais rápido para o sucesso.

Assim, podemos contribuir para a melhoria constante dos processos e metodologias de trabalho da equipe.

Papinho sério sobre feedback

Quando falamos sobre feedback é primordial que se entenda que nem sempre a resposta e o retorno serão da forma que você espera. Seja para receber ou dar um feedback sobre qualquer coisa, é preciso que o receba ou repasse de uma forma inteligente.

Alguns ao passar um feedback, parece que estão corrigindo uma criança que acabara de fazer uma travessura. Pense bem numa forma cordial de passar o feedback para que não pareça uma bronca. Se seu perfil é de uma pessoa mais direta, seja duro, mas não seja grosseiro ou arrogante.

Por outro também quem o recebe precisa de uma maturidade profissional e inteligência emocional. Não é porque seu retorno está sendo negativo que você está sendo tratado como uma criança. Tenha sabedoria para que recebê-lo, se necessário questioná-lo, e seguir em frente para uma melhoria de sua atividade. O importante é ser feliz na sua atividade, sempre.

No vídeo abaixo podemos entender um pouco mais sobre a importância do feedback:

Ah! Se eu pudesse te dar um conselho sobre a vida, eu diria: entenda a importância do feedback e pratique-a.

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.